sábado, 19 de abril de 2014

TRÁFICO HUMANO EM DEBATE NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO


“O tráfico humano é grande, é presente, mas é pouco visível. Sempre pensamos que está longe de nós”.

                                                           (Jornal Mundo Jovem, fevereiro de 2014).

Essa é uma grande verdade, o tráfico humano existe e vem sendo alvo de debate nas instituições sociais e religiosas. Acontece de diferentes formas: extermínio de vítimas para retirada de órgãos, tráfico para o trabalho escravo, para exploração sexual, etc.

É tanto que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) este ano adotou a temática na Campanha da Fraternidade. A campanha teve como lema “É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU”, abrindo um debate nacional em todo o país.

A Escola Tomé Francisco também abraçou a causa e as professoras de Ensino Religioso transformaram em conteúdo no Seminário de Ensino Religioso, do 6º ao 9º ano. O tema foi amplamente discutido, através da exibição de vídeos, contextualização bíblica, leituras informativas, oficinas de arte e produção de texto, sensibilizando os alunos e levando-os a ter uma visão crítica frente a essa dura realidade. Os seminários foram animados com as canções do CD da Campanha da Fraternidade, onde palavras como exploração, liberdade, fraternidade estão bem presentes. “Foi muito gratificante trabalhar o tema “Tráfico humano”,  também aprendi muito; realmente pensamos que o tráfico é coisa do passado, mas  está bem perto de nós. Os alunos participaram bem dos debates e perceberam que temos que lutar contra esta dura realidade e também nos prevenir, pois também podemos chegar a ser vítimas”, afirma a professora de Ensino Religioso, Kênia Giséli. 

Todos os anos a Escola insere nos seminários de Ensino Religioso o tema da Campanha da Fraternidade, pela natureza e abrangência dos temas, que extrapolam qualquer visão particular de Religião, mas dialoga com a vida, a fraternidade e o verdadeiro espírito da Quaresma e da Páscoa.