sexta-feira, 15 de junho de 2018

AVALIAÇÃO: HORA DE CONFERIR O IMPACTO DA FEIRA DO CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

Depois da exaustiva fase de planejamento, das reuniões constantes e da eventual força-tarefa necessária para a realização da Feira do Conhecimento do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a equipe gestora, pedagógica e professores da Escola Tomé Francisco da Silva partem para conferir o impacto da realização do evento na aprendizagem dos alunos, considerando três tipos de indicadores primordiais para avaliar o sucesso ou o fracasso de qualquer iniciativa: a eficiência, a eficácia e a efetividade.
Logo na observação das ações durante o evento, foi possível fazer uma avaliação da eficiência e eficácia da Feira do Conhecimento; pela participação dos alunos, pela organização dos espaços, pela qualidade dos trabalhos expostos, pelo envolvimento de toda equipe da escola, pelas metas e objetivos aparentemente alcançados, pois pela grandiosidade do evento, não há como controlar ou medir todas as aprendizagens alcançadas.
Para analisar com melhor precisão o impacto da realização da Feira do Conhecimento, buscando verificar a efetividade do evento, as coordenadoras Josilene Nunes e Josineide Quidute, junto com os professores, elaboraram uma avaliação escrita sobre os assuntos abordados nos estandes e palestras. A prova, aplicada no dia seguinte da realização da Feira, trouxe 4 questões de cada estande, somando 40 no total. Todos os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio fizeram a prova e o resultado foi um sucesso.
A avaliação escrita conferiu o desejo de saber se realmente o evento trouxe impacto na aprendizagem dos alunos, pois não devemos ficar satisfeito apenas com a execução do plano, é preciso mensurar a efetividade da aprendizagem, razão pela qual realizamos as ações na Escola Tomé Francisco da Silva.