sexta-feira, 12 de setembro de 2014

1º AULÃO “APRENDENDO MAIS” – RUMO AO SAEPE E ENEM 2014


Na quinta-feira, 11/09 os alunos do 9º ano e do 3º ano do Ensino Médio participaram do 1º aulão 2014. A iniciativa foi motivada pela necessidade de complementação de estudos para o SAEPE e ENEM, já que o tempo do reforço escolar e do horário normal de aulas tornou-se insuficiente para a demanda de conteúdos que caem nas provas.
125 alunos das três turmas chegaram logo cedo à escola, onde foi servido café da manhã antes de iniciar as atividades. Em seguida, teve início o aulão, desta vez, constituído pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para o 9º ano e Língua Portuguesa, Química e Física para o 3º Médio. Ministrado pelos professores: José Neto, de Química, Edinete e Aparecida, de Matemática; Socorro Souza, Jaciara, Cristiane, Juliette e Rosineide, de Língua Portuguesa; Josineide e Iranete, de Física.
A participação dos alunos foi excelente, demonstraram bastante interesse, comprovado no momento de verificação da aprendizagem, quando a maioria realizou as atividades propostas com bom índice de acertos. O aulão foi possível graças ao empenho da gestão, da coordenação pedagógica e dos professores, sendo esta uma das ações de intervenção de preparação para as avaliações externas. A meta é realizar mais dois aulões, contemplando mais disciplinas, descritores e habilidades do currículo.
É gratificante perceber que inovar na metodologia é um dos caminhos para promover a aprendizagem e motivar a participação dos alunos. PARABÉNS aos professores pelo desempenho e aos alunos, que continuem se esforçando, sendo protagonistas na construção do seu futuro e contribuindo para a melhoria dos índices de desempenho da Escola Tomé Francisco.


Lembrancinha distribuída aos alunos




EQUIPE DO ALFABETIZAR PLANEJA AÇÕES DO PPP PARA SETEMBRO.

           Na quinta-feira, 11/09, os professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, coordenados pela educadora de apoio Josilene Quidute Nunes, planejaram as ações agendadas no Projeto Político Pedagógico a serem vivenciadas no mês de setembro.
         Na pauta, vários temas foram abordados: planejamento de Artes, revisão da ficha de leitura e escrita e reflexão sobre a reunião de pais, além do Palanquinho de Leitura organizado pelas bibliotecárias Ana e Thamires, junto com o monitor do Mais Educação Danilo Maia. Para o encontro foram listados os seguintes objetivos:

Ø  Estimular e valorizar a prática de desenho nos anos iniciais a partir da exploração de suportes, materiais, instrumentos e temáticas variadas, e em especial, em torno da representação da figura humana.
Ø  Analisar o desempenho dos alunos na ficha de leitura e escrita, refletindo a partir de critérios avaliativos da produção textual.
Ø  Planejar a reunião de pais e mestres.
Ø  Compartilhar as ações de incentivo à leitura, planejadas pela Biblioteca.

       Para a coordenadora Josilene Quidute, trabalhar com uma agenda de ações garante a eficácia do Projeto Político Pedagógico, pois a organização do tempo pedagógico evita o improviso e garante a eficácia do ensino aprendizagem, pois não basta pensar, é preciso agir e fazer com que as ações aconteçam no tempo certo.



FAIXA DE DIVULGAÇÃO E VALORIZAÇÃO PELOS RESULTADOS DO IDEPE/IDEB.

        O ambiente da Escola Tomé Francisco já ganhou um novo cenário. As faixas de divulgação e valorização pelos resultados do IDEPE/IDEB foram devidamente providenciadas pela equipe gestora e afixadas no pátio interno da instituição, assim toda comunidade escolar e visitante terão acesso ao excelente resultado alcançado nessas avaliações.