quinta-feira, 25 de abril de 2013

REPERCUSSÃO DO CONCURSO DE CARTAS NO G1



23/04/2013 16h17 - Atualizado em 23/04/2013 16h54

Pernambucana representa Brasil em 

concurso internacional de cartas




Competição é promovida anualmente pela União Postal Universal (UPU).
Aluna de 14 anos se dirige a jovens do mundo para falar da seca no Sertão.

Do G1 PE
3 comentários
     A pernambucana Maírla Marina Ferreira Dias, de 14 anos, é a vencedora do 42º Concurso Nacional de Cartas, promovido todo ano pelos Correios. A estudante da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, do município de Quixaba, no Sertão do Estado, vai concorrer à fase internacional da competição, promovida pela União Postal Universal (UPU), em Berna, na Suíça, sendo a única brasileira na etapa. O tema deste ano foi “por que a água é um recurso precioso?”.
mairla 1 (Foto: Correios/Divulgação)Pernambucana, Maírla conta um pouco da rotina de quem convive com a seca no Sertão de Pernambuco. (Foto: Correios/Divulgação)
     Em sua carta, a aluna se dirige aos jovens do mundo e relata o drama das famílias que precisam conviver com a seca no Semiárido de Pernambuco. “Na minha comunidade, assim como em muitas outras, o abastecimento das casas está sendo feito através de carros-pipa, pois os mananciais secaram completamente e a população já não recebe mais água encanada. Todos os pecuaristas tiveram seus rebanhos reduzidos drasticamente”, diz um dos trechos do texto.
    Segundo dados da Secretaria de Agricultura do Estado, divulgados na última sexta-feira (19), a estiagem prolongada que atinge o Nordeste já deixou 122 municípios de Pernambuco em situação de emergência.
"A falta de recursos hídricos no Nordeste ajuda a reafirmar que este é um bem indispensável a todos os seres vivos", escreveu a estudante. (Foto: Correios/Divulgação)
Aluna do 2º ano do Ensino Médio, a adolescente já foi a vencedora da etapa pernambucana e brasileira, conseguindo prêmios, troféus e certificados, além de uma oficina de tênis patrocinada pelos Correios para a escola onde estuda.
Maírla diz que foi uma surpresa saber que sua redação havia vencido a fase nacional. “Considero minha carta até simples”, diz, humildemente, a estudante. “Nada melhor do que você mostrar a falta de uma coisa para mostrar por que ela é tão preciosa”, completa a jovem que assinou o texto com o nome fictício de "Júlia Andrade Florentino", como  prevêem as regras dos Correios.
Maírla concorreu com mais de 5 mil estudantes de até 15 anos de idade de 3 mil escolas públicas e particulares do País. O resultado da fase internacional do concurso deve ser divulgado em outubro deste ano, mas a data certa e detalhes da premiação ainda não foram divulgados pela União Postal Universal.
FONTE: g1.globo.com