quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO CONTRA TURNO AJUDAM A MELHORAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA.

A equipe gestora da Escola Tomé Francisco da Silva tem investido bastante em atividades complementares no contraturno como estratégia de melhoria do desempenho dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O monitoramento e o acompanhamento de cada aluno bimestralmente favorecem a identificação dos problemas de aprendizagem e as necessidades específicas de intervenção pedagógica. Trata-se de uma mudança e tanto no ambiente escolar. É preciso ampliar o currículo, rever a duração das aulas e adaptar os espaços. Ainda é preciso reorganizar as turmas e o número de professores e funcionários e recalcular a quantidade de material e merenda. Para Ivan, gestor da escola, todas as condições estruturais para o devido funcionamento das atividades estão sendo garantidas, embora com muito malabarismo e esforço. A secretaria de Educação de Pernambuco tem contratado os professores e a escola tem buscado parceiros e planejado estratégias para ofertar espaço, material, merenda e almoço.
                 “Ficar mais na escola só é bom para o estudante quando as atividades são planejadas e têm objetivos claros e há um maior contato dele com o conhecimento”, afirma Sergio Martinic, professor da Pontifícia Universidade Católica do Chile ( PUC- CHILE). O sucesso dessas atividades na escola Tomé Francisco pode comprovar a afirmação do professor Sérgio. A equipe de coordenadores, Socorro Santos, Rosineide Oliveira, Ivan José, Josilene Quidute e a professora Josineide Quidute que acompanha a área de matemática, planejam semanalmente com os professores, permitem a integração entre os conteúdos da sala e do reforço e ainda prepararam material específico, como apostilas, garantindo a qualidade das atividades no contraturno.

              Os pais também participaram da definição das atividades e comprometeram-se em acompanhar a freqüência dos seus filhos, que, aliás, tem sido muito positiva. Semanalmente, em horário bem definido, são atendidos os alunos do ensino Fundamental I ( 5º ano, com a professora Mônica em 03 dias) e as turmas de 8º série e 3º ano do Ensino Médio com os professores José Neto e  Julliety  nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, ampliando e ou reforçando os descritores do SAEPE, Prova Brasil, Pacto pela Educação e ENEM.