terça-feira, 24 de outubro de 2017

Escola Tomé Francisco participa do Programa Saúde na Escola – PSE

Na tarde da ultima segunda feira 16, o Acadêmico em Enfermagem Antônio Coimbra, realizou duas palestras educativas para alunos da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, no Distrito de Lagoa da Cruz, municipio de Quixaba. As palestras foram relacionadas a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis-IST's, através do programa municipal Saúde na Escola -PSE, proferida à alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.
















Concluintes do Ensino Fundamental da Tomé participam da I Consulta Especializada para os TCFs

Estudantes do 9º ano Ensino Fundamental da Escola Tomé Francisco da Silva participaram I Consulta Especializada para os TCFs - Trabalhos de Conclusão do Fundamental (TCF). Uma proposta inovadora que oportuniza os estudantes debaterem sobre a temática de cada grupo com um especialista na área de conhecimento que tenha experiência e domínio do assunto. Uma ideia da Educadora de apoio e coordenadora do Projeto na escola, Josilene Quidute.
  Monitorados por professores, 80 estudantes, distribuídos em 14 trabalhos com temáticas relacionadas a temas como, Câncer, Bulling, Racismo, Abuso Sexual, Violência Contra a Mulher, Funcionamento de aparelhos Digitais, Vida em outros Planetas, alimentação saudável, dentre outros; conversaram e levantaram questões com os profissionais mais experientes, convidados para coordenar o debate em cada mesa temática.

Para colaborar e enriquecer o trabalho de pesquisas a escola contou com a presença de Patrícia Roberta- GRE- SAP, Jackson do Amaral GRE- SAP, Marcicleide Paula GRE- SAP, Luiz Roberto- Farmacêutico, Francisco de Carvalho- Engenheiro Químico, SonaydeKarllany- Médica, Diomar Pegado- Médico, Irismar Mangueira- Gestor Ambiental, Felipe Fernandes- Médico e Carlos Domingos- Advogado, para que fosse realizado com sucesso a I Consulta Especializada do TCF. Foi um momento gratificante para todos. O envolvimento dos estudantes, a interação com o especialista, a curiosidade, a dedicação à pesquisa, a ampliação do conhecimento... Tudo isso surpreendeu a todos os participantes. Os alunos conseguiram desenvolver conceitos de AUTORIA, CRIAÇÃO, PROTAGONISMO E AUTONOMIA, conforme proposta do TCF e, certamente, já estarão com uma bagagem rica de conhecimentos quando chegarem ao ensino médio.