quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ambiente matematizador na escola favorece aprendizagem significativa de conceitos matemáticos.



                 Um dos objetivos da equipe de professores e coordenador do Ensino Fundamental I, (1º ao 5º ano)  é proporcionar, no espaço escolar, além do ambiente alfabetizador, o matematizador. O objetivo dessa ação é instigar os alunos para eles perceberem a Matemática não só na sala de aula, mas também fora dela. Para tanto, foram organizados os ambientes em prol da Matemática, para que ela seja percebida como pertencente ao nosso cotidiano.
      Os professores organizaram na sala os recursos materiais necessários para que o desenvolvimento das atividades matemáticas sejam significativas e contextualizadas. Além disso, oferecem uma sala de aula de modo que os números estejam presentes em diversas situações. Todas as salas dispõem dos seguintes materiais:
·         Relógios de parede que, aliás, periodicamente, têm as pilhas revisadas, para que funcionem perfeitamente.
·         - Quadro numérico – tão importante para trabalhar, entre outras atividades, com as regularidades matemáticas.
·         - Calendários – além dos calendários comuns, há calendários de madeira. Todos os dias, no período da manhã, são atualizados, o dia do mês e da semana.
·         - Cartaz com tabuada, que funciona como modelo estável.
·         Material dourado, ábaco, instrumentos de medidas, dinheirinho, jogos, etc.
      
  A novidade este ano é a inovação na sala do 5º ano   com a atividade: CAIXA DE DESAFIOS E CAIXA  PRÊMIO. Sabe aquele tempinho que sobra entre uma atividade e outra na sala de aula? Nas turmas de    Adriana e Jaciara, ele é muito bem utilizado.   Diariamente, as professoras expõem as duas caixas. A intenção é que os alunos, voluntariamente, peguem um desafio ou um problema para resolver e coloquem na  caixa prêmio. Os professores corrigem, conferem os acertos e semanalmente, na sexta-feira, entre os alunos que acertam, é feito um sorteio. Dois alunos são sorteados, com o direito de escolher o prêmio. Essa é mais uma ação planejada pela educadora de apoio Josilene Quidute, sempre visando à melhoria do ensino-aprendizagem “Sempre oriento os professores para utilizarem materiais diversificados na sala de aula”. Os alunos estão muito envolvidos nessa atividade.