quarta-feira, 28 de agosto de 2019

SALA TEMÁTICA: ATUALIDADES: OLHOS NO PRESENTE E FOCO NO FUTURO

           MANHÃ:ENSINO FUNDAMENTAL º - 9º ANO
  SALA 1: CASSANDRA LOPES
                SALA 2: KÊNIA, E IRANETE

TARDE:    ENSINO MÉDIO
                SALA 1: SOCORRO FRANCISCO
                  SALA 2: ADRIANA MEDEIROS

A ideia de trabalhar com temas cotidianos e atuais, atende às  exigências da LDB nº9394/96 e do currículo de Pernambuco alinhado a BNCC (Base Nacional Curricular comum).
Ao discutir temas  atuais, o aluno deixa de ser mero expectador, e passa a ter um papel fundamental como agente que pode sugerir e resolver problemas que impactarão sua vida e a sociedade na qual está inserido. Ao Aproximar o dia da dia do aluno ao conhecimento científico a escola e seus atores favorecem uma aprendizagem significativa e protagonista.
Quando se trata de alunos do Ensino Médio, aspectos sobre atualidades têm sido uma constante em questões das provas dos últimos anos do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), de outros vestibulares e também concursos públicos.
“Tendo em vista a formação  de cidadãos  críticos reflexivos e atuantes, a sala temática: “ATUALIDADES:OLHOS NO PRESENTE E FOCO NO FUTURO” preparou uma metodologia recheada de estratégias que favorecem a leitura sob diversas óticas e a análise de conteúdos que permeiam o cotidiano dos estudantes. Entre os objetivos desta proposta estão:
-Favorecer a compreensão  e fruição leitora por meio de temas atuais;
-Discutir temas polêmicos do cotidiano, posicionando – se com argumentos plausíveis.
- Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição, avaliando a pertinência das informações que os fundamentam.

As estratégicas metodológicas estão descritas a seguir:

1º momento:  1º DIA - Lendo, problematizando e se posicionando:
I-Apresentação da oficina temática ( objetivos,avaliação, contrato didático).
-Apreciação e contextualização das músicas: Como uma onda de Lulu Santos; e Metamorfose  ambulante de Raul Seixas;
-Leitura e discussão de textos;
-Debate regrado acerca dos temas abordados (Cada equipe sinaliza com uma placa se curte ou não curte o tema de cada texto, apresentando argumentos);

II- Apreciação e discussão de vídeos sobre a crise da Venezuela e os avanços da neurociência, Os benefícios da conquista da lua no cotidiano das pessoas.
·         Questionamentos sobre os vídeos.

2º momento: Contextualizando e produzindo ( 2º dia)
·         Organização para os trabalhos em grupo
-Produção de uma página de rede social ( Facebook , instagran).
-Cada equipe produzirá uma página de facebook ou instagran abordando os temas discutidos.
-Produção de um infográfico sobre a crise da Venezuela.
-Produção de notícias sobre os temas abordados.
-Produção e releitura de charges
-Socialização dos trabalhos e avaliação das oficinas.
















              

MERGULHE NA MAGIA DOS CONTOS DE AMOR E DE SUSPENSE

Foi este o convite que os alunos e alunas do 8º  e 9º anos receberam como proposta de Língua Portuguesa, logo que iniciou o projeto “O Prazer de Ler. A magia dos contos contagia mesmo quem não gosta muito de ler, pois essas narrativas curtas, muitas vezes com desfecho  inusitado, contam histórias de personagens ora fantásticos, ora semelhantes à realidade.
 As professoras PAULA FERNANDES e CRISTIANE PATRÍCIA ministraram a oficina, que teve por objetivo reconhecer a importância de obras literária nacionais para a formação da consciência e da identidade do povo brasileiro, relacionando gênero textual Conto ao momento contemporâneo, através da Identificação dos elementos que compõem sua estrutura: conflito, tempo, espaço, narrador, personagens, clímax, enredo e desfecho.
Uma leitura deleite do Conto OLHOS D’ÁGUA, de Maria Conceição Evaristo foi feita pela professora e apreciada pelos alunos: uma história emocionante, na qual a autora relembra os tempos de sua infância e o sofrimento de sua mãe. “O conto se apresenta”, de Moacyr Scliar foi outro conto lido, desta vez, lido pelos alunos, no qual o autor usa a metalinguagem e a personificação definir o gênero textual.
A oficina teve prosseguimento com a exposição dialogada, através de slides, sobre o gênero textual Conto e os elementos que o compõem; a leitura dos contos MEDO, de Cora Coralina e A DISCIPLINA DO AMOR, de Lígia Fagundes Telles, com respectiva interpretação oral.
Como oficina de produção, cada grupo recebeu um conto diferente para ler e analisar, identificando seus elementos constituintes e expressando, através de desenho, o que mais o emocionou na história. Concluído o trabalho, os alunos contaram para a turma o conto lido e socializaram a análise realizada.   O trabalho de todos os grupos está sendo organizado em formato de álbum seriado para exposição e apreciação da comunidade escolar.
E assim, os alunos do 8º e 9º ano foram transportados para um mundo tão imaginário, quanto real dos contos, na fala do poeta José Saramago: “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”.



VAI CARTINHA FECHADA, NÃO DEIXA NINGUÉM TE ABRIR


Uma viagem da carta pessoal ao instagran.

Foi em clima de música dos saudosos Luiz Gonzaga e Zé Dantas, “A letra I”, que a oficina de leitura sobre o gênero textual CARTA PESSOAL foi introduzida pelas professoras Juliette Henrique, Daniela Justino e Cristiane Patrícia, com os alunos e alunas do 6º e 7º anos do ensino fundamental.
A carta, um gênero textual pouco utilizado atualmente, possui uma longa história: selaram amores, enviaram boas e más notícias, fortaleceram amizades, registraram fatos históricos, a exemplo da Carta de Pero Vaz de Caminha, numa época onde não existiam as tão famosas e dinâmicas redes sociais atuais. Portanto, levar ao conhecimento dos estudantes a importância deste gênero textual para a história da comunicação da humanidade torna-se relevante e instigante para a formação d conhecimento em Língua portuguesa.
Com o objetivo de refletir  sobre as práticas de correspondências escritas através dos tempos, destacando a carta pessoal e os gêneros digitais que substituíram a utilização este tipo de correspondência na atualidade, a oficina “Uma Viagem da Carta Pessoal ao instagran” iniciou na semana anterior ao projeto com uma sessão de cinema (com direito a pipoca) do filme “Central do Brasil”, de Walter Sales.
Na semana do projeto, a oficina  foi iniciada com tempestade de ideias para avaliação do conhecimento prévio do aluno, com a utilização de cartaz com alguns questionamentos.
Em seguida, os alunos assistiram ao vídeo “História de uma carta” (do canal Vila Sésamo); fizeram a  leitura de uma carta extraída do livro “Ana e Pedro”, de Vivina de Assis Viana e Claver Ronald, devidamente explorada oralmente.  O resumo do livro “Ana e Pedro”, foi  lido pela professora, que explicou que o referido livro é todo escrito com troca de cartas entre os dois protagonistas. O vídeo “História das cartas até o surgimento da internet” foi bastante apreciado pelos alunos, fazendo uma análise crítica sobre as vantagens e desvantagens da internet.
Após exposição dialogada sobre a estrutura dos gêneros textuais Carta pessoal e E-mail, os alunos cantaram a música “A Carta”, de Renato russo e Erasmo Carlos. Em seguida, os alunos iniciaram a oficina de produção com várias opções de escolha para os grupos: responder a carta de Ana; criar um perfil de Facebook ou Instagran para Ana e Pedro, com troca de mensagens;  transformar uma mensagem de e-mail em carta; a partir do resumo da história de Ana e Pedro, criar um capítulo sobre o encontro dos 2; produzir uma paródia, contando a história das cartas no Brasil até o advento das redes sociais; transformar mensagens de e-mail em mensagens de whatsapp; confeccionar cartaz de propaganda do livro “Ana e Pedro”