terça-feira, 4 de dezembro de 2018

PARABÉNS – ALUNOS CONCLUINTES QUE FIZERAM A PROVA DO SAEPE

Conquista em equipe: participação que transforma e colabora para o sucesso da Escola Tomé Francisco da Silva.




SAEPE 2018: ALUNOS DA TOMÉ MOTIVADOS ANTES DA PROVA


O SAEPE 2018 chega à última etapa: o dia da realização da prova – 28/11. Desde o início do ano, concluintes do Ensino Fundamental (5º e 9º ano) e do 3º ano do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva se empenharam no exame, participando de várias ações de preparação para atingir o sucesso nessa avaliação: reforço, aulão, simulados, projetos, conversa motivacional, entre outros.
Na quarta-feira, dia 28/11, o gestor Ivan preparou um momento especial de recepção dos alunos concluintes, reconhecendo o esforço nos estudos e toda caminhada até chegar à avaliação. Funcionários, docentes e alunos fizeram a diferença no papel de aproveitarem a oportunidade demonstrar a educação de qualidade ofertada na instituição.
                 Desejamos que esse momento de avaliação seja o início de excelentes resultados. Boa prova! Família Tomé Francisco.













CALENDÁRIO DEZEMBRO: DE OLHO NO ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO



TURMAS CONCLUINTES – 9º E 3º EM

AÇÃO
DATA
           Encerramento do ano letivo para os concluintes – PROGRESSÃO PLENA.
10/12
         RECUPERAÇÃO
De 10 a 13/12
        RESULTADO DA RECUPERAÇÃO
17/12
         PROVA ESPECIAL
18 e 19/12
         RESULTADO FINAL
20/12
TURMAS ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

         ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO
13/12
         RESULTADO – PROGRESSÃO PLENA
17/12
        RECUPERAÇÃO FINAL
De 17 a 20/12
         CONSELHO DE CLASSE/ PLANTÃO SIEPE
26/12

PREMIAÇÃO ESTADUAL DA OBMEP EM GARANHUS: ANO BASE 2017

            A Cerimônia de Premiação Estadual da OBMEP- Ano base 2017-  da Regional PE03 (GREs Garanhuns, Arcoverde, Floresta e Afogados da Ingazeira) aconteceu no dia 27 de novembro, em Garanhuns – PE.


            A Escola Tomé Francisco em 2017 conquistou 13 medalhas- 02 de prata e 11 de Bronze. Os alunos medalhistas participaram do evento de premiação acompanhados da professora de matemática Maria do Bom Conselho Silva Beserra.

 FORAM PREMIADOS:
MEDALHA DE PRATA: 
·          LEANDRO FERREIRA DA LUZ



MEDALHA DE BRONZE:
·         ÂNDREY VINICIUS BARROS DINIZ
·         AMANDA ANTAS XAVIER
·         JAEDSON MIGUEL GUALTER FERNANDES
·         BEATRIZ ANTAS DOS SANTOS CORDEIRO
·         BEATRIZ LEILANE FREITAS FIDELIS
·         ÁLLEF RAYFF BEZERRA DA NOBREGA
·         RAFAEL MAGNO EVARISTO FERRAZ
·         TOBIAS DE SOUSA FERNANDES
·         ARTHUR MARQUES DE OLIVEIRA

                                       

SEMINÁRIO TCF 2018: A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA


“O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã”.
Leonardo da Vinci

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental desenvolveram um trabalho de pesquisa científica – TCF – TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL - uma proposta da Secretaria de Educação de Pernambuco com o intuito de oportunizar aprendizagens necessárias à promoção de jovens pesquisadores.
A pesquisa científica associada ao ensino na educação básica é essencial para que os alunos e professores se apropriem de novos conhecimentos, a fim de tornar a aprendizagem significativa, uma vez que oportuniza a observação, o questionamento e a compreensão da realidade social.
O Seminário de apresentação dos projetos científicos aconteceu no dia 22/11, no pátio interno da Escola Tomé Francisco da Silva. No total, foram 11 grupos que fizeram a apresentação oral sobre diversas temáticas: Partes básicas do computador/ bullying, Depressão na adolescência/ Formação do Sistema solar/ Etapas da construção de uma casa/ A persistência do crime de ódio/ Violência contra a mulher/ História do futebol/ Proteção da Caatinga/ Compreensão de si mesma/ Doenças que afetam o Sistema respiratório.
O evento contou com a participação dos professores orientadores: Josineide, Iranete/ Kássia/ Cassandra e Silene/ Danúbia/ José Neto/ Bom Conselho Fernandes/ Sebastião e Bom Conselho Silva/ Juliette/ Edinete/ Samille e Jaciara/ Ana Paula e Daniela/ Cristiane e Corrinha/ Kenia e Dirlande/ Gleydson e Josefa aparecida/ Antônia. Na mesa de observação, a coordenadora do TCF na escola Josilene Quidute, o gestor Ivan Nunes, a Coordenadora Regional do TCF – GRE do Sertão do alto Pajeú – Eliana Nogueira e a convidada Marília Correa – Gerente Regional da Secretaria da Mulher de Pernambuco.
A produção do saber não requer apenas o domínio de regras, mas de criatividade e imaginação, pois a pesquisa, como um princípio educativo, é um dos caminhos mais profícuos para se chegar a aprender (DEMO, 2010). A busca de informações favorece a autonomia dos alunos, o que demonstrado durante a apresentação de todos os grupos.
O processo de construção do conhecimento científico desenvolvido na proposta do TCF oportuniza momentos de compartilhamento de saberes para os jovens pesquisadores que, ao vivenciarem a pesquisa de iniciação científica na escola, estão refletindo sobre os problemas sociais, pensando e criando possibilidades de fazer descobertas para sua localidade, seu município e, quem sabe, para o país, uma vez que a ciência, ao longo dos anos, buscou melhorar a vida em sociedade.













TCF TEM EXPOSIÇÃO DE 04 TRABALHOS CIENTÍFICOS

          Quatro (04) projetos científicos foram expostos durante o Seminário Escolar do TCF – TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL - uma proposta da Secretaria de Educação de Pernambuco com o intuito de oportunizar aprendizagens necessárias à promoção de jovens pesquisadores.  O evento aconteceu na quinta-feira, 22/11, e contou com a participação da coordenadora Regional Eliana Nogueira, a participação de pais e a Gerente da Secretaria da mulher de Pernambuco, Marília Correa. A Escola Tomé Francisco tem apostado em uma educação de qualidade e realiza ações para conseguir atingir suas metas e objetivos.

Conheça os trabalhos expostos:
TEMÁTICA:
Viciados em celular têm maior chance de sofrer com problemas de depressão, ansiedade, insônia e impulsividade.
GRUPO: Samara, Vanessa, Maria Emily, Maria Salete, Alan, Iran José.

PROFESSOR ORIENTADOR:

Josineide Quidute da Silva/ Iranete Lúcio de Andrade



TEMÁTICA:
Prejuízos ambientais causados pelo consumismo.
GRUPO: Everton, João Miguel, Maria Clara, Marlon, Yasmin, Vitória.

PROFESSOR ORIENTADOR

Kássia Shizane Carlos Ferreira


TEMÁTICA:
Diferentes concepções sobre a origem do universo
GRUPO: Anne Katarine, Letícia, Mariane, Rosineide, Francisco, Ézio Gabriel.

PROFESSOR ORIENTADOR

Cassandra Lopes Salvador/ Silene Carlos de Oliveira Paiva
 

TEMÁTICA:
Órgãos que podem ser doados em vida e após a morte
GRUPO: Maria Tereza, Sarah Joyce, Mel Ellen, Káren Maria, José Ryan.
PROFESSOR ORIENTADOR
Danúbia Rêgo dos Santos