quarta-feira, 19 de abril de 2017

III edição do concurso Água: VENCEDORES DA CATEGORIA VÍDEO – Fase escolar.

O concurso é uma parceria com a Compesa e o Shopping RioMar Recife e tem como objetivo estimular as boas práticas e apresentar as propostas dos estudantes sobre o uso sustentável e racional da água em Pernambuco.
Na Escola Tomé Francisco foi selecionado 04 vídeos, na fase escolar:

·         Como melhorar a captação de água na escola – Renale, Ruanna, Beatriz Leilane – estudantes do 9º ano A.
·         O perigo do consumo de água contaminada – Anne Beatriz, Yohana e Caio Medeiros – estudantes do 9º ano A.
·         Da nascente a nossas mãos – Ana Carolina, Ayron, Ana Cecília – estudantes do 8º ano A.
·         A escassez e a falta de tratamento de água no distrito de Lagoa da Cruz – Caio Henrique, Everton e Ruan – estudantes do 8º ano A.










III edição do concurso Água: VENCEDORES DA CATEGORIA DESENHO – Fase escolar.

Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Para celebrar a data, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) em parceria com o Shopping RioMar e com a Compesa realiza a  terceira edição do concurso “Água: Juntos Vamos Preservar - Ano III”, destinado aos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas estaduais. 
O objetivo do concurso é estimular as boas práticas e apresentar as propostas dos estudantes sobre o uso sustentável e racional da água em Pernambuco. Na escola Tomé Francisco da Silva, na fase escolar, foi selecionado na categoria desenho:

VENCEDORES – DESENHO - FASE ESCOLAR:
4º ano: Matheus, Maylla, Kayky, Dayse, Heloíse.

5º ano: Valesca, Lucas, Layane, Maria Fernanda, Ellen Vitória, Ana Beatriz.



O sonho do Intercâmbio chega para mais 05 estudantes da Tomé

A Secretaria de Educação do Estado (SEE), por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM), divulgou nesta segunda – feira (17) a lista dos estudantes pré-classificados do PGM 2017.  Na lista, o nome de 05 estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva, um orgulho para todo colegiado. Parabéns!


ALUNOS E PROFESSORES PRESENTEADOS COM MIMOS DE PÁSCOA

Na terça-feira, 11 de abril, todos os estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva receberam um mimo de páscoa (pirulito de chocolate) patrocinado pela equipe de educadores da instituição. O coelho fez a alegria da criançada, como também dos professores que se surpreenderam com o presente do ovo de páscoa.

Para o gestor Ivan, essas ações ajudam a motivar o colegiado escolar na sua missão diária. Um reconhecimento merecido. Os mimos foram acompanhados de uma mensagem com o verdadeiro significado da páscoa.




SAEPE NA TOMÉ: MAIS UM ANO DE HOMENAGEM

            No dia 31 de março, a GRE do sertão do alto Pajeú, realizou um Colegiado de Gestores Escolares com diversos objetivos, entre eles, refletir sobre os Resultados das escolas no Cenário da GRESAP, em relação à Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no SAEPE 2016.
            A escola Tomé Francisco em todas as edições do SAEPE conquistou destaque na Educação do Pajeú e no estado de Pernambuco. Em 2016, no Cenário da GRE, recebeu 05 merecidas homenagens:
·         Pelo 1º lugar na Proficiência de Matemática – Ensino Fundamental
·         Pelo 2º lugar na Proficiência de Língua Portuguesa – Ensino Fundamental
·         Pelo 2º lugar na Proficiência de Matemática – Ensino Médio
·         Pelo 2º lugar na Proficiência de Língua Portuguesa – Ensino Médio
·         Pelo crescimento na Proficiência de Matemática – Ensino Médio










Discutindo os resultados do teste diagnóstico proposto pela GRE

Os técnicos da unidade de formação da GRE Afogados elaboraram um teste diagnóstico de Língua portuguesa e matemática, contemplando todas as turmas do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1º ao 3º ano).
Na Escola Tomé Francisco da Silva, a equipe gestora e pedagógica promoveram encontros com os professores para que pudessem dialogar e agir para melhorar a qualidade do ensino. Para que essa mudança aconteça, é preciso saber transformar os números das provas em ações, por isso, com base nos números apresentados, a equipe elabora um plano de ação para que os desejos de melhoria se materializem na garantia da formação continuada, no atendimento adequado de alunos em sala, na oferta de reforço, no diálogo com as famílias e com os alunos, sempre priorizando as turmas e descritores críticos.