quinta-feira, 8 de setembro de 2016

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO ALCANÇA O MELHOR IDEB DE PERNAMBUCO NO ENSINO FUNDAMENTAL


Com nota 8.1 no 5º ano e 6.6 no 9º ano, a Escola Tomé Francisco  superou a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015 no ensino fundamental, alcançando o primeiro lugar no estado de Pernambuco . Os dados do Ideb foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (8). O Ideb reúne, em um só indicador, dois conceitos para medir a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho em avaliações do MEC.
Para Ivan Nunes, gestor da Escola Tomé Francisco, "é fundamental um Projeto Político Pedagógico focado nas ações pedagógicas, elaborado, executado, avaliado e redirecionado em equipe, o que reflete nos bons resultados." Para conquistar excelência, muitas atividades inovadoras foram realizadas: Projetos de leitura; Feira do Conhecimento; Sarau Literário; Aulões, Motivação, Formação continuada; Plantão da Matemática; Clubinho da matemática: Reforço amigo; Monitoramento da aprendizagem; reuniões de pais e mestres e muito compromisso e dedicação de seus profissionais: gestores, coordenação, analistas educacionais, bibliotecárias, professores, porteiros, funcionários e ainda o envolvimento dos nossos alunos (que realizaram a Prova Brasil com responsabilidade) e familiares que são constantes parceiros da escola.
As políticas públicas do governo de Pernambuco, a exemplo do Pacto pela Educação, o apoio da GRE do Sertão do Alto Pajeú (gestora Cecília Patriota) também contribuem para a constante melhoria do desempenho da Escola Tomé Francisco da Silva, um bom exemplo de educação pública de qualidade social. 

I AULÃO ETFS 2016: ALUNOS DA TOMÉ RUMO À UNIVERSIDADE E AO SAEPE

       Amanhã (09/09) teremos o I Aulão destinado aos alunos do 9º ano e 3º Médio. O ENEM se aproxima e com ele a chance de entrar numa universidade. Acreditamos em nossos alunos e na competência de nossos professores, que este ano mais estudantes sairão direto da Tomé para universidades públicas e particulares.

Por isso, prepará-los para enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio é uma das prioridades da instituição. O "terceirão" 2016 também se prepara para o SAEPE (Sistema de Avaliação da Educação Básica de PE), com a responsabilidade de superar a meta de 2015. 

        O 9º ano do Ensino Fundamental está em ritmo de preparação para o SAEPE: a possibilidade de participar de um aulão cria expectativas e faz com que os alunos deste nível de ensino sintam-se atores do processo de aprendizagem na busca por resultados positivos.
        
           Com o novo IDEB cresce a nossa responsabilidade!

        Portanto, caro aluno! PARTICIPE! SEJA PROTAGONISTA da história da Escola Tomé Francisco e de sua própria história! 


          

Saiu o Resultado do IDEB 2015.



confira os resultados.
http://ideb.inep.gov.br/resultado/

Atenção alunos da Tomé: Terceiro simulado Hora do Enem já está disponível

Estará disponível a partir deste sábado (3) o terceiro simulado do programa Hora do Enem, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade ajudar os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  A prova contém 80 questões e pode ser acessada de um computador ou dispositivo móvel a partir das 8h deste sábado (3). As questões devem ser resolvidas em até 4 horas seguidas.
         
         O simulado é gratuito e segue disponível até o dia 10 de setembro. Para participar basta acessar o site www.geekiegames.com.br e fazer o cadastro. O simulado é elaborado seguindo o mesmo formato de avaliação do Enem, e estrutura similar, representando a experiência de prova.

          O Programa Hora do Enem é uma iniciativa do MEC e além dos simulados, oferece também uma plataforma de ensino gratuita e disponível a todos os estudantes do último ano do ensino médio. O sistema contém videoaulas, exercícios e ainda permite criar um plano de estudo personalizado de acordo com a necessidade do estudante. Pernambuco tem 38.433 estudantes utilizando a plataforma e, desses, mais de 32 mil são de escolas públicas.
A última edição do simulado Hora do Enem, promovida entre junho e julho, reuniu 8.490 estudantes no Estado. A prova teve, no total, mais de 360 mil participantes, de todos os estados do Brasil, com representantes de pelo menos 22 mil escolas. 

Intercâmbio Literário na ETE Paulo Freire

Na manhã de terça-feira, 06 de setembro, os alunos do 2º ano A da Escola Tomé Francisco encenaram uma peça baseada na obra Senhora de José de Alencar, na ETE PAULO FREIRE, em Carnaíba. Uma participação na Culminância do Projeto de Leitura da ETE. O convite foi do gestor Lisboa Gomes que proporcionou um significativo intercâmbio literário.

Os estudantes da Tomé foram acompanhados da professora Juliette Henrique, do gestor Ivan Nunes e a educadora de apoio Josilene Quidute. A apresentação é fruto do Projeto LITERART, da oficina sobre o Romantismo. 



Semana da Pátria: Hasteamento da Bandeira ao som da Banda Musical da Tomé.

                Na manhã de terça-feira, 06 de setembro, os estudantes da Escola Tomé Francisco participaram do hasteamento da Bandeira em comemoração ao dia 07 de setembro. O Dia da Pátria (também chamado Dia da Independência do Brasil) é um feriado nacional da pátria brasileira celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.




Uma lição de criatividade na culminância do projeto de leitura

Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Pensando nisso, a Escola Tomé Francisco da Silva realiza todos os anos “O Projeto O Prazer de Ler” que contempla atividades diversificadas para despertar em seus alunos o gosto pelos livros e garantir que eles consigam ler e entender os mais diversos tipos de texto.
Na sexta-feira, 02 de setembro, as crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental deram um show de criatividade e encantaram a plateia com lindas apresentações, baseadas nas temáticas e histórias trabalhadas nas oficinas. Eles se apresentam para os colegas, os pais e até para a comunidade, adquirindo o gosto pela leitura. 
Mostrar à família a importância dos projetos de leitura é fundamental, porque dessa forma a escola estabelece uma parceria com os pais para que o ambiente em casa também seja motivador para a criança.

A turma do 3º ano, da professora Adriana Medeiros, apresentou a peça teatral O MACACO E A VELHA do autor João de Barros.


A turma do 4º ano A, da professora Silene Carlos, apresentou uma aula de educação ambiental: UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA: TEATRO E COREOGRAFIA.

                            
A turma do 4º ano B, da professora Cassandra Lopes, apresentou a peça teatral ROMEU E JULIETA de Ruth Rocha. A coreografia da música NINGUÉM É IGUAL NINGUÉM de Milton Karan.



A turma do 5º ano, da professora Mônica Lima, apresentou O RECITAL O LUGAR ONDE VIVO. E ainda A DRAMATIZAÇÃO DA POESIA OU ISTO OU AQUILO de Ruth Rocha.