terça-feira, 16 de setembro de 2014

CLUBINHO DA MATEMÁTICA: BALANÇO DAS PRIMEIRAS ATIVIDADES.

A educadora de apoio Josilene Quidute implantou na escola uma inovação pedagógica com o objetivo de envolver os alunos do 5º ano em mais atividades desafiadores de matemática. Vários profissionais da escola estão envolvidos no Clubinho da Matemática. Esse projeto também favorece a aprendizagem dos alunos com os outros profissionais da área de matemática da Escola Tomé Francisco da Silva, além da professora da sala Mônica Fernandes.
                       Nas 04 primeiras atividades propostas, os alunos demonstraram interesse e domínio dos conteúdos. As questões com maior número de erros estão sendo retomadas pela professora na aula semanal de reforço.

ATIVIDADE PROPOSTA
CONTEÚDO
PROFESSOR RESPONSÁVEL
ATIVIDADE 1
POEMA MATEMÁTICO
Josilene Quidute da Silva – educadora de apoio.
ATIVIDADE 2
PESQUISA DE CIÊNCIAS E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS.
Maria do Bom Conselho Fernandes – professora de ciências.
ATIVIDADE 3
QUESTÕES DOS DESCRITORES E PESQUISA EM SUPERMERCADO.
Maria do Bom Conselho Silva- professora de matemática do Ensino Médio.
ATIVIDADE 4
SIMULADO PRESENCIAL – MATRIZ DO SAEPE.
Ivan José Nunes Francisco – gestor.

                O balanço das primeiras atividades mostra o excelente resultado da turma, conforme o gráfico das medalhas acumuladas por atividades. No simulado presencial mais da metade da turma conquistou medalha de ouro.
              
           Hoje, terça-feira, o secretário da escola, Diego, Pós-graduado em matemática, foi oferecer sua contribuição na turma do 5º ano, trabalhando o descritor de Espaço e Forma: Identificar a localização/ movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. A ideia foi propor atividades presenciais, com a explicação do professor antes de entregar as atividades que os alunos terão que realizar em casa, individual ou em grupos. Na sexta-feira, as crianças devolvem as atividades ao professor Diego e ele atribuirá à nota individual, critério pelo qual a educadora de apoio estabelece a medalha (ouro, prata, bronze) em forma de adesivo para ser colocada na ficha de cada um.