terça-feira, 13 de maio de 2014

PROFISSIONAIS E ALUNOS DA TOMÉ FAZEM HOMENAGEM ÀS MÃES.

                    Na sexta-feira, 09/05, os alunos de todas as turmas da escola Tomé Francisco da Silva receberam um cartão e complementaram com uma mensagem pessoal para cada mãe. Ao final da aula, receberam uma flor perfumada enviada carinhosamente para entregar as suas queridas mães.

                  Todos os anos, a equipe da Tomé faz questão de comemorar o Dia das Mães, que oficialmente é lembrado no segundo domingo de maio.  A parceria com a família constitui-se um ponto forte dessa instituição, daí a importância de não se esquecer de comemorar este dia, resgatando, inclusive, os valores familiares e respeitando as suas diferentes constituições.




ESTUDANTES DO 3º MÉDIO AMPLIAM SEUS CONHECIMENTOS NA INTERAÇÃO COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA PALESTRA SOBRE GENÉTICA.



               Na sexta-feira, 09 de maio, cerca de 80 estudantes do 3º ano do Ensino médio da Escola Tomé Francisco da Silva participaram de uma palestra organizada pela professora de Biologia Danúbia Rêgo dos Santos, com o apoio das Coordenadoras pedagógicas Josineide Quidute e Socorro Santos. Os convidados para o evento foram os profissionais de saúde de Princesa Isabel Juliana de Medeiros Frazão, diretora do Emo Núcleo, os biomédicos Leonardo Lopes Pereira, Fabiano Furtado Mangueira e Rávylla Hernane, além da técnica Nazaré Vieira de Medeiros.
            
 A tarde foi recheada de descobertas, pois os alunos interagiram fazendo perguntas e aprendendo de forma significativa. A professora Danúbia, listou os seguintes objetivos para a realização do evento:
  •  Reconhecer a relação do Sistema ABO com a Genética, tomando conhecimento dos diferentes grupos sanguíneos, as características de cada um, bem como a importância deste componente (sangue) para o organismo humano.
  •  Valorizar a doação de sangue como uma atitude de solidariedade humano e cristã.
                         Em depoimento, muitos dos participantes relataram a importância de diversificar as atividades, pois só assim podem ampliar seus conhecimentos, extrapolando os limites da escola. “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. As palavras de Paulo Freire definem muito bem a grandeza desse momento, diz Josineide Quidute, coordenadora de Biologia do Ensino Médio.