segunda-feira, 14 de novembro de 2016

COMUNIDADE ESCOLAR REUNIDA EM BUSCA DE BONS RESULTADOS FINAIS

          Neste dia 10 (quinta-feira), a equipe gestora da escola realizou, ao longo do dia, duas reuniões com diferentes segmentos da comunidade escolar para avaliar o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio e colher propostas de intervenção viáveis para reverter resultados finais detectados em monitoramento realizado pela própria escola e pela Secretaria de Educação.
  Pela manhã, foi a vez do corpo docente. Uma pauta recheada de ações foi trabalhada com o objetivo de verificar as possíveis causas do baixo desempenho de alunos e turmas, com base na tabela macro, sintetizada pela Secretaria de Educação. Um vídeo motivador e um texto reflexivo sobre autoestima e desejo de mudança foi exibido pela coordenação e uma reflexão em torno de quais ações ainda podem ser realizadas para reduzir o índice de reprovação. Em grupos, os professores propuseram algumas atividades possíveis de realizar no breve espaço de tempo que ainda temos. No segundo momento da reunião, a gestão orientou sobre a reunião de pais que aconteceria no período da tarde.

À tarde, cerca de 500 pais e responsáveis pelos alunos foram recebidos na escola para a socialização de resultados bimestrais através da entrega de boletins e de plantão pedagógico, no qual os professores atenderam individualmente pais que tinham dúvidas sobre algum dos resultados recebidos. As famílias foram alertadas quanto à urgência em melhorar resultados, devido à proximidade do término do ano letivo.
O gestor Ivan Nunes deu as boas-vindas aos pais e mães dos alunos com a apresentação de um folheto de divulgação dos resultados do SAEPE e IDEB com premiações recebidas pela escola, no qual consta uma mensagem de agradecimento pela participação dos mesmos em reuniões e em todos os momentos que são chamados à escola. A parceria com os pais é um ponto forte no projeto político-pedagógico da escola.
Através de uma conversa conscientizadora, o diretor falou sobre necessidade de reforçar os estudos, de impor mais limites, de incentivar os filhos que estão desmotivados com o próprio desempenho para reverter a situação.
Com as turmas concluintes, 9º ano e 3º ano do ensino Médio foram passadas informações sobre formaturas, documentação escolar, término das aulas, entre outras específicas para estas turmas.