quinta-feira, 25 de abril de 2013

WORKSHOP PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR 2013

APRENDIZADO, DISSEMINAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS



    No período de 10 a 19 deste, a equipe gestora da Tomé Francisco participou de uma experiência inédita, fascinante e enriquecedora: ministrar um WORKSHOP para todos os gestores das escolas de Pernambuco sobre o Prêmio de Gestão Escolar. Além de atuar como formadores, o diretor Ivan Nunes, a educadora de apoio Josilene Quidute, a gestora adjunta Rosineide Alves e a secretária Bom Conselho Fernandes apresentaram o trabalho que levou a Escola a ser Referência em Gestão Escolar 2012. O objetivo do Workshop foi mobilizar os gestores para participarem do PGE 2013.  

   A formação foi organizada em pólos regionais: GRE’s Recife Norte e Recife Sul; GRE’s Metro Norte Metro Sul; GRE’s Mata Norte; GRE’s Litoral Sul; GRE’s Agreste Meridional e GRE’s Sertão Submédio S. Francisco. Os encontros aconteceram respectivamente nas cidades: Recife; Limoeiro; Caruaru; Arcoverde e Petrolina.

      Os Workshops foram coordenados pela Coordenadora Estadual do PGE, Carla Cavalcanti, assessorada pelas integrantes do Comitê Estadual do PGE: Sandra Lago e Tânia Griz que se empenharam para que tudo acontecesse conforme foi planejado e para que a equipe da Tomé Francisco se sentisse segura e bem acolhida em todos os pólos. O trabalho da Carla Cavalcanti, que também coordenou o PGE 2012, foi bastante relevante para que Pernambuco fosse Referência Nacional.



      A experiência foi também uma oportunidade de disseminar o Projeto Político Pedagógico da Escola Tomé Francisco, representando toda a comunidade escolar: alunos, pais, professores e comunidade local. No workshop foi evidenciado a atuação dos alunos, pais e professores e sua importância para a conquista do Prêmio Gestão Escolar, um reconhecimento nacional e internacional de uma escola situada em uma comunidade rural onde as dificuldades estão sendo superadas e a educação vem fazendo a diferença. “A oficina oferecida pela SEE e conduzida pela Equipe Gestora da Escola Tomé Francisco da Silva é uma aula prática, é uma formação em Gestão Escolar, um passo a passo focado na ação/reflexão/ação, na melhoria da aprendizagem dos alunos, desse modo, promovendo de fato uma educação pública de qualidade”, declara Lúcia Luz, Técnica 
Educacional da UGR-GRE Petrolina.
 


       Em cada pólo sempre a presença de alunos das escolas estaduais, com apresentações culturais.

     A equipe da Tomé agradece a todos os gestores das GRE’s que tão bem os acolheram, a Carla Cavalcanti, Tânia Griz e Sandra Lago, do Comitê Estadual e PGE, à equipe da GRE do Sertão do Alto Pajeú e aos diretores que participaram do Workshop pela valorização que demonstraram em relação ao trabalho da Tomé. Um agradecimento especial à equipe da escola que tão bem administrou o cotidiano escolar durante as duas semanas que a equipe gestora estava viajando pelo estado ministrando o Workshop.








     A equipe gestora comunga do sentimento de alegria e satisfação em disseminar uma experiência educativa que é fruto de um trabalho coletivo e colaborativo de toda a comunidade escolar.