terça-feira, 2 de junho de 2015

CLASSIFICADOS NA I FASE DA OBMEP 2015.


                 A 11ºOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A I FASE DA OBMEP 2015, aconteceu nesta terça-feira, 02 de junho na Escola Tomé Francisco da Silva, nos dois turnos, envolvendo todos os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

                Com satisfação apresentamos a lista dos 5% dos estudantes da Tomé classificados em 2015, considerando o Nível de desempenho e a pontuação. Desejamos sucesso na II FASE. Parabéns!

 

 

NÍVEL I – 6º e 7º anos

1.      Lucas Fernandes Barbosa

2.      Allef Rayff Bezerra da Nóbrega

3.      Wlisses glauco Tavares Pereira

4.      Carla Sandriely Leite de Andrade

5.      Renata de Sousa Lima

6.      Cecília Agnes de Almeida Marques

7.      José Ayron Marçal Medeiros de Sousa

NÍVEL II – 8º e 9º anos

1.      Igor Ramon de Carvalho Ferraz

2.      Rafael Magno Evaristo Ferraz

3.      Ângela Maria de Melo Cândido

4.      Liohana Maria Bezerra da Silva

5.      Isaias Amâncio França Silva

6.      Pedro Antônio da Silva Costa

7.      Larissa Ribeiro da Silva

8.      Felipe Leandro Barbosa da Silva

9.      Yan Guilherme Oliveira de Sousa

10.  Gabriel Felipe Siqueira Fernandes

11.  Leandro Ferreira da Luz

12.  Maria Josiele Ferreira da Silva

NÍVEL III – Ensino Médio.

1.      Marcos Ramon Bezerra dos Santos

2.      João Elias Barbosa Alexandre

3.      Carlos Sandriel Leite de Andrade

4.      Layon Artur Henriques da Silva

5.      Rosinaldo Medeiros Freitas

6.      João Marçal Medeiros de Sousa

7.      Iago Robson Alves Lira

8.      Williene Marques Oliveira

9.      Maria Sara Andrade Nunes

10.  Ricardo Emanuel G. Carlos Barbosa

11.  Flávia Lira Lopes Florentino

12.  Peterson Cassimiro da Silva

13.  Maria Eduarda Alves Lourêdo

14.  Arthur Marques de Oliveira

15.  Letícia Cândido Mariz

16.  Clecya Rayane Pereira

17.  Lucas Iago Medeiros Alexandre

18.  Matheus de Souza Frazão

19.  Henrique de Oliveira dos Santos

Concurso Professor-autor abre inscrições.

Com o objetivo de incentivar o aperfeiçoamento profissional dos professores da Rede Estadual, através do estímulo à produção de material didático, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) abriu inscrição para o concurso Professor-autor 2015. As inscrições são realizadas pelo portal da Secretaria de Educação, até o dia 28 de junho.

O resultado preliminar será divulgado no dia 18 de agosto e o resultado definitivo, dia 1º de setembro. Veja aqui os detalhes de como participar. Mais informações: (081) 3212.2676; (Oi) 98487.07.26; (Tim) 99710.04.37; (Claro) 99449.82.10.

O objetivo do concurso é selecionar materiais de apoio multimídia, produzidos pelos professores da Rede Estadual de Ensino, para o Ensino Médio (1º, 2° e 3º anos) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos). Os conteúdos selecionados serão disponibilizados em banco de dados virtual para acesso por docentes e estudantes da Rede Estadual de Ensino. Serão premiados os primeiros colocados de cada tópico para o Ensino Médio e Ensino Fundamental.

O material de apoio multimídia está divido por tópicos, inserido nos componentes curriculares do Ensino Médio. São eles: Biologia, Educação Física, Língua Espanhola, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia. Para o Ensino Fundamental (anos finais) as disciplinas são: Arte, Ciências, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Geografia, Matemática, Educação Física e História.

Para efetuar a inscrição no concurso, é necessário comprovar a formação em qualquer licenciatura plena, podendo participar professores ocupantes do quadro efetivo da Rede Estadual de Ensino que estejam em regência ou desempenhando outra atividade na SEE. Professores temporários que estejam em atividade de regência durante também podem participar, desde que estejam desempenhando a atividade de docência no período do certame.

Para o professor da Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Trajano Chacon, José Wilson Barros, premiado em edições anteriores do concurso, essa é uma oportunidade de inovação e de aprendizado para alunos e professores. “É uma forma de repensarmos como gostaríamos que fossem nossas aulas, também é uma oportunidade de inserir-se de forma protagonista na abrangência pedagógica. Com certeza, este ano vou participar novamente”, relata Wilson, entusiasta da iniciativa.

EM RITMO DE SISMÉDIO: SÁBADO DE ESTUDOS PARA PROFESSORES DA TOMÉ

No último sábado, os professores inscritos no SISMÉDIO participaram de um encontro, sob a coordenação  da tutora Eliana Nogueira da GRE do Sertão do alto Pajeú. Foram horas de estudos bastante proveitosas sobre  o  tema Ciências Humanas  e interdisciplinaridade, integração das Ciências humanas com o Projeto Pedagógico  e contribuições das Ciências Humanas para a compreensão da relação entre juventude e educação.
Dentre as atividades realizadas, algumas dinâmicas conduziram à reflexão sobre o papel do professor de Ciências Humanas no contexto escolar e social. A partir da leitura do texto “Gaiolas e Asas”, de Rubem Alves foi  realizada uma discussão a cerca da necessidade da escola fazer muito mais do que apenas transmitir conhecimentos. A coordenadora trouxe para enriquecer a dinâmica um rico material didático, composto por gaiolas e pássaros confeccionados em cartolina. A dinâmica promoveu além de reflexão, descontração entre os integrantes do grupo.
O Sismédio faz parte das ações do Pacto nacional de fortalecimento do ensino Médio, um dos programas do Ministério da educação. É composto por formação continuada ofertada aos professores do Ensino Médio das escolas públicas. O curso é composto por momentos presenciais e momentos à distânia. Os encontros presenciais acontecem aos sábados na própria escola uma vez ao mês.
Enaltecemos o empenho da equipe de professores participantes e da tutora Eliane Nogueira que não mede esforços para que os encontros sejam ricos em informação e discussões acerca dos problemas enfrentados pelos professores em sala de aula.

Final de tarde de louvor a Deus na Escola Tomé Francisco.

Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma. Como o corpo que se lava não fica sujo, sem oração se torna impuro. Mahatma Gandhi
     A equipe da Escola Tomé Francisco da Silva acredita que é importante que todos tenham uma crença, uma fé. O ser humano está em constante desenvolvimento, quer no aspecto biológico, como no psicológico e assim também deve ser no espiritual. Se é importante cuidar da saúde, da alimentação, para ter uma vida saudável, há que se desenvolver, no indivíduo aquilo que diz respeito à espiritualidade e também à religiosidade.
    No mês de maio, a comunidade Católica de Lagoa da Cruz celebra o mês Mariano e convida as escolas a participarem da sua programação. Para integrar os diversos grupos religiosos na instituição, o gestor Ivan, proporcionou no dia 29 de maio, no final da tarde, dois momentos similares, mas distintos de louvor a Deus.

MOMENTO GOSPEL:
   No parquinho, um grupo de jovens, alguns convidados e os professores evangélicos participaram do louvor temático: “jovem, que diferença você faz onde está?”. O ministrante da palavra foi o Pastor José Carlos Lima Barbosa. A coordenação desse momento ficou por conta da analista educacional Jakeline Fernandes.

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS:
   Na quadra, a maioria dos alunos, professores e integrantes da comunidade participaram de uma Missa em ação de Graças em virtude do dia dedicado a Escola Tomé Francisco na programação do mês Mariano pela Igreja Católica. A celebração foi do Frei Cláudio e a animação musical de um grupo de estudantes da escola, coordenados por Diego e Ramom.
    


Assim, esse é um bom exemplo de que a espiritualidade não está, necessariamente, ligada a uma religião específica, mas sim ao modo como o indivíduo procura viver, se relacionar, atuar na família ou na sociedade, buscando proporcionar a si e aos que o cercam ambientes agradáveis, equilibrados, serenos onde seja prazeroso permanecer, se relacionar, trocar experiências, com prevalência da amizade, do amor, do respeito, do carinho, do bom humor, da solidariedade o que facilitará a convivência harmoniosa entre pessoas de diferentes credos.
.





PALESTRA COM EQUIPE DO SAMU (SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA) DE PRINCESA ISABEL - PB - ENVOLVIMENTO TOTAL DOS ESTUDANTES -

]O CONHECIMENTO TEÓRICO ATRELADO À PRATICA GERA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PROPORCIONANDO AO ESTUDANTE UM MOMENTO DE MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS SABERES.

Nesta perspectiva, foi ofertado aos alunos dos 3º Anos do Ensino Médio um momento de aprendizagem bastante significativa com a Equipe do SAMU do Município de Princesa Isabel. Este foi um evento de grande importância para o enriquecimento do conhecimento adquirido em sala de aula e aconteceu no dia 28 de maio do ano em curso, na última quinta-feira, na quadra da Escola Tomé Francisco.
Na oportunidade foi realizada uma palestra sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea, proferida pela enfermeira Alexandra, que conduziu tudo com bastante propriedade, além disto, houve a demonstração, ou seja, a simulação de uma situação de atendimento com vítimas de acidente automobilístico. Todos desempenharam com bastante perfeição os suas funções e fizeram com que os alunos prestassem bastante atenção e se envolvessem com aquilo que estava acontecendo. Os profissionais são bastante capacitados, além de Alexandra pudemos contar com os condutores socorristas: Abreu e Germeson além do técnico em enfermagem: Romero, que trouxeram todo o equipamento necessário para o sucesso da demonstração.
Este evento foi iniciativa da professora Danúbia, que contou com a colaboração da coordenadora Socorro Santos, da Gestão e do pessoal da secretaria, além de outros setores da escola.
Este foi um momento muito gratificante, pelo enriquecimento da aprendizagem e pela disponibilidade de profissionais bastante competentes que não medem esforços para atingirem todos os seus objetivos inclusive a sua missão social.
Parabenizamos a todos e agradecemos também, inclusive ao Coordenador Municipal do SAMU, Leonardo Campos Lima, que liberou a sua equipe.