sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Escola Tomé Francisco com 100% das metas no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco - IDEPE


Equipe técnica da GEPEM conhece ações do PROEMI

            O Programa Ensino Médio Inovador que tem como objetivo de garantir o acesso à educação de qualidade aos jovens do Ensino Médio, com ampliação da jornada escolar, começou a funcionar na Escola Tomé Francisco da Silva no ano de 2017.  Na terça-feira, 25 de setembro, a técnica da GEPEM Elineide Carvalho, responsável pelo programa no estado de Pernambuco, acompanhada pela técnica da GRE Ana Markdalva Vasconcelos visitam a instituição para avaliar o funcionamento do Programa por meio do preenchimento de um instrumento de monitoramento pedagógico das ações do PROEMI.
            Documentos e evidencias foram analisadas, referente a horário de funcionamento, aplicação dos recursos, frequência dos estudantes, carga horária dos professores, alimentação, projetos e ações desenvolvidas nos campos curriculares.

            A equipe avaliou positivamente todas as ações, constatando a riqueza do programa na escola que tem contribuído para a formação integral dos jovens estudantes. Interação entre os alunos, com a realização de trabalhos em equipe, aperfeiçoamento de habilidades e melhor desempenho nas avaliações qualitativas.




O INGLÊS ALÉM DA GRAMÁTICA: ORALIDADE EM FOCO

Na noite de segunda-feira, 13 de setembro, os alunos do 1º ano do Ensino Médio participaram do Projeto O INGLÊS ALÉM DA GRAMÁTICA: ORALIDADE EM FOCO, organizado pela professora Samimily Martins com o apoio da equipe gestora e coordenadoras da Escola Tomé Francisco da Silva.
 A língua inglesa é uma das mais faladas no mundo inteiro e dominar o idioma é uma porta aberta para o mercado de trabalho e para conhecer novas culturas. Mas manter um diálogo pode ser um desafio para os estudantes. Com tantas regras gramaticais e pronúncias diferentes, a melhor maneira de alcançar a fluência é investir na conversação em inglês conforme a proposta desse projeto.
Na programação, houve a fala do gestor Ivan, da professora responsável Sammily e a participação dos alunos intercambistas Bárbara e Gabriel, os quais palestraram sobre suas experiências no PGM e responderam a perguntas direcionadas pelos estudantes.
O segundo momento ocorreu na sala de aula com exposição de fotos e grupos interativos para praticar inglês construindo diálogos e ouvindo músicas.

O projeto contribuiu com o estudante que será capaz de identificar e entender mais facilmente a pronúncia das palavras o que melhora, consequentemente, as suas habilidades de leitura e escrita e a sua confiança em falar o idioma.