domingo, 3 de setembro de 2017

PROFESSORES ESCOLHEM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO PARA 2018

   Momento sempre muito esperado pelos professores, a escolha do livro didático proporciona também uma oportunidade de encontro e formação. Quem não gosta de livro novo?


Durante a semana passada, todos os professores do Ensino Médio, Gestão e Coordenação pedagógica se reuniram, no horário das aulas-atividades, com o objetivo de escolher os livros didáticos que serão utilizado para o triênio 2018-2020.

   Segundo o FNDE, a escolha deverá ser realizada a partir de uma reflexão coletiva entre os professores, com base nas orientações constantes no Guia de Livros Didáticos, disponibilizado após a divulgação do resultado definitivo da avaliação pedagógica pelo Ministério da Educação. Assim foi feito na escola, a partir de uma análise criteriosa, observando-se desde a inovação das editoras e autores até a compatibilidade do livro com a proposta curricular da Secretaria de Educação.
      Assim procedeu-se a escolha de livros de todas as disciplinas , de forma coletiva, a partir das obras bem avaliadas pelo MEC. A utilização do Guia de Resenhas elaborado pelo FNDE foi imprescindível para que os professores decidissem pelas obras mais adequadas à realidade da escola.
        Além do Guia, muitos professores receberam obras de algumas editoras, o que contribuiu para uma melhor análise e facilidade na decisão final.




ESCOLA PROMOVE AULÕES PARA O 9º ANO E ENSINO MÉDIO

 Até agora foram promovidos 04  aulões  para o 3º ano do Ensino Médio E 02 para o 9º ano  com o objetivo de complementar estudos para as avaliações externas: SAEPE, ENEM E SAEB. 


AULÃO DE MATEMÁTICA


  No dia 21/08 foi a vez de Matemática, com a professora de Matemática Maria do Bom Conselho Silva e o Prof. Sebastião. Os alunos tiveram a oportunidade de  fixarem conteúdos importantes para uma melhor compreensão daqueles abordados na série atual. Uma aula expositiva e algumas atividades desenvolvidas em forma de oficinas sobre Função exponencial e logarítmica constituiu o aulão, que aconteceu no horário do PROEMI. 


AULÃO  DE REDAÇÃO

 Em 28/08, as professores de Língua Portuguesa Rosineide Alves, Jaciara Santos, Daniela Justino E Kássia Shizzane ministraram o aulão de Redação com o tema “Vença e convença pela argumentação.  Para compreender melhor o que é TESE e ARGUMENTO, os alunos assistiram a alguns trechos do filme: “Deus não está morto”, analisando a força argumentativa do protagonista para defender a sua tese diante do professor e de seus colegas de turma. Redações nota 10 do ENEM forma lidas e comentadas, dando enfoque ao tipo de conclusão presente nos textos e exigidos pelo ENEM. Após a aula expositiva, os alunos fizeram atividades práticas de produção e identificação da tese e dos argumentos, atendendo tanto descritores do SAEPE, como competências do ENEM.

AULÃO DE MATEMÁTICA PARA 9º ANO 
– FUNDAMENTAL E 3º ENSINO MÉDIO, 
COM A PRESENÇA DO PROFESSOR BRAZ, 
DA GEPEM 

Terça-feira, dia 29/08, a escola recebeu o professor Severino Braz, da GEPEM – Gerência de Políticas para o Ensino Médio, da Secretaria de Educação. O professor trabalhou com os alunos conhecimentos teóricos aliados à prática, contemplando o conteúdo Figuras e Sólidos Geométricos. Em seguida, foram realizada atividades/oficinas, coordenadas juntamente com os professores e professoras de Matemática da própria escola: Sebastião, Edinete, Bom Conselho Silva e Iranete. Os alunos realizaram as tarefas, socializando em seguida com o grande grupo. 



AULÃO DE GEOGRAFIA E QUÍMICA


No dia 30, a professora Bom Conselho Fernandes abordou com os alunos conteúdos do eixo de Cartografia (Coordenadas geográficas e Fusos horários). As atividades tiveram início com uma mensagem motivacional e, em seguida, a professora explicou a relevância dos conteúdos para o ENEM e os demais Vestibulares, assim como no cotidiano das pessoas.
Após uma breve revisão, os estudantes responderam um simulado coletivamente. Durante a atividade, a professora comentava as respostas  para sanar eventuais dúvidas.
No aulão de Química, o professor José Neto abordou com os alunos especificidades da prova do ENEM, trabalhando com questões-modelo para que os alunos se familiarizem e desenvolvam competências inerentes aos conhecimentos de Ciências da natureza.