quarta-feira, 23 de setembro de 2015

ALUNOS DO 3º ANO PARTICIPAM DE RODA DE LEITURA SOBRE ATUALIDADES.

O ENEM está chegando e os alunos do 3º ano da Escola Tomé Francisco estão em ritmo de preparação para o exame que poderá mudar suas vidas.
Porém, a prova não é nada fácil, por isso a equipe gestora e pedagógica da Tomé traçaram um plano de ação para auxiliar os jovens estudantes a saírem-se bem nesta etapa de seus estudos. Aulões, reforço, atividades complementares em sala de aula e a ação mais recente: um projeto de leitura sobre temas da atualidade. O projeto “Doce alimentação Temática: um cardápio de atualidades” reúne atividades de leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de tornar o aluno capaz de argumentar diante dos fatos, demonstrando uma visão crítica, com base nas leituras realizadas.
Na manhã da sexta-feira, 18/09, as professoras Rosineide Alves e Juliette Henrique organizaram uma roda de leitura sobre o tema: liberdade de expressão tem limites? Na ocasião, os alunos leram vários textos de revistas e jornais sobre o tema, assim como interpretaram imagens que mostravam vários pontos de vista diante do tema. Foram discutidos fatos da atualidade que envolve o tema, dividindo opiniões entre os alunos.
Em grupos, os alunos leram 07 textos diferentes que trataram sobre censura, liberdade de imprensa, mídia tendenciosa, direito à informação...

Ao final das discussões uma proposta de redação sobre o referido tema foi apresentada aos alunos: Liberdade de expressão tem limites? Os textos servirão de diagnóstico das dificuldades dos alunos. Um aulão de redação será promovido pela escola, em outubro, para ajudar os estudantes a desenvolverem suas habilidades.