segunda-feira, 16 de novembro de 2015

CRIANÇAS DO 5º ANO ENTUSIASMADAS ANTES E DEPOIS DA PROVA BRASIL.



            Na manhã desta segunda-feira, 16 de novembro, a Escola Tomé Francisco já estava toda colorida para receber as crianças do 5º ano do Ensino Fundamental. O motivo? Um cenário ornamentado para motivá-los e quebrar a ansiedade antes da realização da prova Brasil. Logo na entrada professores recepcionaram os 39 estudantes. Na sala de aula um cartaz personalizado desejava “ UM BOM DIA E UMA BOA PROVA”. A aplicação ficou por conta de Miriam Nogueira, que começou o trabalho depois do lanche. Avaliação concluída: alegria continuada com muitas fotografias nos diversos cantos da escola. Que venha um excelente resultado!


RODA DE CONVERSA: A IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS

“ Quando pensar; pense positivo demais, o mais positivo que puder. Porque nosso pensamento tem forças enormes e tudo que a gente pensa com muita positividade, realiza da melhor maneira possível”. Gabriela Borges.

                Na sexta-feira, 13 de novembro, a equipe gestora, coordenação e professores da Escola Tomé Francisco da Silva organizaram uma roda de conversa com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de informar sobre a importância das avaliações externas e seus impactos na sociedade, tanto em âmbito local, como estadual e nacional.  A intenção também foi motivá-los para que realizem a Prova Brasil e o SAEB, agendadas para o dia 16/11 com compromisso e responsabilidade.  
            O primeiro momento aconteceu no pátio. Os gestores e coordenadores realizaram uma dinâmica e falaram dos investimentos feitos no decorrer do ano letivo e da confiança que depositam em cada um dos estudantes. Em seguida, um grupo de professores por turma ficou com a incumbência de dialogar sobre o vídeo “ Educação: Uma pauta urgente”, bem como explicar e conversar sobre vários pontos:
Ø  O que é Prova Brasil? SAEB/ SAEPE?
Ø  Que investimentos o governo de Pernambuco fez para melhorar a educação?
Ø  Que Políticas Públicas beneficiaram e beneficiam os estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva?
Ø  Que ações de iniciativa da escola foram feitas em 2015?
Ø  Qual é a meta da Escola?
Ø  Quem será avaliado? Como?
Ø  Só os alunos e a escola são avaliados?
Ø  O não cumprimento da meta causa impacto somente na Escola Tomé Francisco da Silva?
Para finalizar foi entregue uma carta reforçando a importância dos bons resultados. “estamos juntos nesta caminhada, confiamos e acreditamos no potencial de vocês”. Palavras finais de toda equipe da escola Tomé Francisco da Silva.