segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

BOAS- VINDAS BEM PLANEJADAS PARA ACOLHIDA DOS ALUNOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA.

             Primeiro dia de aula, quarta-feira, 05/02. Todos os alunos e familiares foram convidados a adentrar a escola e passear pelos espaços que farão parte de suas vidas nesses 200 dias letivos, uma boa forma de estabelecer vínculo com a instituição.
           No pátio, música para integrar os estudantes. As listas das turmas e o horário escolar já se encontravam expostos nos murais, que também traziam mensagens de boas-vindas.
          O gestor Ivan fez a abertura oficial do ano recebendo os estudantes e pais com alegria e desejando um ano letivo de sucesso. Em seguida, encaminhou as turmas para salas de aula que já contavam com placas de identificação. Os professores capricharam na organização da sala, a ambientação pedagógica favorece o clima de aprendizagem logo no primeiro dia de aula.
           Nas séries iniciais – 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental – os alunos foram acolhidos com músicas, dinâmica de apresentação e integração dos novatos, conversa com os pais na sala e construção de regras com auxílio de desenhos.
         Na programação para os jovens – Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, cada professor ficou responsável por uma turma. A acolhida foi à dinâmica- Kit da Felicidade, onde os alunos puderam expressar sentimentos e atitudes indispensáveis para uma boa relação interpessoal.
         Uma cartilha com o estatuto da escola foi distribuída para todos os alunos. Com as regras gerais conhecidas, cada professor pode organizar com a sua turma os combinados internos. Foi preciso ouvir os alunos e sistematizar as discussões, chegando a normas internas para cada grupo.

        “O objetivo é partir dos direitos de cada um para os deveres de todos. Por exemplo: todo estudante tem direito a material didático de qualidade, para isso cada um deve cuidar bem dos livros que usará naquele ano para que eles possam ser reutilizados no próximo. É importante gastar alguns minutos com o assunto logo nos primeiros dias de aula, antes que as situações em que caberia o uso de determinadas regras ocorram”, palavras do gestor Ivan.