quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FESTA EM HOMENAGEM AO DIA DA CRIANÇA


Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre à procura de companheiros para brincar.
                                                                                                                      Rubem Alves

              A alegria deve fazer parte do cotidiano da criança, seja em casa, na sociedade e principalmente na escola, local propício ao seu desenvolvimento integral. No decorrer do ano letivo são promovidas várias atividades significativas que propiciam a felicidade desses pequenos estudantes, mas A FESTA DO DIA DA CRIANÇA é, sem dúvida, um evento muito esperado porque traz um cardápio de atividades e guloseimas diversificado, recheado de tudo que as crianças gostam: danças, brincadeiras, desafios, sorteio de prêmios, além de pipoca, balas, sorvete, cachorro quente, bolo, refrigerante, presentes e lembrancinhas. Para abrilhantar ainda mais, a equipe da Escola Tomé Francisco preparou uma ornamentação especial com toque de aniversário infantil.
          A festa aconteceu no dia 11 de outubro, no período da manhã, envolvendo as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Na programação do dia, houve a apresentação da Banda Marcial Infantil de Tavares, sob a responsabilidade de Leidecler, e do DJ Anchieta que fez animação da festa da criançada.




ÚNICA ESCOLA DE PERNAMBUCO COM 02 GÊNEROS SELECIONADOS


TOMÉ É SEMIFINALISTA NA

      Contemplar a felicidade no rosto das duas alunas classificadas para a fase Regional é uma experiência gratificante para os professores e gestores que confirmam a eficácia educacional da escola no cenário Estadual e Nacional. Em 2009, A professora Rosineide Alves de Almeida Oliveira, vivenciou esta experiência com a aluna Flávia Almeida, no gênero crônica, participando, como semifinalista, em Curitiba.

       Dessa vez, as alunas Emanuelly de Oliveira Andrade, estudante do 5º ano.
 (Gênero poema) e Lílian Dayane de carvalho Torres, estudante do 7º série.
(Gênero memórias), ambas da professora Cristiane Patrícia, conquistaram lugar no pódio e seguem para os encontros da etapa regional, cujo objetivo é ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho do docente. Os encontros serão realizados sob a coordenação do CENPEC reunindo professores e respectivos alunos. No Gênero Poema – Fortaleza- e no Gênero Memórias – Belo Horizonte. A etapa regional classifica os textos para a Etapa Nacional. As duas etapas acontecerão no mês de novembro.

    A comissão Estadual de Pernambuco selecionou apenas 10 textos para a etapa regional, entre eles, a Escola Tomé Francisco, classificou 02, registrando mais um grande marco na sua história. O sucesso nesta Olimpíada deve-se ao trabalho da equipe de professores de Língua Portuguesa: Rosineide Alves, Rosilene (Rose), Socorro Sousa, Cristiane Patrícia, Silene Carlos, Cássia e Adriana (estagiárias) e da equipe de coordenadoras – Josilene Quidute e Socorro Santos - que apoiam, orientam e ajudam os professores na seleção e revisão dos textos, garantindo que a escola seja bem representada com produções de excelente qualidade que cumprem com sua função comunicativa.

INFORMAÇÕES SOBRE OS TEXTOS SELECIONADOS:

Categoria: Memórias literárias
GRE AFOGADOS DA INGAZEIRA
08-Número do texto: 255.537
Título: QUE TEMPO BOM QUE NÃO VOLTA MAIS
Município: Quixaba
Escola: ESCOLA TOME FRANCISCO DA SILVA
INEP: 26018977
Diretor (a): Ivan José Nunes Francisco
Professor (a): CRISTIANE PATRÍCIA DE LIMA
Aluno (a): LÍLIAN DAYANE DE CARVALHO TORRES
Selecionado

Categoria: Poema

GRE AFOGADOS DA INGAZEIRA
10-Número do texto: 255.526
Título: COISAS DA MINHA TERRA
Município: Quixaba
Escola: ESCOLA TOME FRANCISCO DA SILVA
INEP: 26018977
Diretor (a): Ivan José Nunes Francisco
Professor (a): CRISTIANE PATRÍCIA DE LIMA
Aluno (a): EMANUELLE DE OLIVEIRA ANDRADE
Selecionado

SOBRE A OLIMPÍADA - A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,  a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.