terça-feira, 27 de novembro de 2018

PROEMI CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR



Sempre que se pensa em construir um mundo melhor, um Brasil melhor, sempre nos vem à cabeça os responsáveis e na maioria das vezes atribuímos aos governantes, às entidades, etc. Raramente nos incluímos  como agentes de transformação do mundo, principalmente no mundo individualista em que vivemos. 



Através do Projeto POSSO CONTRIBUIR PARA UM MUNDO MELHOR vivenciado pelos alunos do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva, no PROEMI, eles tiveram a oportunidade de discutir sobre temas que interferem tanto nas relações sociais, como nos valores e no desenvolvimento do senso crítico.

        Durante um mês foram trabalhados temas,  no formato de oficinas, como:  “a luta e a resistência negra”, “o desemprego no Brasil”, “conservação do acervo cultural”, “a situação do idoso no Brasil”, “a descriminalização do aborto”, “análise do conteúdo da internet (fake News)”, “tecnologia – aliada do trânsito” e “estética corporal: vantagens e riscos.”
O projeto foi multidisciplinar, no qual cada Campo de Integração contemplou um tema diferente. O objetivo foi abordar temáticas da realidade, que abrissem espaço para discussões sobre atitudes como a solidariedade, a democracia, as relações humanas, a criticidade, o poder da argumentação e a ética, através da pesquisa e do desenvolvimento do senso crítico do aluno em relação às realidades tematizadas, tendo em vista também as avaliações externas como



O projeto culminou com um seminário no qual cada turma  apresentou o resultado de sua disciplina e apresentado na Mostra Regional do PROEMI, na GRE do Sertão do Alto Pajeú pela Educadora de Apoio Maria Josineide Quidute. 


As apresentações do Seminário variaram entre apresentação oral, jornal falado, exposição, coreografia, desfile “Beleza Negra da Tomé”, recitação de cordel, Roda de Capoeira, peça teatral.
Uma bandinha formada por alunos animou o seminário, com músicas atraentes aos alunos e outras relacionadas aos temas.


Os professores envolvidos foram Bom Conselho Silva (Matemática); Jaciara (Mundo do Trabalho); Edinete (Protagonismo Juvenil); Daniela (Língua Portuguesa); Diêgo e José Neto (Cultura Digital e Mídias); Aparecida (Cultura Corporal); Juliette (Iniciação Científica); Kássia (Artes).

A coordenação do projeto coube à gestão e à coordenação pedagógica: Ivan, Josilene, Josineide e Rosineide.  

Parabéns a todos pelo empenho e dedicação!  

(Veja mais fotos na página da escola no facebook.)