terça-feira, 1 de março de 2016

Alunos da Tomé já estão inscritos na 12º Olimpíada Brasileira de Matemática.

         
                  A Escola Tomé Francisco da Silva já inscreveu seus alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio na OBMEP 2016. A Obmep será realizada em duas fases e premiará 6.500 alunos com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas.

                A primeira fase acontecerá no dia 7 de junho e será composta por questões objetivas, que serão aplicadas nas próprias escolas inscritas e corrigidas pelas mesmas com base no gabarito enviado pela coordenação da Olimpíada. Já a segunda está marcada para 10 de setembro, com questões dissertativas, aplicadas em locais definidos pela coordenação da Obmep e corrigidas por professores indicados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). No dia 30 de novembro, os resultados serão divulgados na página da Olimpíada na Internet.

Passagem segura do 5º para o 6º ano: uma conversa com as famílias.


                           Quando os professores do 5º e do 6º ano dialogam com as famílias sobre as mudanças do 5º para o 6º ano, a transição é mais tranquila. O ensino é aprimorado e a aprendizagem ocorre de forma contínua. Pensando nisso, a equipe gestora organizou uma pauta de reunião com as famílias para discutir essa transição. nesta terça-feira, 01/03, às 8 horas.O objetivo é discutir as mudanças que os filhos terão no plano físico, afetivo e social e firmar uma parceria com a escola no período de adaptação dos alunos.
               Na trajetória de nove anos do Ensino Fundamental, há um ponto específico, uma curva em que muitos alunos vacilam: a chegada ao 6º ano. Além de se depararem com vários professores, eles precisam se acostumar rapidamente com a forma como os docentes ensinam - mais focada nos conteúdos do que nas necessidades das crianças.

           Alguns professores ministraram a reunião, Bom Conselho Fernandes e Rosilene ( 6º ano A) Danúbia e Kássia ( 6º ano B) esclarecendo vários pontos, como: horário de aulas, ensino religioso, progressão parcial, avaliação, reensino, deveres de casa, trabalho em grupo, etc. A intenção é esclarecer dúvidas e em vez de buscar culpados, os professores da Escola Tomé Francisco trabalham para que os alunos não hesitem nessa esquina e continuem aprendendo.


Encontro de fortalecimento de vínculos com os pais das crianças


                            Todo educador sabe que é um desafio conduzir uma reunião de pais proveitosa. Afinal, os familiares chegam a esse tipo de encontro com muita expectativa para saber sobre os filhos, o que pode resultar em discussões a respeito de problemas individuais e afastar o debate da pauta organizada. O objetivo principal dessa reunião, logo no início do ano letivo, foi o de estabelecer um diálogo produtivo com as famílias e levantar informações que podem ser úteis na organização da rotina das crianças do 3 ao 5º ano do Ensino Fundamental. Essa troca de ideias também faz bem aos familiares, pois eles conseguem entender como as propostas de trabalho desenvolvem as habilidades dos estudantes e ampliam as experiências deles. "Quando os responsáveis pela Educação da criança em casa e na escola conversam, têm mais elementos para entendê-la e apoiá-la", diz Josilene, educadora de apoio.
               A reunião aconteceu na terça-feira, 01/03, pela manhã. No primeiro momento, o gestor Ivan recepcionou os pais no pátio interno e conduziu os informes gerais: horários, intervalos, materiais necessários, uniformes, refeições, utilização dos espaços, regras de convivência, frequência, calendário escolar, fardas, resultados, uso do celular e estiletes, entre outros. No segundo momento, os pais foram conduzidos às salas , onde as questões de ensino e aprendizagem foram detalhadas com os educadores.





PROFESSORES DO 5º ANO HOMENAGEIAM A PROFESSORA ÂNGELA.



                         Nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, os alunos do 5º ano organizaram uma simples homenagem para a professora Ângela Oliveira. Ela foi professora da turma do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Uma homenagem muito merecida a quem dedicou sua vida na missão de educar e agora vai descansar em virtude de sua aposentadoria. 

GOVERNADOR DE PERNAMBUCO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DA PE 350 NA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, acompanhado de comitiva formada por líderes políticos do Legislativo e do Executivo assina ordem de serviço da conclusão da PE 350 que liga Carnaíba ao Distrito de Lagoa da Cruz, Quixaba, na divisa com o estado da Paraíba.

Às 10 horas da manhã do sábado, dia 27, o distrito de Lagoa da Cruz, município de Quixaba e a Escola Tomé Francisco receberam a ilustre visita do Governador de Pernambuco Paulo Câmara em evento que teve como finalidade a assinatura da ordem de serviço da conclusão da obra da PE 350 pelo Governador Paulo Câmara e pelo Prefeito do município José Pereira Nunes (Zé Pretinho).
O evento contou com a presença de autoridades políticas federais e estaduais, do Secretário dos Transportes Sebastião Oliveira, de  líderes do governo, vereadores do município de Quixaba e de Princesa Isabel, da primeira dama do município de Quixaba, Socorro Nunes, da Gestora da GRE do Sertão do Alto Pajeú, Cecília Patriota e seu esposo Dr. Anchieta Patriota, Acessor da Casa civil do estado, da Secretária de Educação do Município de Quixaba, Adiene  Medeiros , da  comunidade quixabense, estudantes, professores e gestores da escola anfitriã e das escolas municipais e estadual.
O governador e a comitiva foram recebidos pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental que os saudaram com um BOM DIA bem especial. A Banda de Música São Sebastião, do município de Quixaba, abrilhantou o evento, recebendo as autoridades e comunidade na quadra da escola.
O evento teve início com a assinatura da ordem de serviço pelo governador Paulo Câmara e pelo Prefeito  José Pretinho,  recebendo os aplausos do público. Em seguida, houve o pronunciamento das autoridades. Em seus pronunciamentos ressaltaram a importância da obra, que trará benefícios à população, ligando Pernambuco ao estado da Paraíba, relembraram o saudoso Eduardo Campos, que iniciou a estrada e prometeu que ela chegaria á Escola Tomé Francisco, no distrito de Lagoa da Cruz.
O Deputado Estadual Alberto Feitosa em seu discurso falou do trabalho que o governo vem realizando, e fez menção à Escola Tomé Francisco e ao trabalho educativo que desenvolve na região, lembrando a promessa de Eduardo Campos sobre “a estrada que conduzia à escola.” Na época em que o saudoso Eduardo Campos visitou a escola, houve um grande temporal e o acesso na sua chegada estava muito crítico devido a existência de muita lama, então ele prometeu que o sonho da estrada seria realizado em Quixaba  e Lagoa da Cruz.
O Secretário dos Transportes, Sebastião Oliveira, com muito entusiasmo falou do município de Quixaba que se destaca na educação, mencionou  a gestão da escola, professores e alunos, referindo-se a mesma com as palavras: “Da flor de quixaba brota os frutos do sertão”.
O prefeito José Pretinho falou da felicidade que estava sentindo com a concretização da obra, agradecendo ao gestor Ivan Nunes e equipe da escola pela acolhida assim como pelo trabalho que realizam na educação de Quixaba. Agradeceu ao governador Paulo Câmara a conclusão da estrada e a construção de uma passagem molhada, ora inaugurada no município, também pelo apoio do deputado estadual Alberto Feitosa. Zé Pretinho ainda fez algumas reivindicações ao governador, como o apoio para a ampliação da Escola Municipal Manoel Joaquim de Santana, localizada no distrito de Lagoa da Cruz, a Academia da Saúde e obras de saneamento.
O governador Paulo Câmara em seu discurso cumprimentou a todos, inclusive a gestão da escola, os alunos, os professores e funcionários. Falou da atual crise econômica e política do país, enfatizando que não representa entrave para que o Governo trabalhe pelo progresso do estado, continuando o trabalho realizado por Eduardo Campos, mantendo-se firme na vontade de ajudar o povo. Falou da importância das parcerias, dos desafios da saúde como a luta contra o Aedes Egypty, da segurança, do tráfico de drogas, infraestrutura, agricultura.
Enfatizou o carinho que tinha pelo município de Quixaba, mesmo antes de conhecê-lo, da educação de qualidade, do compromisso dos professores, da Escola Tomé Francisco, lugar, segundo ele, onde o sonho de Eduardo de Campos de “ver o filho do rico e do pobre estudando juntos” acontece. Ainda destacou que vai olhar com carinho as reivindicações do prefeito e das escolas. Foi um discurso que trouxe esperanças para todos os presentes.
A gestão agradece e sente-se lisonjeada pela escola ter sido anfitriã de tão importante evento, assim como as menções feitas ao trabalho realizado pela instituição. Parabeniza o Prefeito José Pretinho em nome da comunidade escolar pela luta pela concretização do término da estrada e ao governador Paulo Câmara por ser agente transformador da realidade do Distrito de Lagoa da Cruz, com a efetivação da obra.