terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Show de movimento, emoção e satisfação nas aulas de Educação Física


“A Educação Física é um processo de Educação em Saúde, seja por vias formais ou não formais, pois ao promover uma educação afetiva para a saúde e uma ocupação saudável do tempo livre de lazer, constitui-se um meio afetivo para a conquista de um estilo de vida ativo e com qualidade (LEGUETE, 1987)”
A Educação Física escolar é uma de grande importância e adorada pelos alunos. Neste bimestre seguindo a orientação da Secretaria de Educação de Pernambuco nos parâmetros curriculares, o professor Gleydson Medeiros está trabalhando ginástica , desporto que   envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins específicos de aperfeiçoamento físico e mental. Ela engloba modalidades competitivas e não competitivas.
Em seu trabalho, Gleydson está desenvolvendo atividades interessantes, que tanto permitem a vivência corporal de várias experiências de movimento quanto vem agradando consideravelmente os estudantes.










“FERAS” DA TOMÉ QUE INGRESSARAM NA UNIVERSIDADE EM 2018

                 EM 2018, Os estudantes da Escola Tomé Francisco tiveram um excelente índice de aprovação para as Universidades públicas e particulares. É com grande satisfação que divulgamos  o nosso resultado, fruto de muito trabalho, empenho e dedicação da equipe gestora, da coordenação, dos professores, alunos e pais e a colaboração de todos os funcionários da escola.
                  Durante o Ensino Médio, a instituição promove uma maratona de atividades para fortalecimento do ensino e da aprendizagem, visando um bom resultado. Podemos citar os aulões das várias disciplinas, inclusive Redação, com professores da própria escola e professores convidados da Secretaria de Educação, jornada ampliada no contraturno com realização de atividades diversificadas e simulados, projetos sobre atualidades, palestras de motivação com ex-alunos e técnicos da GRE (Gerência Regional de Educação),  parceria com os pais, produção de materiais de estudo, monitoramento dos resultados bimestrais e inserção das competências e habilidades do ENEM no cotidiano da sala de aula, rodas de leitura, entre outras atividades.
                PABENIZAMOS os alunos que conseguiram vagas nos cursos superiores e estamos na torcida para que os demais consigam bom resultado nas listas de espera do SISU e no PROUNI (Programa Universidade para Todos).




1º aulão 2018 – ENSINO MÉDIO


     Considerando que este ano é de grande importância para os alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, a ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA tem uma parceria forte com seus concluintes do Ensino Médio, oferecendo ano a ano atividades extracurriculares, com estratégias que valorizam a motivação intrínseca e a obtenção de conhecimentos específicos precisam ser dominados.
         Com isso vem se mantendo no pódio dos bons resultados e atendendo expectativas familiares e sociais diante do futuro e sucesso profissional dos estudantes.
          As turmas do Ensino Médio 3º A, 3º B e 3º C no turno matutino da quinta-feira 22/02, participaram de três oficinas de estudo, sendo uma de Português e duas de Matemática. Os temas foram escolhidos após detecção das dificuldades apresentadas em avaliações diagnósticas.
As professoras Iranete e Bom Conselho Silva desenvolveram a oficina sobre polígonos (seus elementos, classificação e propriedades)
Os professores José Neto e Sebastião trabalharam sobre Poliedros (elementos, relação de Euler, classificação, propriedades, vistas e planificações)
As professoras Juliette e Daniela ofereceram oportunidades para o aluno  inferir informação explícita e implícita em um texto.
       O nível de satisfação de todos os envolvidos é incontestável. Professores afirmam que houve bom aproveitamento e os alunos relatam que foi bom e bastante esclarecedor. Como diz Mahatma Gandhi
     “Você nunca sabe os resultados que virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.”










1º AULÃ0 2018- ENSINO FUNDAMENTAL


                    Não é por acaso que a ESCOLA TOMÉ FRANCISCO permanece no ranking dos bons resultados.  A adoção de estratégias educativas diferenciadas com fins específicos vem promovendo a melhoria do ensino ofertado.
           Séries finais do ensino fundamental: 9º ano A na quinta- feira  22/02 no turno vespertino e 9º ano B na sexta-feira 23/02 no turno matutino, turnos opostos ao horário de aula. A escolha dos temas  baseou-se nas dificuldades que os alunos apresentaram nas avaliações diagnósticas.
        Sob o comando das professoras de Matemática Iranete Lúcio e Edinete Cipriano numa atuação dinâmica, realizaram oficina sobre expressões numéricas.
       As professoras Jaciara Pedro e Daniella Justino desenvolveram dinâmicas, explanações e exercícios no intuito de favorecer  o desenvolvimento dos descritores: inferir informação em um texto e inferir o sentido da palavra ou expressão a partir de um contexto.
       A frequência atingiu 99%, somente faltaram os alunos com algum impedimento plausível. Os relatos dos professores e alunos mostram que valeu a pena.  Foi consensual que a  prática dos estudos tem que ser levada a sério, que estudar é uma ferramenta indiscutível  para adquirir conhecimento e que este é um instrumento  imprescindível atualmente  e será muito útil ao longo de toda vida.

ESTUDANTES DISCUTEM O REGIMENTO ESCOLAR

             O Regimento Escolar fortalece a GESTÃO ESCOLAR onde professores, funcionários, coordenadores, alunos e pais podem e devem opinar para que a educação de uma escola seja melhorada e atinja excelência nos serviços prestados por ela. Está previsto na Lei de Diretrizes e Base 9394/ Uma espécie de “lei interna”, que obviamente não se contrapõe à lei pública, mas preserva o interesse comum na execução dos objetivos sociais da escola.

No primeiro dia de aula, todos os estudantes da escola Tomé Francisco receberam a cartilha com seus direitos e deveres e tiveram a oportunidade de discuti-los em sala de aula. É no Regimento Escolar que observamos as normas e regras da convivência diária, bem como o rol dos direitos e obrigações de cada um.
O objetivo é que o aluno entenda a importância das regras de convivência e a organização do espaço e dos materiais escolares para a facilitação do processo de aprendizagem.


PROGRESSÃO PARCIAL: PAIS INFORMADOS DESDE O INÍCIO DO ANO LETIVO


           Para compartilhar com os pais dos estudantes em Progressão Parcial, a situação de cada aluno e encontrar estratégias de motivação para uma efetiva participação nas aulas e encontros com os professores, a Analista Educacional Jakeline Fernandes, responsável pela ação na escola, realizou uma reunião no dia 15/02.
Durante o encontro, uma reflexão sobre a importância do apoio e participação dos pais durante o ano letivo para que o estudante cumpra com as atividades previstas no cronograma, condição para conquistar a progressão plena com a aprovação na disciplina que estiver reprovado. Na reunião, os pais já receberam a relação dos alunos e o horário de cada disciplina, com os professores responsáveis.
QUADRO DE PROFESSORES DA PROGRESSÃO PARCIAL
ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSOR
DISCIPLINA
TURMA
DANIELA JUSTINO
LÍNGUA PORTUGUESA
7º ANO
IRANETE LÚCIO
MATEMÁTICA
7º E 8º ANO
JULIETTE HENRIQUE
LÍNGUA PORTUGUESA
8º ANO
KÁSSIA SHIZANE
INGLÊS
6º ANO
JOSEFA APARECIDA
MATEMÁTICA
6º ANO
DIRLANDE
ARTE
8º ANO



ENSINO MÉDIO
PROFESSOR
DISCIPLINA
TURMA
SOCORRO FRANCISCO
HISTÓRIA
2º ANO
SOCORRO SOUSA
LÍNGUA PORTUGUESA
2º ANO
BOM CONSELHO SILVA
MATEMÁTICA
1º E 2º ANO
SEBASTIÃO
FÍSICA
2º ANO
JOSÉ NETO
FÍSICA
1º ANO
JOSÉ NETO
QUÍMICA
2º ANO
ANA PAULA
LÍNGUA PORTUGUESA
1º ANO
EDINETE
QUÍMICA
1º ANO
KÁSSIA SHIZANE
ARTE
1º ANO






VISITA DA SEDE/SEE AO ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018


 No dia 01 de fevereiro, Shirley Malta, gestora da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação da Secretaria Estadual de Pernambuco fez uma visita na Escola Tomé Francisco da Silva para recepcionar os educadores e acompanhar o 1º dia de Encontro pedagógico da instituição. Na ocasião, ela elogiou o grupo, parabenizou o gestor Ivan e sua equipe pelo trabalho de sucesso desenvolvido na escola, mensurado nas várias avaliações externas. Com um olhar holístico, fotografou o espaço, conferindo de perto a organização do espaço “Tudo perfeito para recepcionar os estudantes”.






PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: AGENDA DE FEVEREIRO EM PAUTA


No dia 02/02, sexta-feira, o gestor Ivan compartilhou com a equipe a estrutura organizacional para iniciar o ano letivo de 2018. A equipe conheceu a carga-horária, o calendário escolar, o horário de aulas, a distribuição dos responsáveis pela progressão parcial e as ações previstas para fevereiro dentro das modalidades organizativas, com agendamento de datas e responsáveis.
Na ocasião, a equipe analisou o quadro de rendimento escolar de 2017 para visualizar as ações necessárias para garantir o mesmo sucesso em 2018. Nesse dia, os professores também planejaram o primeiro dia de aula, uma acolhida festiva e reflexiva para os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.



O CÓDIGO DA INTELIGÊNCIA FOI O TEMA DA FORMAÇÃO INICIAL 2018

No dia 01/02, os professores da escola Tomé Francisco foram recebidos para a primeira formação do ano letivo de 2018. O tema abordado “O código da inteligência – inteligência socioemocional aplicada: a formação de mentes brilhantes e a busca pela excelência emocional e profissional”, autor Augusto Cury.
O encontro coordenado pela educadora de apoio Josilene Quidute e a professora Josineide Quidute, objetivou:
·         Refletir sobre a complexa definição de inteligência;
·         Conhecer algumas armadilhas da mente humana que impedem o desenvolvimento da excelência psíquica, afetiva, social e profissional;
·         Decifrar os códigos da inteligência que são as ferramentas fundamentais para desenvolver o imaginário, a capacidade de superação, a autoestima, as potencialidades intelectuais e a saúde física e psíquica de cada um de nós.
Durante o estudo, utilizaram-se diversas estratégias: música, vídeo, dinâmicas, teia semântica e muita fundamentação teórica com leitura de textos e capítulos de livros. Em grupo, os professores estudaram e socializaram conhecimentos e experiências exitosas. Todos compreenderam a importância da inteligência emocional para formação humana.