quarta-feira, 7 de agosto de 2019

AULÕES “ALUNOS DA TOMÉ RUMO AO SAEPE, SAEB, SSA e ENEM


         Aconteceu um aulão, no último sábado (03/08), envolvendo as turmas dos 1º anos do Ensino Médio, dos 9º anos do Ensino Fundamental e 3º anos do Ensino Médio, perfazendo um total de 9 turmas e mais de trezentos alunos. O aulão foi promovido pela própria escola, em um trabalho coletivo como os professores de Linguagens e Códigos, de Humanas e de Ciências e suas Tecnologias.  Graças ao compromisso de todos os envolvidos, da gestão, da coordenação pedagógica e do corpo docente a ação foi muito bem sucedida.
Em Língua Portuguesa, no 9º ano foram trabalhadas atividades ao descritor do SAEPE (D17), relativo às locuções lógico-discursivas dos textos, que envolvem advérbios, preposições e conjunções. Com o apoio de material tecnológico e de simulados com questões do SAEPE e ENEM, os alunos tiraram dúvidas, exercitaram e leram bastante. Já em Matemática, o conteúdo Conjunto dos Números Reais foi bastante exercitado com o uso de situações-problema, de forma dinâmica, com a participação efetiva de todos os alunos.
No 3º ano do Ensino Médio, em Língua Portuguesa, a proposta de trabalho contemplou o descritor 26, que dispõe sobre as variantes linguísticas como fator de identificação do locutor e interlocutor dos textos.  Em matemática, os professores esclareceram dúvidas sobre o conteúdo: Função Exponencial.
As turmas do 1º ano do Ensino Médio tiveram aulas de História e de Biologia em preparação para o SSA (Sistema Seriado de Avaliação) da UPE (Universidade de Pernambuco). O aulão atendeu a vários conteúdos do SSA, através da análise de questões de provas anteriores das referidas disciplinas.
Em todas as turmas também foram realizadas dinâmicas de motivação, com o objetivo de elevar a autoestima dos alunos e motivá-los para as avaliações externas.
Para atender a logística do aulão, a gestão escolar organizou um delicioso lanche e garantiu o funcionamento normal da escola em todos os setores da unidade.
Parabéns aos gestores, coordenadoras e professores e a todos que contribuíram para a realização de mais uma ação da escola em busca do cumprimento de suas metas educacionais. Aos alunos, parabenizamos pelo esforço e compromisso e pela excelente frequência.







PROGRAMA GANHE O MUNDO INICIA SELEÇÃO PARA CURSO DE IDIOMAS


Interessados têm até dia 25 para realizar processo de inscrição



A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM), abre processo seletivo para preenchimento de 15 mil vagas para o curso de línguas. Serão selecionados 11.300 estudantes para língua inglesa, 3.600 para língua espanhola e 100 para língua alemã. Podem participar estudantes que estejam matriculados no primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual. As inscrições vão até o dia 25 de agosto e o resultado será divulgado no dia 16 de setembro. 
É pré-requisito ter alcançado a média mínima de 7,0 (sete) pontos sem arredondamento, média bruta, no desempenho acadêmico escolar nas disciplinas de português e matemática, nos dois primeiros bimestres do ensino médio em 2019, após todas as avaliações, conforme edital do processo seletivo.
As inscrições podem ser realizadas através deste link, com exceção dos alunos do Colégio CPM de Petrolina, escolas indígenas e língua alemã, que deverão fazer a inscrição manual (anexo III) através do e-mail ganheomundocursos@educacao.pe.gov.br e enviar até o dia 25/08. Para concluir a inscrição manual é necessário anexar a ficha de inscrição e o boletim escolar com as notas dos dois primeiros bimestres (português e matemática) do ano letivo 2019. No link acima também estão todos os documentos necessários durante o processo de inscrição. 

Para mais informações busque o call center do PGM: 0800 286 0086.

Fonte:http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=37&art=5035#!prettyPhoto[artigo5035]/0/

PROFESSORES E ESTUDANTES DA TOMÉ PARTICIPAM DA ESCUTA NOVO ENSINO MÉDIO


No período de 24 de julho a 09 de agosto, a Secretaria de Educação de Pernambuco realiza a escuta de professores e estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e de todo Ensino Médio, como parte das ações que envolvem o processo de implementação do novo ensino médio. Nessa perspectiva, foram encaminhados dois links referentes formulários de escuta. Os estudantes e professores da Escola Tomé Francisco responderam os formulários com suas considerações sobre o redesenho dessa modalidade de ensino que envolve currículo, itinerários formativos, carga horária e avaliação da aprendizagem. A escuta é extremamente importante no processo de tomada de decisão que envolve os aspectos a serem considerados no novo ensino médio em Pernambuco. Além disso, a garantia da participação dos estudantes e professores no processo de reforma do ensino médio.

GESTÃO, ANALISTAS E COORDENAÇÃO EM SINTONIA.


  Na Escola Tomé Francisco da Silva, a equipe gestora, as analistas educacionais e as coordenadoras pedagógicas têm na agenda uma reunião de estudo e discussão de pauta coletiva. Tudo com o mesmo foco: garantir a aprendizagem dos alunos.
         No dia 31 de julho, horário integral, a equipe realizou uma reunião de alinhamento das ações e troca de informações sobre trabalhos específicos. Para que o relacionamento seja harmônico, vários objetivos foram elencados, como: Refletir sobre práticas de participação e comunicação, investindo na construção de um clima organizacional favorável e comprometido com a educação; Desenvolver estratégias para que os processos de decisão assegurem que a gestão escolar aconteça a partir da visão e de objetivos definidos no Projeto Político Pedagógico da instituição; Criar momentos de feedback com todos os integrantes da equipe para uma análise da prática e devolutiva do desempenho; Analisar os resultados das avaliações internas e dos indicadores educacionais, identificando os pontos críticos para elaborar plano de ação em busca de soluções para melhoria dos resultados; Apresentar a AGENDA DE AÇÕES do III Bimestre e definir prazos e responsável, visando potencializar o trabalho e melhorar o ensino e a aprendizagem.
       A reunião foi conduzida pelos gestores Ivan Nunes e Josilene Quidute. A acolhida foi com a música “A LISTA – OSWALDO MONTENEGRO”. A letra trouxe inspiração para avaliar o plano de ação do I SEMESTRE, as metas que porventura a equipe fez e perceber o que efetivamente pode e vai ser realizado em função do tempo que ainda temos. E, quem sabe, até mesmo concluir que determinados itens destas listas já não têm sentido hoje, enquanto outras necessidades surgem em função das mudanças no curso da nossa história.
                Em seguida, houve a discussão de um vídeo “Construindo equipes” e a identificação das habilidades necessárias para que o trabalho aconteça de forma eficiente. Um momento importante foi o do Feedback, onde todos fizeram uma análise da prática e devolutiva do desempenho. Esse momento não pode se restringir ao corpo docente porque, independe da função que cada um assume, todos na escola têm papéis fundamentais e de contribuição significativa para o sucesso da instituição.
                Na parte da tarde, a equipe fez a análise dos dados do I Semestre, a devolutiva dos professores para identificar os pontos críticos e listar as ações presentes no plano de ação, Quando e como vão ser feitas as intervenções necessárias. Para finalizar, a atividade foi a construção coletiva da pauta de algumas ações: reunião de professores, reunião de pais e mestres e comemoração do dia do estudante. Participaram do encontro Ivan Nunes, Josilene Quidute, Diego Kennedy, Cláudia Sandocléia, Jakeline Fernandes, Maria do Bom Conselho Fernandes, Josineide Quidute e Rosineide Oliveira.


HORTA ESCOLAR: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS MÃOS DOS ESTUDANTES DA TOMÉ

Mais um sonho concretizado na escola Tomé Francisco da Silva. A horta escolar nasceu inspirada pela Conferência do Meio Ambiente realizada no ano passado, com o grupo da professora de ciências Danúbia Rêgo. Os estudantes ficaram deslumbrados pelo trabalho e logo quiseram colocar em prática o que haviam aprendido sobre economia de água no espaço escolar. A ideia inicial foi a de utilizar a água desperdiçada no bebedouro para regar os canteiros em uma horta escolar.
Esse ano, o projeto ganhou o envolvimento dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Eles estudaram as melhores opções do terreno, se organizaram, contaram com a ajuda de funcionários e pais para fazer os canteiros, o que deu muito certo. As turmas ficaram animadas com os resultados e o trabalho em equipe colaborou para a professora abordar valores como a cooperação e a persistência.
Conforme os relatos do gestor Ivan, os alimentos cultivados deixaram a merenda mais gostosa e os alunos aprenderam ensinamentos ecológicos, amplificando a necessidade de uma mudança de postura que é preciso implantar na sociedade com relação à natureza.