terça-feira, 28 de agosto de 2018

GESTORES DA TOMÉ PARTICIPAM DO PROGEPE


                Os gestores da Escola Tomé Francisco da Silva, Ivan José Nunes Francisco e Josilene Quidute Nunes participaram do Programa de Formação de Gestores Escolares -PROGEPE- promovido pela Secretaria Executiva de Gestão de Rede – SEGE- e a CEFASPE com o apoio do governo de Pernambuco, realizado no mês de agosto, na turma de Afogados da Ingazeira. O curso de aperfeiçoamento busca qualificar todos os gestores da rede estadual de Pernambuco.
                No total, forma 05 encontros, divididos nos seguintes módulos:
MÓDULO I
GESTÃO ESCOLAR E O DESEMPENHO DA FUNÇÃO DE GESTOR ESCOLAR.
MÓDULO II
GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO.
MÓDULO III
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, SERVIDORES, PROFESSORES, ESTUDANTES, FAMÍLIAS E COMUNIDADE.
MÓDULO IV
RELAÇÕES INTERPESSOAIS COM FOCO NA ADMINISTRAÇÃO DOS CONFLITOS E A MEDIAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE CONVIVÊNCIA.
MÓDULO V
LEGISLAÇÃO ESCOLAR
                O curso contou com os instrutores: Eliana Nogueira Brito Saturnino, Patrícia Roberta Alves Xavier de Almeida, Ana Marckdalva Pires de Moura Vasconcelos, Verônica Sobaral Almeida Amaral e Mascleide Paula de Lima. Na coordenação Cecília Maria Peçanha Esteves Patriota e Neuma Maria Veras Patriota.
                Para Tereza Perez, diretora executiva do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), em São Paulo, bons currículos devem prever o debate sobre o papel da liderança e a discussão de problemas reais: "O trabalho do gestor é transformar a realidade tendo em vista a melhoria da aprendizagem e, para isso, ele precisa saber conduzir bem os processos e mobilizar as pessoas" assim, a formação continuada é essencial, pois um gestor bem formado faz toda a diferença nos resultados da escola e no desempenho dos alunos.