A educadora de apoio Josilene
Quidute implantou na escola uma inovação pedagógica com o objetivo de envolver
os alunos do 5º ano em mais atividades desafiadores de matemática. Vários
profissionais da escola estão envolvidos no Clubinho da Matemática. Esse
projeto também favorece a aprendizagem dos alunos com os outros profissionais
da área de matemática da Escola Tomé Francisco da Silva, além da professora da
sala Mônica Fernandes.
Nas 04 primeiras
atividades propostas, os alunos demonstraram interesse e domínio dos conteúdos.
As questões com maior número de erros estão sendo retomadas pela professora na
aula semanal de reforço.
ATIVIDADE PROPOSTA
|
CONTEÚDO
|
PROFESSOR RESPONSÁVEL
|
ATIVIDADE 1
|
POEMA MATEMÁTICO
|
Josilene Quidute da Silva –
educadora de apoio.
|
ATIVIDADE 2
|
PESQUISA DE CIÊNCIAS E
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS.
|
Maria do Bom Conselho Fernandes
– professora de ciências.
|
ATIVIDADE 3
|
QUESTÕES DOS DESCRITORES E
PESQUISA EM SUPERMERCADO.
|
Maria do Bom Conselho Silva-
professora de matemática do Ensino Médio.
|
ATIVIDADE 4
|
SIMULADO PRESENCIAL – MATRIZ DO
SAEPE.
|
Ivan José Nunes Francisco –
gestor.
|
O balanço das primeiras
atividades mostra o excelente resultado da turma, conforme o gráfico das
medalhas acumuladas por atividades. No simulado presencial mais da metade da
turma conquistou medalha de ouro.
Hoje, terça-feira, o secretário da
escola, Diego, Pós-graduado em matemática, foi oferecer sua contribuição na turma
do 5º ano, trabalhando o descritor de Espaço e Forma: Identificar a
localização/ movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações
gráficas. A ideia foi propor atividades presenciais, com a explicação do
professor antes de entregar as atividades que os alunos terão que realizar em
casa, individual ou em grupos. Na sexta-feira, as crianças devolvem as
atividades ao professor Diego e ele atribuirá à nota individual, critério pelo
qual a educadora de apoio estabelece a medalha (ouro, prata, bronze) em forma
de adesivo para ser colocada na ficha de cada um.