quinta-feira, 14 de junho de 2018

PROTAGONISMO E VOLUNTARIADO NA VI FEIRA DO CONHECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.

Os eventos da Escola Tomé Francisco da Silva, ao longo dos anos, procuram promover o protagonismo juvenil, envolvendo os estudantes no processo educativo com o objetivo de estimular a participação social desses jovens na comunidade.
Na VI Feira do Conhecimento, os estudantes do Ensino Médio foram protagonista, participando ativamente dos estandes, levando o conhecimento para todos os participantes. O grupo dos Blogueiros da Tomé, formado pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental: Ana Cecília, Ayron, Mikael, Maria Laura, participaram do evento entrevistando os convidados e voluntários, colhendo as impressões e avaliações sobre todas as ações promovidas na VI Feira do Conhecimento no dia 07 de junho, no horário da tarde.
O voluntariado também fez parte do grande evento. Muitos profissionais doaram  parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades promovidas na Feira. Registramos a colaboração de Ivete Tereza e Caliane Limeira (Enfermeiras do Hemocentro de Princesa Isabel); Pedro Mandu e Rariclese Pedro (Ex alunos); Jackson Miguel e Valéria Galdino (Professores das escolas convidadas); e ainda uma equipe de profissionais de beleza, como cabeleireiros.
Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo. Do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade (forte herança cultural e religiosa), reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores, e o compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento.
A VI Feira do Conhecimento do Ensino Médio também ensinou sobre  o potencial transformador que o protagonismo e o voluntariado representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.

CICLO DE PALESTRAS FOI REALIZADO NA VI FEIRA DO CONHECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.

O Ciclo de Palestras na VI Feira do Conhecimento do Ensino Médio, realizada na Escola Tomé Francisco da Silva, no dia 07 de junho, no horário da tarde, foi um sucesso. Foram realizadas três palestras durante o evento abordando diferentes áreas e temas.
A primeira palestra foi realizada pelos Bombeiros Gabriel Holanda e Renato Gomes da 5º Companhia Independente de Bombeiro Militar, sediada em Princesa Isabel e pertencente ao 3º Comando Regional de Bombeiro Militar (CREMI). Com uma oficina prática sobre como agir em caso de incêndio, os bombeiros orientaram os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio a melhor forma de agir em caso de incêndio ou acidente.
A segunda palestra foi realizada pelos povos indígenas Pankará de Floresta – PE: a professora coordenadora geral de educação indígena Maria Luciete Lopes (Aldeia Lagoa), os professores de Arte Indígena João Batista (Aldeia Lagoa) e Charles (Aldeia Boa vista). Os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio conheceram um pouco da história dos índios na atualidade. A palestrante Luciete abordou diversos assuntos como: educação, saúde, costumes, economia, política, direitos dos povos indígenas na atual conjuntura nacional.
A terceira e última palestra foi destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre a importância do SAEPE (Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco. Os professores formadores da GRE do Sertão do Alto, Eliane Nogueira, Markdalva e Diego ministraram a palestra com muita propriedade, informando os estudantes sobre os objetivos, a estrutura organizacional da avaliação e ainda o impacto positivo do resultado na Escola Tomé Francisco da Silva.
A avaliação dos palestrantes sobre o ciclo de palestra foi muito satisfatória, já que os alunos participaram ativamente, conforme depoimento do bombeiro Renato Gomes “Palestra aqui é 10, estou me sentindo muito realizado ao notar o excelente trabalho nesta instituição de ensino”.




ESPETÁCULO NA NATAÇÃO 2018: ATLETAS DA TOMÉ CONQUISTAM 21 MEDALHAS.


Na manhã de sexta-feira, 08 de junho, os atletas da Escola Tomé Francisco da Silva, acompanhados pelo professor Gleydson Medeiros, participaram dos 42º Edição dos Jogos escolares, FASE REGIONAL, realizados pela GRE do Sertão do Alto Pajeú, em Afogados da Ingazeira. Na modalidade natação.
 Em 2018, mais uma vez, a história se repete e a escola consegue destaque na competição de natação porque muitos dos seus atletas conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze.
Parabéns!
ATLETA
MODALIDADE
PREMIAÇÃO
Renale Beserra de Melo Freitas
Livre
Prata
Renale Beserra de Melo Freitas
Costa
Ouro
Renale Beserra de Melo Freitas
Peito
Bronze
Beatriz Leilane Freitas Fidelis
Livre
Ouro
Rafael Magno
Livre
Prata
Rafael Magno
Peito
Ouro
Marcos Vinicius Cipriano
400 metros livre
Ouro
Marcos Vinicius Cipriano
200 metros livre
Ouro
Ana Carolina de Melo F. Nunes
50 metros livre
Ouro
Ana Carolina de Melo F. Nunes
50 metros costas
Ouro
Ana Carolina de Melo F. Nunes
50 metros peito
Ouro
Rodrigo Cesar dos Santos Siqueira
100 metros costas
Ouro
Antônio Marcos Florentino de Lima
50 metros livre
Ouro
Antônio Marcos Florentino de Lima
50 metros costas
Prata
Emanuelly Beatriz Soares
50 metros livre
Ouro
Thamyres Emanuela M. Guimarães
Costa
Prata
Thamyres Emanuela M. Guimarães
Peito
Prata
Thamyres Emanuela M. Guimarães
Borboleta
Ouro
Yan Guilherme Oliveira F. de Sousa
100 metros peito
Ouro
Yan Guilherme Oliveira F. de Sousa
50 metros peito
Prata
Carlos Ricardo F. Mandu Bezerra
100 metros livre
Bronze