terça-feira, 28 de agosto de 2018

GESTORES DA TOMÉ PARTICIPAM DO PROGEPE


                Os gestores da Escola Tomé Francisco da Silva, Ivan José Nunes Francisco e Josilene Quidute Nunes participaram do Programa de Formação de Gestores Escolares -PROGEPE- promovido pela Secretaria Executiva de Gestão de Rede – SEGE- e a CEFASPE com o apoio do governo de Pernambuco, realizado no mês de agosto, na turma de Afogados da Ingazeira. O curso de aperfeiçoamento busca qualificar todos os gestores da rede estadual de Pernambuco.
                No total, forma 05 encontros, divididos nos seguintes módulos:
MÓDULO I
GESTÃO ESCOLAR E O DESEMPENHO DA FUNÇÃO DE GESTOR ESCOLAR.
MÓDULO II
GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO.
MÓDULO III
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, SERVIDORES, PROFESSORES, ESTUDANTES, FAMÍLIAS E COMUNIDADE.
MÓDULO IV
RELAÇÕES INTERPESSOAIS COM FOCO NA ADMINISTRAÇÃO DOS CONFLITOS E A MEDIAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE CONVIVÊNCIA.
MÓDULO V
LEGISLAÇÃO ESCOLAR
                O curso contou com os instrutores: Eliana Nogueira Brito Saturnino, Patrícia Roberta Alves Xavier de Almeida, Ana Marckdalva Pires de Moura Vasconcelos, Verônica Sobaral Almeida Amaral e Mascleide Paula de Lima. Na coordenação Cecília Maria Peçanha Esteves Patriota e Neuma Maria Veras Patriota.
                Para Tereza Perez, diretora executiva do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), em São Paulo, bons currículos devem prever o debate sobre o papel da liderança e a discussão de problemas reais: "O trabalho do gestor é transformar a realidade tendo em vista a melhoria da aprendizagem e, para isso, ele precisa saber conduzir bem os processos e mobilizar as pessoas" assim, a formação continuada é essencial, pois um gestor bem formado faz toda a diferença nos resultados da escola e no desempenho dos alunos.




PALANQUINHO DE LEITURA ENCANTA AS CRIANÇAS DO 5º ANO

Na manhã de sexta-feira, 24 de agosto, a Biblioteca Ariano Suassuna, da escola Tomé Francisco da Silva, promoveu o PALANQUINHO DE LEITURA 2018, destinado para as 70 crianças do 5º ano A (professora Adriana) e 5º ano B (professora Mônica). A coordenação da ação foi de Ana Maria e Luís. Na programação música de incentivo à leitura, brincadeiras, leitura no palanquinho e uma apresentação dos alunos do 2º ano da escola Manoel Joaquim de Santana.   
No projeto de leitura da Escola Manoel Joaquim de Santana (escola municipal de Quixaba - PE), o professor Evandi Lopes Barbosa trabalhou o gênero conto. Culminou com uma apresentação teatral da história: "Os Saltimbancos", um belíssimo recital que encantou as crianças e profissionais da Escola Tomé Francisco da Silva, além de abrilhantar o evento.
A equipe gestora da agradece ao professor Evandi, a participação dos pais que acompanharam a apresentação de suas crianças e a diretora Girlene Nunes.