sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ESCOLA E FAMÍLIA: REUNIÃO PARA REFLETIR SOBRE O PAPEL DE CADA UM NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS.

                                Conhecer as famílias e sempre manter um diálogo com os pais, apresentar o Projeto Político pedagógico, discutir projetos e ações, conversar pontualmente com alguns familiares sobre o processo de ensino e aprendizagem faz parte da rotina dos profissionais da escola Tomé Francisco da Silva. Na quinta-feira, 18 de setembro, as famílias das crianças das turmas do Alfabetizar com Sucesso ( 1º ao 5º ano), participaram de um encontro pela manhã, com a oportunidade de discutir diversos assuntos com professores, coordenação e gestão.
                    A reunião contou com a presença da maioria das famílias. Na ocasião, houve a divulgação dos resultados alcançados no IDEPE/IDEB, claro, parabenizando também os pais pela parceria e contribuição em todas as ações promovidas pela equipe da Tomé. As professoras entregaram as avaliações do II bimestre e discutiram o resultado preliminar do III bimestre, que ainda está em curso. No 5º ano, outros assuntos foram discutidos, como: a inovação do Clubinho de matemática, o boletim dos descritores do SAEPE, Plantão de Matemática e a preparação para Solenidade de Conclusão do Ensino Fundamental I.

                     Acredito que somos nós, educadores, que resolvemos e discutimos os encaminhamentos necessários para lidar com as questões pedagógicas. Cabe à escola apresentar sua proposta e mostrar às famílias os resultados da aprendizagem das crianças, ao final de um período. Não é responsabilidade dos pais interferir nesse processo, assim como não cabe à escola querer ensinar a eles como educar os filhos. Entretanto, existem algumas situações em que o diálogo e a parceria com a família são muito bem-vindos, relatou a educadora de apoio Josilene Quidute Nunes