terça-feira, 3 de setembro de 2013

IV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Estudantes cidadãos unem forças em defesa do meio ambiente promovendo a sustentabilidade na Escola Tomé Francisco da Silva

Vivenciamos recentemente a IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, foram momentos de grande reflexão onde os alunos puderam elaborar seus planos de ação, no dia 21 de agosto, em horário integral, explorando os subtemas por série: terra, água, ar e fogo, socializando os mesmos no evento conhecido como Conferência na Escola, no dia 30 de agosto do ano em curso, cujo tema geral foi: Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis.
A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.
A IV CNIJMA insere-se no contexto pós-Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e a escola está sendo convocada a enfrentar um duplo desafio: educar para a sustentabilidade ao mesmo tempo em que se transforma em um espaço educador sustentável. Esses desafios repercutem na sociedade, demonstrando que é possível construirmos espaços de referência que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente, diminuindo o impacto causado pela ação humana
A participação dos alunos na conferência do meio ambiente apresenta nítidas evidências do favorecimento de um aprendizado significativo, uma vez que o aluno entende melhor o que está sendo ensinado, observa a sua comunidade e procura pensar em alternativas para seus problemas, defendendo e argumentando suas ideias, além de ouvir e respeitar as de seus colegas.
A degradação do meio ambiente é um problema de interesse global e nos surpreendemos com as sugestões apresentadas pelos alunos, mostrando sempre que as atitudes simples de cada um não é algo desprezível, pois a soma de todas elas é que faz a diferença.
Ficamos muito satisfeitos com o resultado desta conferência, pois pudemos sentir o envolvimento dos nossos alunos com a questão ambiental e percebemos que esta é também uma causa pela qual eles querem lutar.
Anunciamos também que o plano de ação escolhido na conferência foi o do 8º Ano com o subtema: Terra na escola sustentável.




CRIANÇAS DA TOMÉ CLASSIFICADAS NO CONCURSO ARTE- LIVRE – FASE ESCOLAR.

                 O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente abre  inscrições para a 5ª edição do Concurso Arte-Livre. As Crianças do II ciclo do Ensino Fundamental da Escola Tomé Francisco da Silva  das professoras Mônica Fernandes, Jaciara Pedro e Adriana Medeiros, aprenderam a importância e a forma de proteger crianças e adolescentes em grandes eventos como, a copa das confederações, as olimpíadas, as festas populares e religiosas, os shows, entre outros. Cientes de que é papel da família, do governo e da sociedade lutar pelos direitos estabecidos no ECA, as crianças produziram desenhos em consonância com o tema DA 8ª EDIÇÃO DO CONCURSO ARTE – LIVRE,   “A proteção de crianças e adolescentes nos grandes eventos” o concurso tem objetivo de ampliar a discussão sobre os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, através da manifestação artística e cultural de crianças e adolescentes.
   Os alunos classificados na fase escolar concorrerão a prêmios na fase Estadual. Na lista dos classificados na fase escolar  estão : Caio Henrique Quidute, Ana Ester, João Gabriel, Joaquinelmo Júnior, Maria Aparecida Marques, Anne Mikaelly, Verônica Rodrigues,Pedro Henrico, Everton Lucas, Caio Medeiros. O Concurso selecionará 12 trabalhos produzidos por crianças e adolescentes.  Cada vencedor receberá um notebook e um kit de literatura infanto-juvenil, além de ter o trabalho publicado em uma agenda que circulará em 2014.

             A Escola Tomé Francisco faz história nesta competição, pois já registra dois alunos vencedores no concurso Arte-Livre. João Marçal na categoria desenho e Liohana na categoria texto. A  Premiação dos vencedores(as) do Concurso Arte-Livre de 2013 ocorrerá em outubro na (Semana da Criança).