sábado, 22 de dezembro de 2012

LUXO, REQUINTE, EMOÇÃO, BELEZA E MUITA ALEGRIA MARCARAM A SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


                            Na tarde desta sexta-feira 21 de dezembro, às 16 horas, a beleza e o encanto tomou conta da quadra da escola. Com uma ornamentação deslumbrante, com flores naturais, a quadra ganhou ainda mais charme ao receber crianças lindas, todas com beca e capelo e roupas adequadas à solenidade. Acompanhadas dos familiares, 62 crianças participarem de um momento inesquecível em suas vidas. O coral coordenado pela técnica educacional Cláudia ajudou nas homenagens que foram feitas aos pais, professores, escola e aos estudantes que oram concluíam o 5º ano do Ensino fundamental.
                       A solenidade foi ministrada pelo gestor Ivan e a composição da mesa foi feita pelos homenageados da turma: Valdir Lopes, Simoneide, Nádja, Silvino e Estelita. As professoras das turmas: Silene Carlos, Cassandra Lopes e Mônica Fernandes. Integrantes da equipe gestora: Maria do Bom Conselho Fernandes, Josilene Quidute, Rosineide Alves, Socorro Santos e Ivan Nunes. As oradoras Clara, Tahamily, Laura e Islânia emocionaram o público com palavras simples mais muito verdadeiras. O momento mais bonito foi quando cada concluinte saiu para entregar uma rosa aos seus pais ao som da música “Ainda bem que do meu lado tem você’”. Lágrimas foram arrancadas de filhos e pais, uma grande emoção tomou conta do público presente.
                 Todas as pessoas que discursaram mencionaram a conquista do Prêmio Referência Brasil e parabenizaram o gestor Ivan Nunes e a equipe da Escola Tomé Francisco pelo trabalho de excelência que vem desenvolvendo e pela educação de qualidade ofertada, principalmente nas séries iniciais que em 2012 atingiu o IDEB 7,00 alcançando uma posição de destaque no cenário educacional Brasileiro. Ivan agradeceu todos os elogios e a votação que obteve na eleição para gestor, onde conseguiu 92% de aprovação com grande maioria em todos os segmentos: pais, alunos e funcionários. Ivan ainda fez uma bela e merecida homenagem à educadora de apoio das séries iniciais Josilene Quidute Nunes, reconhecendo o trabalho eficiente que vem sendo desenvolvido por ela na coordenação da equipe de professores do Programa Alfabetizar com Sucesso.
         Após a solenidade houve um coquetel e os alunos, professores, familiares, funcionários e equipe gestora puderam se confraternizar e registrar mais um evento de sucesso promovido na Escola Tomé Francisco da Silva.





FESTA EM COMEMORAÇÃO A CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL FOI UM SUCESSO.


                Brindar a conquista educacional entre amigos, familiares e professores já virou tradição para os estudantes concluintes do ensino Fundamental da Escola Tomé Francisco da Silva. O evento, uma festa organizada pelos padrinhos da turma tem data marcada no calendário da instituição que soma o terceiro ano de realização.
           Em 2012, a festa foi coordenada pela patronesse Kely Felix, o padrinho Ivan Nunes e a homenageada Josilene Quidute, e aconteceu no dia 18 de dezembro. Contou com uma excelente organização: ornamentação, cantinho de fotos, DJ e badalada, bolo, lembrancinhas, lanche, refrigerante, seguranças e muita animação de cerca de 400 pessoas, pois cada concluinte teve direito a trazer 03 convidados. Alguns pais e professores marcaram presença apoiando e valorizando o esforço de cada concluinte.
      A realização desse evento só é possível devido o empenho das turmas em angariar recursos financeiros para este fim e ainda de alguns patrocínios como a doação da Vereadora Socorrinha e do pai Robson.
    Para Ivan, gestor da escola e padrinho das turmas, a festa é uma forma de motivar os alunos para aprendizagem, além de valorizar o esforço deles nesses anos de estudos ao longo do ensino Fundamental, pois na Tomé Francisco procuramos criar a escola idealizada por Paulo Freire no seu poema que diz:
       Escola é
 ... O lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente
Gente que trabalha que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

(Paulo Freire)