segunda-feira, 9 de julho de 2018

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: EQUIPE DA TOMÉ APROVA AGENDA DE AÇÕES PARA O III BIMESTRE


O PPP (projeto político-pedagógico) norteia as práticas da escola, abordando a concepção de ensino-aprendizagem e aponta caminhos para ações futuras da equipe e da comunidade escolar. Por ser tão importante, o documento precisa ser construído e revisitado sempre coletivamente, para que todos se sintam parte dele. Na escola Tomé Francisco da Silva, o PPP é um instrumento vivo, revisitado por todos para validação, orientação, reorientação e reflexão das práticas cotidianas da escola.

No início de cada bimestre, uma reunião de análise das ações realizadas e uma discussão das ações que precisam ser realizadas, sempre com foco na aprendizagem dos alunos e no cumprimento das metas estabelecidas para o ano de 2018. Assim, construímos nossa agenda para Julho, agosto e setembro.


PROFESSORES DISCUTEM A IMPORTÂNCIA DA BOA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO NA SALA DE AULA


No dia 03 de julho, os professores da Escola Tomé Francisco da Silva participaram do encontro pedagógico coordenado pela diretora adjunta Josilene Quidute, a coordenadora Josineide Quidute e a analista educacional Jakeline Fernandes, com o tema: Gestão de sala de aula – comunicação/ interação/ desafios de ensinar e aprender.
Os objetivos do encontro foram socializados com todos, logo no início, na apresentação da pauta:
·         Aprimorar a prática pedagógica para que o binômio ensinar-aprender seja prazeroso para quem ensina e para quem aprende;
·         Conhecer técnicas simples de coleta de dados que possibilitem a participação e a aprendizagem efetiva de todos os estudantes, em outras palavras, a inclusão de todas as atividades propostas em classe;
·         Refletir sobre a sua própria prática de ensino e os resultados do processo de ensino e aprendizagem que ocorre em cada sala de aula.
Um dia inteiro de muita aprendizagem e compartilhamento de ideias e práticas pedagógicas. Vários recursos foram utilizados: vídeos, mensagens, dinâmicas, leitura de textos, trabalho em grupo e atividade individual para sistematizar o conhecimento. A equipe avaliou o encontro como excelente, pois proporcionou reflexão sobre a relação teoria e prática na educação diante dos desafios da educação atual.





LANÇAMENTO DO CLUBINHO DA MATEMÁTICA 2018

Os 69 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental conheceram o CLUBINHO DA MATEMÁTICA 2018.  As crianças mostraram-se motivadas para participarem da competição, que tem como objetivo incentivá-las a fazerem algumas atividades extraclasses: individual, em grupos e em dupla para sistematizar a Matriz de Referência específica de Matemática para a realização da avaliação em larga escala do SAEPE. A ideia é envolver todos os professores da escola que se comprometeram em elaborar atividades desafiadoras, corrigi-las e atribuir à nota. Os gestores Ivan Nunes Josilene Quidute explicaram todos os critérios para participação no Clubinho. Os alunos receberam uma pasta com as orientações e a proposta da primeira atividade Uma boa ideia para iniciar uma maratona de atividades diversificadas durante o ano letivo. No total serão 20 atividades desafiadoras.





Ivan participa de Solenidade de premiação do IDEPE

O gestor da Escola Tomé Francisco da Silva participou, na manhã desta quinta-feira (28), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, da cerimônia de divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) do ano de 2017. A solenidade de divulgação do resultado do IDEPE do Estado e sua premiação é um dos eventos mais importantes do calendário da educação pública de Pernambuco e tem como objetivo valorizar o trabalho das escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais no Estado.
A Escola Tomé Francisco conquistou o primeiro lugar nos anos iniciais do Ensino Fundamental (8.70) e o primeiro lugar nos anos finais do Ensino Fundamental (6.86) consagrando-se como a melhor escola pública estadual de Pernambuco nesta modalidade de ensino. No Ensino Médio, a instituição com IDEPE (6.34) conquistou o 5º lugar na GRE do Sertão do Alto Pajeú.a equipe da escola comemorou o resultado, principalmente porque mais uma vez cumpre 100% das suas metas.