quinta-feira, 25 de abril de 2013

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DE CALUMBI VISITAM A ESCOLA TOMÉ FRANCISCO


     Calumbi é um município do Alto Sertão do Pajeú, jurisdicionado a GRE de Afogados da Ingazeira. Recebeu este nome, em virtude da grande quantidade da planta arbustiva de mesmo nome. Dessa terra, a equipe da escola Tomé Francisco recebeu na manhã dessa quinta-feira, 25/04, cerca de 30 profissionais, integrantes da Escola estadual Antônio Gomes de Lima e da rede municipal de ensino, entre eles, a secretária de Educação.
     Os visitantes, interessados em comprovar na prática o trabalho de sucesso desenvolvido pela Escola Referência Brasil 2012, circularam pelos corredores, fotografaram painéis e exposição de trabalhos, conversaram com alunos e professores nas salas de aula e ainda assistiram a um documentário sobre a Escola Tomé Francisco além de entrevistarem os gestores e coordenadores da instituição. “Não pude conter as lágrimas e estou emocionada ao testemunhar o exemplo de educação de qualidade nesta turma de 5º ano; sonho que no Brasil, todas as crianças tenham profissionais apaixonados e dedicados como os que encontrei neste educandário”. Revelou Maria Cristina, professora do grupo.
     A manhã foi bastante proveitosa e os professores aprenderam a importância do trabalho coletivo para sucesso da aprendizagem dos alunos. “A ideia foi fazer uma aula atividade na escola Tomé Francisco, pois acredito que essa visita é um investimento na formação continuada dos professores, é importante que eles percebam que temos problemas comuns, mas as estratégias de superação entre as escolas fazem a diferença; aqui comprovamos o empenho de todos”; palavras da gestora da escola estadual, Selma.
   
 Ivan agradeceu a valorização dos colegas da região do Alto Pajeú e reafirmou que ainda tem muitos problemas e desafios para superar. “Espero que nossa escola tenha contribuído para ajuda-los na escola que almejam construir na realidade em que estão inseridos, ficamos felizes quando sentimos que estamos no caminho certo”; disse Ivan.