terça-feira, 8 de outubro de 2019

DEZENOVE ALUNOS CONQUISTAM MEDALHAS NA 22ª OBA (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA)


 A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.
A escola Tomé Francisco vem desenvolvendo um trabalho que tem impactado positivamente nos resultados da OBA. Este ano os professores trabalharam com o aplicativo disponível no sitie da OBA, aulões e QUIZES online.
Veja a impressionante evolução da escola desde sua primeira participação em 2013 até o ano em curso.

ANO
QUANTIDADE DE MEDALHAS
2013
01
2014
02
2015
04
2016
07
2017
10
2018
12
2019
19

Parabenizamos todos os alunos participantes da 22ª OBA, inclusive os que não conquistaram medalhas e todos os professores colaboradores.
Confira os medalhistas deste ano

ALUNO
PREMIAÇÃO
ANO
PROFESSOR
01
Alexandre Torres Ramos Alves
 Bronze
EDINETE
02
Amanda Antas Xavier
Ouro
EDINETE
03
Anna Hortência Fernandes de M. Silva
Ouro
EDINETE
04
Beatriz Antas dos Santos Cordeiro
Prata
EDINETE
05
Benjamim Aquiles Freitas Cordeiro
Prata
CASSANDRA
06
Brígida de Andrade Rêgo
 Bronze
CASSANDRA
07
Dádiva Beatriz Florentino Bezerra
Bronze
CASSANDRA
08
Elany Mirele de Medeiros
 Prata
EDINETE
09
Isaac Laureano
 Ouro
EDINETE
10
João Vitor Medeiros da Silva Medeiros
 Bronze
CASSANDRA
11
José Vinícius Almeida R.Medeiros
 Bronze
EDINETE
12
Julio Cesar Nascimento Silva
Bronze
CASSANDRA
13
Márcia Riany Bezerra dos Santos
 Prata
EDINETE
14
Maria Eduarda Barbosa da Silva
 Prata
CASSANDRA
15
Maria Heloisa Leite de Lima
 Bronze
BOM CONSELHO SILVA
16
Mariana Batista de Freitas Lyra
 Prata
EDINETE
17
Matheus Diniz Nascimento
Prata
CASSANDRA
18
Pedro Arthur da Silva Souza
Bronze
CASSANDRA
19
Wlisses Glauco Tavares Pereira
Bronze
2º MÉDIO
ADRIANA





ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA RECEBE VOTO DE APLAUSOS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO.


Assembleia Legislativa do estado de Pernambuco aprova VOTO DE APLAUSOS para Escola Tomé Francisco pelo excelente resultado no IDEPE em atendimento ao requerimento apresentado pelo deputado Paulo Dutra.


PGM – 30 ALUNOS DA TOMÉ CLASSIFICADOS PARA CURSO DE IDIOMAS


A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) divulgou, nesta segunda-feira (30), a lista de classificados para o curso de idiomas promovido pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM). 30 alunos do 1º ano do Ensino Médio foram classificados para fazer o curso de idiomas na Escola Tomé Francisco da Silva.


DEDÉ MONTEIRO E OUTROS POETAS PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DO LIVRO: “ALUNO AUTOR/ ESCRITA PREMIADA”.


            Dedé Monteiro é admirador do trabalho da Escola Tomé Francisco da Silva e foi com muito prazer que participou do lançamento do Livro “Aluno autor/ Escrita premiada”, na noite do dia 04 de outubro. Com uma poesia em homenagem a instituição, o poeta é coautor do livro. Ele, seu irmão Gonga Monteiro e James Dion Amaral recitaram suas poesias sobre leitura, feminicídio e o uso de tecnologia. O público aplaudiu a apresentação dos tabirenses.
DEDÉ MONTEIRO começou a escrever versos ainda criança, influenciado pelo pai, Antonio Rufino da Costa, que cantava cordéis enquanto trabalhava na roça. Ao longo da carreira publicou quatro livros autorais, Retalhos do Pajeú, em 1984; Mais um baú de retalhos, em 1995; Fim de feira, em 2006; e Meu quarto baú de rimas, em 2010, pela editora Bagaço. “Nesta última publicação está o poema ‘As quatro velas’, premiado na Fliporto de 2010. O “Papa da poesia” tem também um CD de declamação intitulada Dedé Monteiro Voz e Amigos (2014), comemorando seus 50 anos de poesia”. Também tem poemas seus publicados em vários outros livros, de autores como Jô Patriota, Nevinha Pires, Zé Marcolino, Lamartine Morais, Zé de Cazuza, Ivo Mascena, Manoel Filó, Joselito Nunes e Lindoaldo Vieira Campos Júnior. Uma produção vasta e bastante reconhecida.





EQUIPE ORGANIZADORA DO LIVRO “ALUNO AUTOR/ ESCRITA PREMIADA” COMEMORA O SUCESSO DA OBRA.


A equipe organizadora da coletânea de textos de alunos premiados em concursos e olimpíadas em nível municipal, estadual e nacional é formada pelos gestores Ivan José Nunes Francisco, Josilene Quidute da Silva Nunes, Rosineide Alves de Almeida Oliveira e Maria Socorro Santos. A mesma equipe que compõe a comissão escolar e assume a difícil tarefa de selecionar entre os melhores textos, desenhos e vídeos da escola (Geralmente apenas uma produção por categoria) aqueles que serão classificados para a etapa Estadual ou Nacional.
O quarteto assumiu o papel de coletar todos os textos do ano de 2010 a 2018, digitalizou, revisou e encaminhou para a formatação na gráfica. Foram vários anos e dias dedicados a esse trabalho para não deixar que textos bem escritos pelos alunos se perdessem com o tempo. Para Ivan, o grande responsável em angariar recursos financeiros para a publicação da obra, o evento de lançamento do livro é a coroação de um trabalho de excelência. Josilene, Rosineide e Socorro Santos estavam radiantes de alegria, comemorando o sucesso do evento. Para a equipe, os textos publicados podem ser utilizados de diversas formas: para ler por prazer para quem verdadeiramente tem paixão pela leitura, como fonte de conhecimento, e também como pretexto para consolidar habilidades de leitura e escrita. Mas o desejo dos idealizadores é que os leitores priorizem a função original desse trabalho: apreciando e valorizando os textos dos alunos autores.



UMA MULTIDÃO PRESTIGIA O MEGA EVENTO DE LANÇAMENTO DO LIVRO “ALUNO AUTOR/ ESCRITA PREMIADA” NA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA.

Na noite de sexta-feira, 04 de outubro, a Escola Tomé Francisco da Silva promoveu o mega evento de Lançamento do livro “ALUNO AUTOR/ ESCRITA PREMIADA”. Um sucesso de público, com a participação da família, dos alunos, dos educadores e da comunidade local. Um luxo de encher os olhos de orgulho, com organização e ornamentação em todos os espaços. E ainda uma noite de engrandecimento com apresentações culturais e declamação de poesias.
A mesa de honra foi formada por diversas autoridades políticas e educacionais: o gestor da Escola Ivan José Nunes Francisco, as organizadoras do livro Josilene Quidute da Silva Nunes, Maria Socorro Santos Brito, Rosineide Alves de Almeida Oliveira. O prefeito de Quixaba Sebastião Cabral Nunes e o ex-prefeito José Pereira Nunes. A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco foi representada pela senhora Ana Tereza Aquino – Gerente de modalidade dos anos finais e Ensino Médio; Adriana Santos Lima e Rosália Soares de Souza representantes (GEPAF), Cléber Gonçalves da Silva e James Dion Amaral da Educação Integral. A Gestora da Gerência Regional de Educação Miriam Nogueira veio acompanhada de Aparecida Teotônio, Ana Lúcia e Cléa. Representando as câmaras de vereadores de Princesa Isabel e Quixaba Gracinalda Domingos, Irismar Mangueira e Vencelau Alves. De Tabira, participaram do evento os poetas: Dedé Monteiro  – Patrimônio Vivo de Pernambuco,  Gonga Monteiro e James Dion Amaral.
O livro “Aluno autor/ escrita premiada” é uma coletânea de textos premiados do ano de 2010 a 2018, fruto do projeto “A produção textual promovendo a interação entre os sujeitos” que tem como principal objetivo incentivar a produção de texto de qualidade, aproximar a produção escrita das necessidades enfrentadas no dia-a-dia e enfocar o desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores dos estudantes.
Na solenidade foram premiados 32 alunos com textos contemplados na Olimpíada de Língua Portuguesa, no Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovidos pela União Postal Universal (UPU), no Concurso Arte Livre promovido pelo Conselho estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do adolescente – CEDCA/PE, como também trabalhos premiados no Concurso “Água, Juntos Vamos Preservar”, realizado pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Compesa e Shopping Rio Mar Recife.
Os professores orientadores dos trabalhos dos alunos também foram premiados. Na lista Adriana Medeiros; Ângela Maria de Oliveira; Cassandra Lopes; Cristiane Patrícia de Lima;  Danúbia Rêgo; Edinete Cipriano; Jaciara Pedro dos Santos ; Juliette Henrique dos Santos; Maria do Socorro de Sousa; Maria Luci Barbosa Alexandre; Mônica Lima Fernandes; Rosilene Leonardo; Silene Carlos de Oliveira Paiva. Para os educadores da Escola Tomé Francisco, educar é muito mais do que transmitir conhecimento, é provocar uma mudança positiva em outro ser humano. Cultivar no aluno o pensamento, o discernimento, a sensibilidade, a ética, a consciência moral, a tolerância, o sentido de gratidão, a arte de ser feliz... É uma maneira de incentivar o novo no processo educativo. Todos esses ensinamentos estão presentes nos textos dos alunos. Os professores fazem o papel de coautor, orientando a produção e propondo alterações para melhoria do texto.
Walt Disney diz “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade”. A Equipe da Escola Tomé Francisco acredita no potencial de seus estudantes e foi acreditando, agindo e sonhando que chegaram à publicação desse Livro. Para Ivan, “Não se trata somente de uma cerimônia, mas de uma conquista que se deu após vários anos, com jornada diária no amplo caminho que dá acesso ao conhecimento e à formação de leitores e escritores”.





        

DISCURSO DE IVAN NO LANÇAMENTO DO LIVRO “ALUNO AUTOR/ ESCRITA PREMIADA”.


Já dizia Rubem Alves que “A alma é uma borboleta... há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose...” e assim foi para a realização do sonho de publicar esse livro. Há anos cultivávamos a ideia de torná-lo realidade e não foram poucas as vezes que adiamos os trabalhos. Mas o desejo de formar alunos-autores de seus próprios textos, capazes de interagir dentro de situações de comunicação, na escola e na vida, gerou inquietações motivadoras na equipe e assim nasceu o LIVRO ALUNO AUTOR: ESCRITA PREMIADA: Uma coletânea de textos de vários alunos que foram premiados em nível municipal, estadual e nacional em concursos e Olimpíadas do ano de 2010 a 2018.  Em um momento como esse, as pessoas que estão ao nosso redor são essenciais, são elas que apoiam, que animam, que esclarecem, que dão o norte... Assim, só posso agradecer e dizer: MUITO OBRIGADO.
Gratidão a Deus, Autor da Vida, pela oportunidade que me conceder saúde para continuar a oferecer à minha gente a minha disposição, o meu tempo integral, a minha devoção à educação pública.
Meu agradecimento e reconhecimento aos professores de Língua Portuguesa que ministraram a difícil tarefa de dar aos alunos o direito e as condições para aprender a falar, a ler e a escrever bem, para que suas palavras sejam recebidas e levadas em conta na sociedade em que vivem. Gratidão aos demais professores e a equipe de profissionais da Escola Tomé Francisco que semeiam o conhecimento com amor e dedicação. Sem o compromisso de todos vocês não colheríamos resultados de excelência.
A comissão escolar de avaliação das produções dos alunos (Socorro Santos, Josilene Quidute e Rosineide Alves), que apoiaram o projeto desse livro de muitas formas e se empenharam a fim de resgatar todos esses textos em uma coletânea. A comissão escolar, ao longo desses anos, colocou seu potencial à disposição para auxiliar os professores na prática pedagógica e na revisão dos textos, e especialmente pelas contribuições que enriqueceram esse trabalho.
Este livro teria sido impossível sem o generoso apoio da ex- gestora da Gerência Regional de Educação, Cecília Maria Esteves Patriota. Ela valorizou nosso trabalho e ofereceu condições para realizarmos nossos audaciosos sonhos. Agradeço também a Miriam Nogueira, gestora atual da GRE do Sertão do alto Pajeú, pelo reconhecimento, apoio e pela eficiência na condução da nossa Gerência. Ao Projeto de Educação do Governo de Pernambuco que muito nos orgulha com o exemplo de qualidade na educação pública.
Aos familiares dos nossos alunos, agradeço por apoiarem, por torcerem e por participarem do projeto Político Pedagógico da nossa Escola.
Aos nossos queridos alunos autores que se apropriaram da palavra e escreveram excelentes textos. Que vocês absorvam valores humanistas e se disponham a multiplicar essa experiência. Há um Provérbio Chinês que diz: “A semeadura é opcional, já a colheita é certa.”.
Ao grande Dedé Monteiro que, como poeta, escolheu aquelas palavras com mais preciosidade, selecionou-as com carinho, e com o uso da rima ordenou-as com sentido, apresentando de uma maneira encantadora o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Tomé.
Segundo pesquisadores da Califórnia, pessoas que comunicam a gratidão possuem emoções mais positivas como alegria, amor, felicidade e otimismo. Assim, a gratidão tem papel fundamental na ativação do potencial e da performance humana, por isso seria impossível a escola Tomé Francisco da Silva atingir um alto nível de reconhecimento se aqui não existisse a gratidão. Em nome da equipe agradeço aos patrocinadores desse grande evento: Prefeito Neo de Manaira/ Naldinha e Venceslau – presidentes da Câmara de vereadores/ Dr. Aledson Moura/ Loja arco-íris/ Valério Construções/ Gráfia Asa Branca/ Tayanne Festas/ UNIP – Polo Princesa Isabel/ Granja Macapá/ K Móveis/ Deputado estadual Paulo Dutra/ Tavares Eletromóveis/ Posto Federal/ MIO Telecon/ o secretário de Obras de Quixaba, Arnaldo e demais colaboradores. Um verdadeiro exemplo da colheita de frutos pela credibilidade do nosso trabalho.
Agradecemos também aos nossos principais parceiros: O prefeito Ricardo Pereira que edifica e nos orgulha em ter a Escola Tomé Francisco como Referência no projeto de construção da Educação de Princesa Isabel. Além de apoiar de várias formas os nossos projetos educacionais.
Ao Prefeito de Quixaba Tião de Gaudêncio pelo apoio. E ao ex prefeito Zé Pretinho pelo reconhecimento do nosso trabalho. Ao longo da sua história a Escola Tomé Francisco eleva e engrandece o nome de Quixaba ao ser Referência Nacional e até Internacional na área da Educação de qualidade social. Em 2019, Os resultados mostram que o caminho que temos construído, com muito esforço e compromisso, apontam para a garantia de um futuro melhor para todos os nossos alunos.
 A arte de educar requer respeito.
O maior exemplo de respeito que temos demonstrado é ofertar ensino de qualidade. Enfim, ainda atrevo-me a perguntar: A educação nos amedronta e nos apaixona? Não. Não somos medrosos. Se fôssemos, não estaríamos aqui. Apaixonados. É essa paixão que nos move na missão de educar.

            Obrigado.


LANÇAMENTO DO LIVRO: QUADRILHA ESTILIZADA DA TOMÉ ABRILHANTOU O EVENTO.


A noite do dia 04 de outubro ficou ainda mais deslumbrante com a apresentação da quadrilha estilizada. Dançar quadrilha na Escola Tomé Francisco é uma tradição. Todos os anos a equipe organiza o Arraial Junino com a participação da escola e da comunidade. A Quadrilha estilizada, com passos mais coreografados, foi criada para misturar o tradicional e o moderno nos festejos juninos. De origem europeia, as quadrilhas foram introduzidas no Brasil ainda no período colonial. Tinham passos mais lentos e uniformes. Com a necessidade de cativar os jovens para a perpetuação da essência dessa tradição nasceu a quadrilha estilizada da Escola Tomé Francisco que é formada pelos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.  Conta com o apoio das professoras Dirlande e Mônica. A organização é dos gestores Ivan e Josilene.







LANÇAMENTO DO LIVRO: HOMENAGEM DO POETA DEDÉ MONTEIRO À ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA.


A cultura da poesia de cordel é uma das marcas de Pernambuco, sobretudo na região do Sertão do Pajeú, terra do poeta José Rufino da Costa Neto, mais conhecido como Dedé Monteiro. Nascido no dia 13 de setembro de 1949, no sitio Barro Branco de Tabira, Dedé Monteiro é uma referência quando o assunto é a poesia pernambucana. Não é á toa que ele também leva consigo o apelido de ‘Papa da Poesia’, além de agora deter o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Dedé Monteiro é coautor do Livro “Aluno autor/ Escrita premiada”. É dele a autoria da poesia em homenagem a Escola Tomé Francisco da Silva. Na programação, os alunos Ayron Marçal Medeiros de Souza e Sarah Joyce Almeida da Silva recitaram a  poesia do grande poeta Dedé Monteiro.