terça-feira, 4 de dezembro de 2018

SEMINÁRIO TCF 2018: A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA


“O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã”.
Leonardo da Vinci

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental desenvolveram um trabalho de pesquisa científica – TCF – TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL - uma proposta da Secretaria de Educação de Pernambuco com o intuito de oportunizar aprendizagens necessárias à promoção de jovens pesquisadores.
A pesquisa científica associada ao ensino na educação básica é essencial para que os alunos e professores se apropriem de novos conhecimentos, a fim de tornar a aprendizagem significativa, uma vez que oportuniza a observação, o questionamento e a compreensão da realidade social.
O Seminário de apresentação dos projetos científicos aconteceu no dia 22/11, no pátio interno da Escola Tomé Francisco da Silva. No total, foram 11 grupos que fizeram a apresentação oral sobre diversas temáticas: Partes básicas do computador/ bullying, Depressão na adolescência/ Formação do Sistema solar/ Etapas da construção de uma casa/ A persistência do crime de ódio/ Violência contra a mulher/ História do futebol/ Proteção da Caatinga/ Compreensão de si mesma/ Doenças que afetam o Sistema respiratório.
O evento contou com a participação dos professores orientadores: Josineide, Iranete/ Kássia/ Cassandra e Silene/ Danúbia/ José Neto/ Bom Conselho Fernandes/ Sebastião e Bom Conselho Silva/ Juliette/ Edinete/ Samille e Jaciara/ Ana Paula e Daniela/ Cristiane e Corrinha/ Kenia e Dirlande/ Gleydson e Josefa aparecida/ Antônia. Na mesa de observação, a coordenadora do TCF na escola Josilene Quidute, o gestor Ivan Nunes, a Coordenadora Regional do TCF – GRE do Sertão do alto Pajeú – Eliana Nogueira e a convidada Marília Correa – Gerente Regional da Secretaria da Mulher de Pernambuco.
A produção do saber não requer apenas o domínio de regras, mas de criatividade e imaginação, pois a pesquisa, como um princípio educativo, é um dos caminhos mais profícuos para se chegar a aprender (DEMO, 2010). A busca de informações favorece a autonomia dos alunos, o que demonstrado durante a apresentação de todos os grupos.
O processo de construção do conhecimento científico desenvolvido na proposta do TCF oportuniza momentos de compartilhamento de saberes para os jovens pesquisadores que, ao vivenciarem a pesquisa de iniciação científica na escola, estão refletindo sobre os problemas sociais, pensando e criando possibilidades de fazer descobertas para sua localidade, seu município e, quem sabe, para o país, uma vez que a ciência, ao longo dos anos, buscou melhorar a vida em sociedade.