terça-feira, 29 de agosto de 2017

FEIRA DO CONHECIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPOSIÇÃO EM DESTAQUE

Na quinta-feira 24/08/2017 a escola realizou a feira do conhecimento do ensino fundamental nas turmas do 6º ao 8º ano. Mais uma vez o despertar do interesse , o esforço para produzir e sistematizar  conhecimento foi  evidenciado em cada stand.  Observar os alunos revelando suas habilidades, mostrando independente da tenra idade que pode ser protagonista  e que  tem potencial,  provoca em nós a vontade de ir adiante.


Cultura  afrodescendente
Alunos do 6º A com a coordenação da professora Cristiane evidenciaram a influência e a importância da cultura afrodescendente para a formação do povo brasileiro, buscando o combate ao racismo e a valorização da pessoa independentemente da cor da pele.



Emotions

Alunos do 7º A e a professora Samilly apresentaram a forma de comunicação paralinguística ,geralmente usada nas redes sociais para  expressar-se quando estiver feliz,irritado,surpreso ou apaixonado... também para demonstrar aprovação, rejeição, saudação entre outras através de por meio de ícones ilustrativos de uma expressão facial. Na oportunidade também houve a tradução das palavras representativas das “emotions”  da língua inglesa para a portuguesa.

Cultura indígena

A lunos do 7º B e a professora Kenia  informou que  não há uma cultura indígena, mas várias, e cada povo desenvolveu suas próprias tradições religiosas, musicais, de festas, artesanatos, dentre outras, e que estas culturas exercem grande influência já que foram muitas as contribuições dos índios brasileiros para a nossa formação cultural e social. Também falou-se dos direitos dos índios e do apoio que devemos dar para que estes continuem existindo e preservando a própria cultura.


Como reduzir a produção de lixo no planeta

Alunos do 8º B e a professora Josefa Aparecida apresentam os problemas causados pelo acúmulo de lixo sólido no planeta bem como possíveis atenuantes, entre outros a coleta seletiva. O stand foi ilustrado com muitos  objetos confeccionados com materiais que geralmente são jogados fora,  os alunos prestaram muitas informações sobre o tema e aconselharam aos visitantes a repensar o consumo, reduzir, reutilizar e reciclar.



Aditivos alimentares
Alunos do 8º A e a professora Juliette apresentaram os variados tipos de aditivos alimentares, seus benefícios e malefícios e onde são comumente encontrados. Também foram apresentadas dicas de alimentação saudável através da pirâmide alimentar.





Propriedades do ar
Alunos do 6º B e a professora Dirlande realizaram experimentos diversos no intuito de demonstrar a existência e as propriedades do ar.