terça-feira, 8 de outubro de 2019

DISCURSO DE IVAN NO LANÇAMENTO DO LIVRO “ALUNO AUTOR/ ESCRITA PREMIADA”.


Já dizia Rubem Alves que “A alma é uma borboleta... há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose...” e assim foi para a realização do sonho de publicar esse livro. Há anos cultivávamos a ideia de torná-lo realidade e não foram poucas as vezes que adiamos os trabalhos. Mas o desejo de formar alunos-autores de seus próprios textos, capazes de interagir dentro de situações de comunicação, na escola e na vida, gerou inquietações motivadoras na equipe e assim nasceu o LIVRO ALUNO AUTOR: ESCRITA PREMIADA: Uma coletânea de textos de vários alunos que foram premiados em nível municipal, estadual e nacional em concursos e Olimpíadas do ano de 2010 a 2018.  Em um momento como esse, as pessoas que estão ao nosso redor são essenciais, são elas que apoiam, que animam, que esclarecem, que dão o norte... Assim, só posso agradecer e dizer: MUITO OBRIGADO.
Gratidão a Deus, Autor da Vida, pela oportunidade que me conceder saúde para continuar a oferecer à minha gente a minha disposição, o meu tempo integral, a minha devoção à educação pública.
Meu agradecimento e reconhecimento aos professores de Língua Portuguesa que ministraram a difícil tarefa de dar aos alunos o direito e as condições para aprender a falar, a ler e a escrever bem, para que suas palavras sejam recebidas e levadas em conta na sociedade em que vivem. Gratidão aos demais professores e a equipe de profissionais da Escola Tomé Francisco que semeiam o conhecimento com amor e dedicação. Sem o compromisso de todos vocês não colheríamos resultados de excelência.
A comissão escolar de avaliação das produções dos alunos (Socorro Santos, Josilene Quidute e Rosineide Alves), que apoiaram o projeto desse livro de muitas formas e se empenharam a fim de resgatar todos esses textos em uma coletânea. A comissão escolar, ao longo desses anos, colocou seu potencial à disposição para auxiliar os professores na prática pedagógica e na revisão dos textos, e especialmente pelas contribuições que enriqueceram esse trabalho.
Este livro teria sido impossível sem o generoso apoio da ex- gestora da Gerência Regional de Educação, Cecília Maria Esteves Patriota. Ela valorizou nosso trabalho e ofereceu condições para realizarmos nossos audaciosos sonhos. Agradeço também a Miriam Nogueira, gestora atual da GRE do Sertão do alto Pajeú, pelo reconhecimento, apoio e pela eficiência na condução da nossa Gerência. Ao Projeto de Educação do Governo de Pernambuco que muito nos orgulha com o exemplo de qualidade na educação pública.
Aos familiares dos nossos alunos, agradeço por apoiarem, por torcerem e por participarem do projeto Político Pedagógico da nossa Escola.
Aos nossos queridos alunos autores que se apropriaram da palavra e escreveram excelentes textos. Que vocês absorvam valores humanistas e se disponham a multiplicar essa experiência. Há um Provérbio Chinês que diz: “A semeadura é opcional, já a colheita é certa.”.
Ao grande Dedé Monteiro que, como poeta, escolheu aquelas palavras com mais preciosidade, selecionou-as com carinho, e com o uso da rima ordenou-as com sentido, apresentando de uma maneira encantadora o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Tomé.
Segundo pesquisadores da Califórnia, pessoas que comunicam a gratidão possuem emoções mais positivas como alegria, amor, felicidade e otimismo. Assim, a gratidão tem papel fundamental na ativação do potencial e da performance humana, por isso seria impossível a escola Tomé Francisco da Silva atingir um alto nível de reconhecimento se aqui não existisse a gratidão. Em nome da equipe agradeço aos patrocinadores desse grande evento: Prefeito Neo de Manaira/ Naldinha e Venceslau – presidentes da Câmara de vereadores/ Dr. Aledson Moura/ Loja arco-íris/ Valério Construções/ Gráfia Asa Branca/ Tayanne Festas/ UNIP – Polo Princesa Isabel/ Granja Macapá/ K Móveis/ Deputado estadual Paulo Dutra/ Tavares Eletromóveis/ Posto Federal/ MIO Telecon/ o secretário de Obras de Quixaba, Arnaldo e demais colaboradores. Um verdadeiro exemplo da colheita de frutos pela credibilidade do nosso trabalho.
Agradecemos também aos nossos principais parceiros: O prefeito Ricardo Pereira que edifica e nos orgulha em ter a Escola Tomé Francisco como Referência no projeto de construção da Educação de Princesa Isabel. Além de apoiar de várias formas os nossos projetos educacionais.
Ao Prefeito de Quixaba Tião de Gaudêncio pelo apoio. E ao ex prefeito Zé Pretinho pelo reconhecimento do nosso trabalho. Ao longo da sua história a Escola Tomé Francisco eleva e engrandece o nome de Quixaba ao ser Referência Nacional e até Internacional na área da Educação de qualidade social. Em 2019, Os resultados mostram que o caminho que temos construído, com muito esforço e compromisso, apontam para a garantia de um futuro melhor para todos os nossos alunos.
 A arte de educar requer respeito.
O maior exemplo de respeito que temos demonstrado é ofertar ensino de qualidade. Enfim, ainda atrevo-me a perguntar: A educação nos amedronta e nos apaixona? Não. Não somos medrosos. Se fôssemos, não estaríamos aqui. Apaixonados. É essa paixão que nos move na missão de educar.

            Obrigado.