sexta-feira, 11 de maio de 2018

DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E ANALISTA EDUCACIONAIS EM SINTONIA.


O trabalho em equipe é um ponto forte da Escola Tomé Francisco da Silva, mas para que a harmonia e a sintonia entre os profissionais aconteçam é preciso promover, sistematicamente, encontros para estudo e avaliação do trabalho realizado. Tudo com o mesmo foco: garantir a aprendizagem dos alunos.
Nessa direção, o gestor Ivan Nunes, realizou no dia 17 de abril um encontro com a equipe gestora, as coordenadoras e as Analistas em Gestão educacional para avaliar o trabalho dos seus colaboradores, levando-os a assumirem uma postura crítica em relação ao trabalho individual, visando avaliar, repensar, planejar, compartilhar insights, ponderar prioridades e estabelecer possíveis novos direcionamentos nos pontos negativos que travam o resultado do trabalho na escola.
A intenção da reunião também foi o de definir as ações coletivas das atividades de responsabilidade individual de cada setor e profissional, reafirmando a importância do trabalho com AGENDA DE AÇÕES. Assim, a coordenação pedagógica participa de todas as ações, mas de maneira diferenciada. Enquanto a direção organiza e faz manutenção nos espaços, a coordenação orienta professores e alunos sobre a utilização deles. Se o diretor deve garantir os horários de trabalho dos docentes e funcionários, inclusive as atividades pedagógicas, o coordenador precisa planejar e coordenar a realização das reuniões semanais, promovendo discussões e análises das atividades realizadas juntamente com os professores.
Mas para que isso ocorra de maneira integrada, além das experiências anteriores, nossas trocas de informações precisam ser constantes, daí a relevância do encontro entre direção e coordenação pedagógica.