quarta-feira, 24 de maio de 2017

PROJETO DE LEITURA: LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURA – ENSINO MÉDIO

CLASSICISMO EM PORTUGAL: CAMÕES ONTEM E HOJE.
PROFESSORA: Socorro Sousa

A oficina teve como finalidade identificar os fatores que proporcionaram o Renascimento, reflexão sobre as características do classicismo e análise de poemas líricos de Luís Vaz de Camões. Uma viagem à estrutura do poema épico “Os lusíadas”.
Como motivação para iniciar os trabalhos, os alunos analisaram a pintura Monalisa, considerada clássica da Era Moderna. Também houve a audição da música Monte Castelo , onde faz um recorte do poema “Amor é fogo que arde sem se ver”, de Camões.

VANGUARDAS EUROPÉIAS E MODERNISMOS: INSPIRAÇÃO X INOVAÇÃO.
PROFESSORA: Jaciara Santos

A oficina abordou a Primeira Fase do Modernismo: A Semana de Arte de 22 – a inovação. A vida e a obra dos escritores: Mário de Andrade, Oswaldo de Andrade e Manoel Bandeira.
Várias atividades foram realizadas, como: Leitura deleite de poemas modernistas, exposição dialogada de slide e vídeo: Semana de arte Moderna – um só coração. Os alunos ainda produziram textos e pesquisas sobre o tema da oficina.


REALISMO DE MACHADO DE ASSIS
PROFESSORA: Juliette Henrique

Os estudantes aprenderam sobre o O Realismo no Brasil que tem como marco inicial a obra Memórias póstumo de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis. Brasil, durante o período de passagem do Romantismo para o Realismo, sofreu inúmeras mudanças na história econômica, política e social. É nesse contexto que surge um dos mais importantes escritores de nossa literatura: Machado de Assis (1839 – 1908).


Ciências Ensino Fundamental – Edinete, Danúbia e Dirlande

A oficina “O Poder de Cura das Plantas Medicinais da Caatinga” estuda sobre as plantas da caatinga que ajudam no tratamento de doenças ou que melhorem as condições de saúde das pessoas, os riscos do consumo excessivo de plantas medicinais e a influência dos índios, europeus e chineses bem como de pessoas da comunidade, especialmente as mais idosas, na disseminação do uso de algumas plantas e ervas com propriedades fitoterápicas. 
A oficina contempla conhecimento prévio dos alunos ao nomear e dizer para que serve algumas plantas expostas na sala de aula, dinâmicas, filmes, slides , leitura de textos sobre o tema, produções escritas e ainda a degustação de chás e lambedores.
Além de prestar informações sobre o bioma caatinga, a realização da oficina propões a preservação e valorização do lugar, das pessoas e da cultura local, a estimulação dos estudantes para poder pensar nas tantas coisas que podem fazer agora e no futuro pelo lugar onde vivem, como por exemplo trabalhar cooperativamente e fazer pesquisas para conhecer o mundo que está a sua volta, numa perspectiva de descobrir novas técnicas de reprodução das plantas medicinais, exercer o turismo na caatinga... Enfim encontrar uma luz no início ou no fim do túnel para aumentar a qualidade de vida do sertanejo com a exploração, conservação e melhoria do nosso bioma.




Inglês: Professora Samille

         A oficina de inglês abrilhanta o projeto do 6º ao 8º ano com o tema “A Vida de Pámela Travers e sua obra literária Mary Poppins” . A obra refere-se a uma babá e sua bolsa mágica, escrita em sete episódios. Apreciada por milhares de leitores, a Walt Disney transformou em um filme que foi recorde de bilheteria, chegando a ganhar Oscar de melhor filme e de melhor atriz.
Em sala de aula são realizadas uma variedade de atividades como: leitura da biografia da autora, recriação de episódios com base em cenas que retratam a obra, traduções, produção de poemas, releitura da capa da edição do livro e apreciação de episódios do filme.




Educação Física - Professor Gleydson Medeiros

Este ano, foi incluída também em nosso projeto de leitura a disciplina Educação Física com o tema “Benefícios da Atividade Física para a Saúde Humana”. Nesta são abordados os temas a ética da beleza, mídia e indústria no controle do comportamento psíquico coletivo, mudanças do padrão de beleza e estético, conforme o tempo e o lugar, a necessidade da inclusão de exercícios físicos para manutenção e/ou recuperação da saúde e doenças relacionadas ao sedentarismo.
Durante a oficina ocorrerá apresentação de filmes, slides, leitura de textos, apresentação da tabela de índice de massa corporal e cálculo do mesmo em alguns alunos, realização de algumas atividades físicas e produção de textos pelos alunos.
Para o professor, só terá valor de fato, se as informações permanecerem na vida de cada pessoa como um instrumento para a adoção de atividade física como hábito saudável e prazeroso , podendo ser um elo também para a construção de amizades.



OFICINA DE JOSÉ NETO E IRANETE, AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E VIDA NO PLANETA.

A oficina Agricultura sustentável pretende explicar uma das atividades mais importantes para o nosso sistema de sociedade, essencial para a alimentação e além de produzir matéria-prima para a fabricação dos mais diversos bens de consumo. 
Através da apresentação de slides, trabalhos em grupo, leitura de textos, música com letras relacionadas ao tema estão sendo trabalhados a evolução ao longo do tempo, a contribuição da tecnologia e as transformações provenientes e consequentes implicações, a agricultura em longa escala com fins comerciais, os benefícios da agricultura de subsistência bem como estímulos para a valorização dos agricultores locais, pais de muitos dos nossos estudantes . 

Também entraram em pauta, como o uso de defensivos agrícolas (herbicidas, inseticidas, fungicidas, técnicas alternativas de controle de pragas), Conservação e recuperação do solo,produção de alimentos transgênicos e orgânicos, agricultura e desenvolvimento sustentável e os motivos que podem contribuir para que ainda exista fome no mundo apesar dos avanços científicos especialmente tecnológicos e químicos que possibilitam o aumento do nível de produção

Após a realização dos estudos os alunos produziram resumos e ilustrações.