sexta-feira, 11 de maio de 2018

IV concurso “Água: Juntos Vamos Preservar”: vencedores da categoria vídeo. Etapa escolar.


A escola Tomé Francisco participou, mais um ano, do concurso “Água: Juntos Vamos Preservar”, realizado pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Compesa e o Shopping RioMar. Na categoria vídeo foram vencedores na etapa escolar 03 trabalhos dos alunos do 6ºe 9º ano do Ensino Fundamental.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 15 de maio no site da Secretaria (www.educacao.pe.gov.br). A cerimônia de premiação será realizada no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping RioMar. Os trabalhos vencedores ficarão expostos no centro de compras no período de 05 a 10 de junho de 2018.


Vencedores da categoria vídeo:

Vídeo 1
Aluno: Pedro Ícaro Cordeiro

















Vídeo 2
Alunos:
Caio Henrique Quidute Nunes
Everton Florentino de Araújo
Maria Clara Domingos Nunes







Vídeo 3
Alunos:
Ana Carolina de Melo Freitas Nunes
Ana Cecília de Medeiros Silva
José Ayron Marçal Medeiros de Sousa

Vencedores da Quarta edição do concurso “Água: Juntos Vamos Preservar” – etapa escolar- categoria desenho.

A escola Tomé Francisco participou, mais um ano, do concurso “Água: Juntos Vamos Preservar”, realizado pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Compesa e o Shopping RioMar. Na categoria desenho, foram vencedores na etapa escolar 10 trabalhos dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, os quais foram enviados para participarem da Etapa estadual.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 15 de maio no site da Secretaria (www.educacao.pe.gov.br). A cerimônia de premiação será realizada no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping RioMar. Os trabalhos vencedores ficarão expostos no centro de compras no período de 05 a 10 de junho de 2018.


Vencedores da categoria desenho
·         Kauan Evandy de Medeiros
·         Luandson da Silva Siqueira
·         Samia Antas Xavier
·         Maria Eduarda Ferreira de Andrade
·         Matheus Vinícius Quidute Nunes
·         Lorena Rêgo Barbosa
·         Maria Eduarda Pereira Melo
·         Brígida de Andrade Rêgo
·         Maria Rita Gomes Diniz
·         Ítalo Yan Batista Duarte


IVAN PARTICIPA DA REUNIÃO DE PACTUAÇÃO DE METAS 2018


O município de São José do Egito, localizado no Sertão do Estado, recebeu nesta quarta-feira (02) mais uma edição da reunião de Pactuação de Metas 2018, promovida pela Secretaria Estadual de Educação. O encontro aconteceu na Escola Técnica Estadual Professora Célia Siqueira, uma das 42 escolas ligadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Alto Pajeú, e reuniu todos os gestores das unidades de ensino da regional. A comitiva da pasta chegou à cidade acompanhada da Caravana da Educação, ação que movimentou mais de dois mil estudantes.
A reunião de Pactuação de Metas é uma ação que já faz parte do calendário anual da Secretaria de Educação e é uma das atividades estratégicas do Pacto pela Educação. O gestor Ivan José Nunes Francisco assinou o contrato com a pactuação das metas da Escola Tomé Francisco da Silva para o ano de 2018. Para o gestor, a cada ano, os desafios aumentam, pois a o resultado da instituição já é bastante elevado.

Conheça as metas da Tomé para 2018


ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA, LAGOA DA CRUZ QUIXABA-PE.



NÍVEL DE ENSINO
IDEPE EFETIVAMENTE ALCANÇADO EM 2016

META IDEPE- ESPERADO EM 2018

ESFORÇO DA ESCOLA
Média de Língua Portuguesa e Matemática
Média de Língua Portuguesa e Matemática
Média de Língua Portuguesa e Matemática
5º ano do Ensino Fundamental

8,12

8,32

0,20
9º ano do Ensino Fundamental

6,10

6,30

0,20
3º ano do Ensino Médio

6,18

6,38

0,20

PROEMI EM AÇÃO: SEMINÁRIO SOBRE A CULTURA BRASILEIRA NAS REGIÕES DO BRASIL


Na noite da segunda-feira, 07 de maio, os alunos do 3º ano do Ensino Médio, orientados pela professora Daniela Justino, realizaram um seminário para apresentar os trabalhos de pesquisa sobre a cultura brasileira nas regiões do Brasil. Os grupos apresentaram um resumo de cada região, intercalando com músicas e a degustação das comidas típicas de cada região.











Conselho de classe: um espaço de reflexão dos resultados do I Bimestre


O conselho de classe é uma das poucas oportunidades em que é possível reunir os docentes das diversas disciplinas de um mesmo ano com o objetivo de analisar os processos de ensino e de aprendizagem sob múltiplas perspectivas. Na escola Tomé Francisco, o primeiro Conselho de Classe aconteceu no dia 08 de maio, no horário de 08 as 13 horas, com a participação da equipe gestora, da coordenação, da analista Educacional e de todos os professores das turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
As discussões favorecem aspectos como a análise do currículo, da metodologia adotada e do sistema de avaliação da instituição. O momento foi oportuno porque possibilitou aos professores uma interessante experiência formativa, permitindo a reavaliação da prática didática. Para Josilene, a intenção do Conselho não é o de julgar o comportamento dos alunos, mas compreender a relação que eles desenvolvem com o conhecimento e como gerenciam a vida escolar para, quando necessário, propor as intervenções adequadas.
             Após a análise dos resultados de cada turma, em cada disciplina, todos  juntos, a gestão, o orientador e os docentes  definiram alguns encaminhamentos que levem à melhoria da qualidade da produção dos estudantes, como: melhoria da prática pedagógica, reunião de autoavaliação com os alunos, promoção de reforço escolar, grupo de estudos, entre outros.




FAMILIARES CONHECEM O RESULTADO DO I BIMESTRE: BOLETIM QUE CONTEMPLA OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS.


Na reunião do dia 08 de maio, os pais e ou responsáveis pelos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva foram surpreendidos com a estratégia utilizada pela equipe escolar em apresentar além do Boletim tradicional contendo as notas de todas as disciplinas do currículo, no caso com a avaliação dos conteúdos conceituais, também receberam um Boletim com avaliação individual de cada aluno abordando os conteúdos atitudinais, os quais se referem à formação de atitudes e valores fundamentais para o sucesso na aprendizagem.
O boletim com os conteúdos atitudinais foi muito elogiado pelos pais e entenderam a importância da participação, do compromisso e da responsabilidade dos filhos para o sucesso do ensino e da aprendizagem. Veja os aspectos avaliados:

PRAZOS – ENTREGA OS TRABALHOS E TAREFAS NA DATA SOLICITADA?
EMPENHO – REALIZA TODAS AS TEREFAS NA SALA?
MATERIAL – TRÁS O LIVRO DIDÁTICO E OS DEMAIS MATERIAIS ESCOLARES?
TRABALHOS – DEIXA TRABALHOS SEM FAZER OU INCOMPLETO?
RESPEITO – ATRAPALHA AS AULAS COM CONVERSAS E BRINCADEIRAS?
PARTICIPAÇÃO – PARTICIPA ATIVAMENTE DAS AULAS?
INTERAÇÃO – PRESTA ATENÇÃO E TIRA SUAS DÚVIDAS COM O PROFESSOR?
REGRAS – CUMPRE TODAS AS REGRAS DO REGIMENTO ESCOLAR?
PROVAS – DEMONSTRA TER ESTUDADO PARA A PROVA?






FAMILIARES DOS ALUNOS DA TOMÉ CONHECEM AS 10 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. O documento define 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas pelos alunos e os novos fundamentos da educação brasileira, a fim de construir um ensino linear. Dessa forma, é legal também estimular os pais e responsáveis a lerem e conhecerem as novas propostas. Assim, todos estarão por dentro das novas mudanças, gerando uma harmonização, boa comunicação entre pais, escola e alunos contribuindo para um excelente desenvolvimento pedagógico.

A reunião do dia 08 de maio tratou das 10 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC com os pais e responsáveis pelos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio da escola Tomé Francisco da Silva. A reflexão e discussão das 10 competências (Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo,

Repertório cultural, Comunicação, Cultura Digital, Trabalho e Projeto de Vida, Argumentação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania) foram de fundamental importância para que os pais e responsáveis compreendessem que a proposta da BNCC é colocar o estudante como agente ativo da sua própria educação,  fazendo com que ele saiba identificar problemas, compreender conceitos, propor soluções, interagir com os colegas de classe, argumentar e etc. Aprendizagens sintonizadas com as necessidades dos alunos, gerando maior engajamento e adequando-se aos desafios da sociedade atual.





DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E ANALISTA EDUCACIONAIS EM SINTONIA.


O trabalho em equipe é um ponto forte da Escola Tomé Francisco da Silva, mas para que a harmonia e a sintonia entre os profissionais aconteçam é preciso promover, sistematicamente, encontros para estudo e avaliação do trabalho realizado. Tudo com o mesmo foco: garantir a aprendizagem dos alunos.
Nessa direção, o gestor Ivan Nunes, realizou no dia 17 de abril um encontro com a equipe gestora, as coordenadoras e as Analistas em Gestão educacional para avaliar o trabalho dos seus colaboradores, levando-os a assumirem uma postura crítica em relação ao trabalho individual, visando avaliar, repensar, planejar, compartilhar insights, ponderar prioridades e estabelecer possíveis novos direcionamentos nos pontos negativos que travam o resultado do trabalho na escola.
A intenção da reunião também foi o de definir as ações coletivas das atividades de responsabilidade individual de cada setor e profissional, reafirmando a importância do trabalho com AGENDA DE AÇÕES. Assim, a coordenação pedagógica participa de todas as ações, mas de maneira diferenciada. Enquanto a direção organiza e faz manutenção nos espaços, a coordenação orienta professores e alunos sobre a utilização deles. Se o diretor deve garantir os horários de trabalho dos docentes e funcionários, inclusive as atividades pedagógicas, o coordenador precisa planejar e coordenar a realização das reuniões semanais, promovendo discussões e análises das atividades realizadas juntamente com os professores.
Mas para que isso ocorra de maneira integrada, além das experiências anteriores, nossas trocas de informações precisam ser constantes, daí a relevância do encontro entre direção e coordenação pedagógica.
 

UM ENCONTRO PARA AVALIAR E QUALIFICAR A JORNADA AMPLIADA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA


 No dia 20 de abril, pela manhã, foi realizado um encontro pertinente para efetuar uma avaliação de desempenho dos professores da Jornada ampliada de Língua Portuguesa e Matemática ofertada nas turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio: o que foi conquistado no primeiro bimestre e traçar metas para o que se inicia. Participaram do encontro as professoras Mônica Fernandes, Jaciara, Iranete e Juliette com a coordenação de Josineide Quidute e Jakeline Fernandes e o apoio do gestor Ivan Nunes.
Na ocasião, foi discutido e analisado vários aspectos da Eficácia Escolar para avaliar a qualidade das aulas ofertadas na jornada ampliada: currículo organizado e articulado, proteção de tempo da aprendizagem; estratégias de Ensino diferenciadas; utilização de recurso didático – pedagógico; avaliação continuada do rendimento dos alunos, altas expectativas em relação à aprendizagem dos alunos, normas e regulamentos escolares e comunicação regular entre a equipe escolar, pais e alunos.
O encontro foi avaliado como positivo, pois assumir os possíveis erros cometidos durante o ano e conversar abertamente sobre o que pode ser melhorado também é fundamental. O momento é ideal para reconhecer as conquistas das equipes e também para ver o que pode ser aperfeiçoado no modelo de gestão de resultados adotado. Ajustes são sempre bem-vindos, principalmente quando sugeridos por membros do próprio time, que é quem coloca a mão na massa no decorrer do ano.



ENCONTRO PEDAGÓGICO: ENSINAR EXIGE REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PRÁTICA

Segundo Paulo Freire, o professor democrático sabe que a reflexão crítica é o ponto de partida para a prática docente. Ele sabe também que a reflexão crítica por si só não é suficiente. A pedagogia da autonomia, o ensino e a aprendizagem exige um movimento dinâmico e dialético entre o fazer e o pensar sobre o próprio fazer.
Diante do exposto, com o objetivo de situar o docente em um processo constante de profissionalização, refletindo sua prática de formas individual e coletiva, as coordenadoras Josilene e Josineide realizaram um encontro pedagógico com todos os professores, no dia 18 de abril, no horário noturno. Durante o encontro, os professores também planejaram as oficinas da Feira do conhecimento do ensino Fundamental e Ensino Médio.
Na metodologia, várias atividades foram propostas, como: reflexão com mensagem de acolhida, vídeo “Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática”, Paulo Freire abordado por André Azevedo da Fonseca; leitura e interpretação do texto: A contribuição da prática reflexiva para uma docência com profissionalidade de Ana Maria Rocha Oliveira.




DIA D : TRABALHANDO O LIXO NA ESCOLA


Todos os dias, se produz, na escola, grande quantidade de lixo: o que resta no final dos recreios, nas salas de aula e nos vários ambientes onde alunos, professores e outros profissionais desenvolvem suas atividades. Apesar da escola Tomé Francisco da Silva realizar conversas sobre a importância da conservação do patrimônio escolar e espalhar vários lixeiros no ambiente, ainda acontece o descarte do lixo no chão do pátio e nas carteiras das salas de aula.
Pensando nesta questão e na necessidade de se refletir sobre pontos importantes como desperdício e o destino correto do lixo na escola, identificou-se a necessidade de levar a questão para a sala de aula. Assim, no dia 30 de abril, na primeira aula, os professores apresentaram a problemática fazendo com que os alunos, baseados nesta reflexão, possam partir para a ação: separando o lixo da escola, buscando a melhor forma de descartá-lo e disseminando estes conhecimentos para a comunidade. A ação envolveu todos os professores a todas as turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PARTICIPAM DO II AULÃO 2018

Na noite do dia 30 de abril, os alunos do 9º A e 9º B do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio participaram do II aulão promovido pela equipe da escola Tomé Francisco da Silva, visando intensificar o estudo para realização da avaliação do SAEPE – Sistema de Avaliação educacional de Pernambuco, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
As aulas dinâmicas e de abordagem ativa, o II Aulão contemplou nos descritores críticos de acordo com o resultado da avaliação diagnóstica inicial e  contou com o apoio do gestor Ivan Nunes, das coordenadoras Josilene e Josineide e a participação dos professores  Iranete, Cida, Diego, Edinete, José Neto, Bom Conselho Silva, Sebastião, Juliette, Jaciara, Daniela e Kássia.






INEP isenta concluintes do ensino médio da Rede Pública da taxa de inscrição do ENEM


Isenção da taxa será automática no momento da inscrição do candidato
Os estudantes concluintes do Ensino Médio de escolas públicas que não solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período determinado, não precisam mais se preocupar. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) decidiu assegurar a gratuidade para todos, tendo solicitado ou não o benefício. A medida divulgada nesta segunda-feira (07) vai beneficiar mais de 116 mil estudantes terceiranistas da rede pública estadual.  
A decisão foi tomada por constatar que muitos estudantes perderam a data para solicitação da mesma, que ocorreu no período de 02 a 15 de abril, tendo em vista que é o primeiro ano que a solicitação da isenção é feita separada da inscrição. Para ter acesso ao benefício, os jovens precisam estar devidamente matriculados em alguma unidade de ensino da rede pública. A gratuidade da taxa será realizada automaticamente no momento de inscrição do estudante.




CALENDÁRIO MÊS DE MAIO