Escola estadual situada no município de Quixaba, sertão de Pernambuco, oferece Ensino Fundamental, séries iniciais e finais e Ensino Médio. Destaca-se no cenário Estadual e Nacional pelos bons resultados obtidos. Destaque no IDEB, ENEM, IDEPE, Olimpíada de Língua Portuguesa e OBMEP. Foi escolhida como a melhor escola do Estado e vice-campeã nacional no Prêmio Referência em Gestão Escolar 2009. Em 2012, concorreu mais uma vez ao Prêmio Gestão Escolar e, desta vez tornou-se ESCOLA REFERÊNCIA BRASIL, alcançando o 1º lugar. Liderança, compromisso, coragem e foco nas ações pedagógicas sintetizam o Projeto desta escola.
segunda-feira, 14 de abril de 2014
IVAN PARTICIPA DE REUNIÃO DE GESTORES PROMOVIDA PELA GRE DO SERTÃO DO ALTO PAJEÚ.
A Gre do Sertão do Alto Pajeú
realizou na última sexta-feira, 11 de abril de 2014, uma reunião com gestores
das Escolas Estaduais desta jurisdicionada na sala de reunião da instituição
com os objetivos de refletir sobre as práticas das escolas eficazes, analisar
os resultados obtidos no SAEPE 2013 e traçar ações estratégicas para alcançar
as metas de resultados satisfatórios em 2014, como também informar sobre
PDEInterativo e Projeto Aluno Conectado. Na ocasião duas Escolas da Regional
apresentaram experiências exitosas: Pedro Pires e EREM Teresa Torres. As duas
elevaram suas metas de proficiência em 2013.
O gestor Ivan José Nunes Francisco participou
desta reunião, coordenada pela Gerente Regional Cecília Maria Peçanha Patriota,
Mônica Marques e ainda a participação de técnicos da GRE. O resultado de 2013 (Proficiência)
da Escola Tomé Francisco da Silva correspondeu as expectativas do colegiado
escolar e será divulgado logo que a secretaria de Educação de Pernambuco
calcular e sintetizar a nota, incluindo os dados do senso Escolar(fluxo). A
análise da proficiência da escola começará a ser analisada em reuniões por
setor com o objetivo de revisar o Projeto Político Pedagógico, incluindo ações
e estratégicas voltadas para elevação dos resultados dos alunos. Como cita
Mônica Gather Thurler, Universidade de Genebra e de Fribourg, “A eficácia das escolas não se mede: ela se
constrói , negocia-se, pratica-se e se vive”.