terça-feira, 29 de maio de 2018

Na FEIRA DO CONHECIMENTO 2018, os professores Bom Conselho Silva, Danúbia, Ednete e Sebastião ministraram a oficina de Matemática CONTOS QUE ENQUADRAM CONTOS.


A oficina deu-se com o desenvolvimento de atividades dinâmicas como bingos, trabalho em grupo e situações problema, especialmente com números racionais, nos quais foram abordados todos os temas dos estandes, utilizando a interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de matemática com outras áreas de conhecimento, promovendo interação entre disciplinas aparentemente distintas.
Rompendo os limites da disciplina, o texto abaixo ilustra mais ou menos as temáticas abordadas:

“Fiz uma simpatia no réveillon  para atrair boa sorte para o ano vindouro, pulei 7 ondas, olhando as 7 estrelas irmãs do aglomerado das Plêiades. Imagino quantos dos 7 pecados capitais cometi, se perdoei aos que contra mim agiram não até sete, mas até setenta vezes sete.

Penso qual o percentual de lucro teria se tivesse lido os livros que não li, em quantos prejuízos são causados pela falta de ética e moral, esses princípios e regras específicos, que em seu conjunto, indicam direitos, obrigações e deveres. 

Embrenhado em pensamentos, num mundo com tantas cores, observo um arco-iris no cenário da sétima arte, um cinema onde o vocabulário adota muitas palavras e expressões da língua inglesa, onde dentre tantas misturas e formas, elege-se alguma como legítima e digna de representar o belo provocando busca desenfreada por semelhança a tal padrão,  vidas regidas por dietas e procedimentos cirúrgicos arriscados, aumentando preconceitos  E numa desproporcional medida o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de cirurgias plásticas. Uns optando por passar fome e outros não tem o que comer, uns fazendo cirurgias por questões estéticas e outros morrem por falta de atendimento. Alimentação e saúde são sempre quantificados, qualificados para alguns e para outros almejados.

Perdido na minha imaginação diante de adversidades e atrocidades, concluo que viver é melhor morrer, que entre a vida e a morte pode existir apenas uma fração de segundos, portando contemplo o bom e o belo, adotando para a vida: sorria, você está sendo filmado.”
A oficina foi dotada de notável criatividade, produtividade e satisfação.
Parabéns a professores e alunos envolvidos.