sexta-feira, 14 de agosto de 2015

PROFESSORES DA TOMÉ PARTICIPAM DE FORMAÇÃO PROMOVIDA POR EQUIPE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.

A formação faz parte do apoio dado pela Secretaria de Educação às escolas que participarão do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Na última quinta-feira (13/08), os professores de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Médio participaram de uma formação em serviço promovida por uma equipe da Secretaria de Educação de Pernambuco e da GRE do Sertão do alto Pajeú, formação que objetiva a melhoria dos índices educacionais das turmas do 9º ano e 3º ano do Ensino Médio. O encontro realizou-se na própria escola.
A formação de Matemática foi ministrada pelo professor de Matemática Edvaldo Braz do Nascimento (da GPEM - Sec. De Educação) e Eliana Nogueira (da GRE) e teve a participação das professoras da escola Edinete Cipriano e Bom conselho Silva. Língua Portuguesa teve como formador o professor Cléber Gonçalves, integrante da GPEM (Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio), acompanhado pela professora Selma Torres, também, da GPEM. Participaram do encontro as professoras da escola: Rosilene Leonardo, Socorro Souza, Juliette Henrique, Silene Carlos, Jaciara Santos e Rosineide Alves.
Os conteúdos e metodologia utilizados na formação foram relevantes para a compreensão dos descritores do SAEPE e foram trabalhados com foco na integralização de conteúdos, cobrada no ENEM, no SAEPE, no SAEB e na Proposta Curricular do estado de Pernambuco, pela qual se regem as aulas ministradas no cotidiano da escola. Os professores gostaram bastante da forma como os conteúdos foram abordados, pois foi bastante esclarecedora com relação à abordagem integral e interdisciplinar do currículo.

Esperamos ansiosos o próximo encontro,  que acontecerá no 4º bimestre e agradecemos o empenho dos professores formadores em fazer um bom trabalho e motivar a equipe de professores. 




1º AULÃO 2015: MAIS UMA AÇÃO DE COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS DO 9º ANO e 3º ANO DO ENSINO MÉDIO.


Na última quarta-feira (12/08), a equipe pedagógica, a gestão e os professores da Escola Tomé Francisco promoveram o primeiro aulão 2015 para os concluintes do Ensino Fundamental e Médio. A ação faz parte de um projeto maior de complementação de estudos e jornada ampliada, de iniciativa da própria escola, com vistas à melhoria dos resultados do ENEM e SAEPE. Desde o começo do ano, os alunos estão sendo atendidos com o Reforço Escolar, um dia por semana, no contraturno e realizando atividades complementares em sala de aula, no horário regular.
Neste primeiro aulão, foram contempladas as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo as aulas ministradas pelas professoras Socorro Souza, Jaciara Santos e Juliette Henrique (Português); Edinete Cipriano, Bom Conselho Silva e Iranete Lúcio (Matemática). Atividades de leitura, interpretação, análise linguística e raciocínio lógico foram realizadas, com base nos descritores do SAEPE e competências e habilidades do ENEM.
Além da aula propriamente data, os alunos participaram também de uma aula inaugural ministrada pelas técnicas Miriam e Patrícia Roberta, integrantes da UDE (Unidade de Ensino) da GRE do Sertão do Alto Pajeú. Elas proferiram uma palestra, motivando os alunos para o compromisso com as avaliações externas e esclarecendo como acontece a utilização destes resultados em benefício da educação pública.
Para que o aulão acontecesse foi montada uma estrutura com lanche, almoço, espaço físico, na qual todos os funcionários da escola deram apoio, prestando um relevante serviço.
Agradecemos a todos que contribuíram para que a ação acontecesse e aos alunos pelo empenho em comparecer e participar efetivamente do aulão. À equipe da GRE agradecemos o apoio constante dado a esta escola e esperamos novas parcerias.
Para o 3º ano já havia sido promovido um aulão com a equipe do Cursinho LOGOS, da cidade de Serra Talhada, um projeto social desenvolvido pela empresa. Estão previstos mais dois aulões e outras ações de complementação de estudos, como o projeto “Doce alimentação Temática” que contemplará as atualidades. Outras disciplinas serão incluídas no aulão do 3º ano, com base nas áreas do conhecimento.

É importante que todos se conscientizem que ações como esta contribuem para a melhoria dos resultados, por necessitam ser continuadas e ampliadas. Com garra e determinação, a escola vai trilhando um caminho de uma educação de qualidade que faz parte da sua missão. 

DIA DO ESTUDANTE: UMA HOMENAGEM AOS ALUNOS QUE SE DESTACARAM NO I SEMESTRE SE 2015.

 Estude, batalhe, confie em você, ganhe a sua independência sem precisar de ninguém você vai ver que suas escolhas vão ser sensacionais!


A escola Tomé Francisco da Silva certifica, na comemoração do dia do estudante ( 11/08/2015) os estudantes que  mais se destacaram em cada série no 1º semestre, das turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Sabemos não é obrigatório atingirmos a perfeição, mas acreditamos que todos vocês são capazes de tirar boas notas e doar-se ao máximo em busca do melhor. Por isso, entendemos que essa homenagem é muito merecida e que ela sirva de estímulo aos demais para que também busquem sua realização através dos estudos. Os critérios para seleção dos alunos foram às notas em todas as disciplinas. Confira a relação dos 02 estudantes de cada turma que obtiveram as melhores notas:
ENSINO FUNDAMENTAL II

6º ano A
José Ayron Marçal
Vitória Rodrigues Florentino
7º ano A
Laura Cardoso Oliveira
Renata de Sousa Lima
7º ano B
Sara Beatriz F. Almeida
Thayrla Verônica Rodrigues
8º ano A
Leandro Ferreira da Luz
Maria Eduarda Diniz
ano B
Bruna Florentino Diniz
Maria Isabela Ramos Santana
9º ano A
Liohana Maria Bezerra
Gabriel Felipe S. Fernandes
9º ano B
Larissa Ribeiro da Silva
Igor Ramon de Carvalho Ferraz

ENSINO MÉDIO
1º EM A
Gabriel Victor Gomes da Silva
Flávia Lira Lopes Florentino
1º EM B
Kátia Viviane de Andrade Caboclo
Vinícius Onorato Carvalho
2º EM A
Maria Gabriele Andrade Medeiros
Wanúbia Antas de Morais
2º EM B
Letícia Cândido Mariz
Érica Michele da Silva Maia
2º EM C
Clécia Rayane Pereira
Geovana Alves Paulino
3º EM A
João Elias Barbosa Alexandre
João Marçal Medeiros de Sousa
3º EM B
Valéria Cândido Leite
Marcos Ramon Bezerra dos Santos
3º EM C
Jenifer Laís Herculano da Silva
Hilma Fernandes Bernardino Ribeiro


Quadrilha Junina Renascer anima a festa do dia do estudante na Tomé.

                 A quadrilha estilizada Junina Renascer, da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, foi uma das atrações na programação do Dia do Estudante na Escola Tomé Francisco da Silva, comemorado na  terça-feira (11/08) com um grande evento.A quadrilha que é coordenada pelo jovem secretário de cultura de Juru, José Carlos, vem se destacando por onde passa e mais uma vez fez  uma grande apresentação com a exibição do espetáculo “Ariano Suassuna em sua última missão”.
                  Os organizadores da festa agradecem a participação da apresentação cultural e reconhece o empenho de seus integrantes em continuar disseminando as nossas origens com tamanho espetáculo.