segunda-feira, 14 de novembro de 2016

VEM AI.... DIA 22 DE NOVEMBRO, A PARTIR DAS 8:00 HORAS DA MANHÃ

Panfleto de divulgação de resultados e agradecimento aos pais dos estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva. JUNTOS SOMOS MAIS.



HOMENAGEM AOS ESTUDANTES DESTAQUE DO SAEPE 2015

Uma sexta-feira (11/11) diferente para os estudantes do 1º ano A e 1º ano B da Escola Tomé Francisco da Silva que foram recebidos pela equipe gestora da instituição com uma homenagem pelo resultado alcançado no SAEPE e IDEB 2015: os concluintes do 9º ano A e 9º ano B conseguiram elevar a nota para 6.6 e 6.25 respectivamente. Um excelente resultado que faz a escola Tomé Francisco superar as metas propostas para 2021, atingindo o nível de proficiência desejável em Língua Portuguesa e Matemática, um alto Padrão de Desempenho.
A homenagem aconteceu no pátio. Na programação, uma retrospectiva das ações de 2015, com as fotografias nos aulões, reforço, projetos, feira do conhecimento e outros. O gestor Ivan, a gestora adjunta Rosineide e a educadora de apoio Josilene entregaram o BOLETIM individual do SAEPE e parabenizaram as turmas, incentivando o sucesso na continuação da trajetória estudantil no Ensino Médio. Um lanche especial (com bolo e refrigerante) motivou ainda mais as turmas que aplaudiram e agradeceram pela merecida homenagem.

O SAEPE é o Sistema de Avaliação de Pernambuco. A Secretaria de Educação juntamente com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação de Educação (CAEd), aplica provas padronizadas para turmas concluintes ( 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio). 







COMUNIDADE ESCOLAR REUNIDA EM BUSCA DE BONS RESULTADOS FINAIS

          Neste dia 10 (quinta-feira), a equipe gestora da escola realizou, ao longo do dia, duas reuniões com diferentes segmentos da comunidade escolar para avaliar o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio e colher propostas de intervenção viáveis para reverter resultados finais detectados em monitoramento realizado pela própria escola e pela Secretaria de Educação.
  Pela manhã, foi a vez do corpo docente. Uma pauta recheada de ações foi trabalhada com o objetivo de verificar as possíveis causas do baixo desempenho de alunos e turmas, com base na tabela macro, sintetizada pela Secretaria de Educação. Um vídeo motivador e um texto reflexivo sobre autoestima e desejo de mudança foi exibido pela coordenação e uma reflexão em torno de quais ações ainda podem ser realizadas para reduzir o índice de reprovação. Em grupos, os professores propuseram algumas atividades possíveis de realizar no breve espaço de tempo que ainda temos. No segundo momento da reunião, a gestão orientou sobre a reunião de pais que aconteceria no período da tarde.

À tarde, cerca de 500 pais e responsáveis pelos alunos foram recebidos na escola para a socialização de resultados bimestrais através da entrega de boletins e de plantão pedagógico, no qual os professores atenderam individualmente pais que tinham dúvidas sobre algum dos resultados recebidos. As famílias foram alertadas quanto à urgência em melhorar resultados, devido à proximidade do término do ano letivo.
O gestor Ivan Nunes deu as boas-vindas aos pais e mães dos alunos com a apresentação de um folheto de divulgação dos resultados do SAEPE e IDEB com premiações recebidas pela escola, no qual consta uma mensagem de agradecimento pela participação dos mesmos em reuniões e em todos os momentos que são chamados à escola. A parceria com os pais é um ponto forte no projeto político-pedagógico da escola.
Através de uma conversa conscientizadora, o diretor falou sobre necessidade de reforçar os estudos, de impor mais limites, de incentivar os filhos que estão desmotivados com o próprio desempenho para reverter a situação.
Com as turmas concluintes, 9º ano e 3º ano do ensino Médio foram passadas informações sobre formaturas, documentação escolar, término das aulas, entre outras específicas para estas turmas. 



GINCANA: um bom jeito de revisar matemática no 5º ano

As atividades que envolvem disputa ou desafio são sucessos garantidos na colheita de bons resultados no ensino da matemática. Nessa perspectiva, o secretário Diego Kennedy com o apoio da analista educacional Jakeline Fernandes e educadora de apoio Josilene Quidute, mobilizaram a turma do Reforço amigo e prepararam uma Gincana para verificar se os alunos possuem habilidades na identificação de informações quantitativas, espaciais e de cálculo, dentre outras, as quais caracterizam sua proficiência na resolução de problemas em contextos próximos e rotineiras na vida deles. As atividades além de estimular o raciocínio e a concentração, ajudam a compreender regras importantes na escola e na vida.

A Gincana foi realizada na sexta-feira, dia 11/11, e participaram 39 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da professora Mônica Fernandes. A ação faz parte da preparação para a avaliação do SAEPE que acontecerá no dia 30 de novembro.