terça-feira, 22 de dezembro de 2015

DISCURSO DA EDUCADORA DE APOIO NA CONCLUSÃO DO 5º ANO.

BOA NOITE A TODOS. SAÚDO A MESA EM NOME DO GESTOR IVAN.
QUERIDAS CRIANÇAS, PAIS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS, CONVIDADOS.

 Há uma música infantil que diz:
Se você não cuidar da sementinha que mora em você ela vai morrer, ela vai morrer.Eu digo, se nós não cuidássemos das sementinhas que recebemos, ainda no primeiro ano do Ensino Fundamental, elas certamente não floresceriam e nós não poderíamos, caros presentes, realizar esta solenidade com a mesma alegria, pois teríamos a certeza de que muitos não teriam aprendido e isso para nós da equipe da Tomé seria motivo de tristeza. Estamos felizes, pois temos zelado todos os dias para que todos os nossos alunos consigam progredir, como nos ensinou Paulo Freire “ uma escola democrática é aquela que os alunos aprendem. Com muito orgulho posso dizer, com documentos comprobatório, que ofertamos a melhor educação das séries iniciais do Estado de Pernambuco e estamos entre as melhores do Brasil.

Esse destaque não é por acaso, é fruto de muito trabalho e dedicação de uma equipe que educa com amor, sentindo emoção em compartilhar: o olhar, o sorriso, a felicidade das crianças que como ninguém sabe demonstrar quando estão felizes. A escola Tomé Francisco é acolhedora e educa com carinho e afeto necessário para o desenvolvimento integral de seus alunos.

As nossas crianças podem ser comparadas com as flores que trazem amor, paz, compaixão e felicidade! Elas melhoram o clima da escola, alegram o ambiente onde estão. Colorem e perfumam nossas vidas com toda a sua delicadeza!

O jardim está florido, as sementes cresceram e os frutos estão aqui, lindos e prontos para seguir adiante. Com carinho, quero agradecer a primeira professora Girlene que cuidou dessas lindas crianças nos 04 primeiros anos.

Para Augusto Cury Todos querem o perfume das flores, mas poucos querem pegá-las para cultivar, assim como todos querem excelentes resultados, mas poucos enfrentam o trabalho para conquista-lo. Posso dizer que a professora Mônica tem merecido aplausos pelo trabalho de excelência que tem feito nas turmas do 5º ano, tenho certeza que com essa turma também vamos comemorar. Obrigado pelo esforço e dedicação na concretização dos projetos dessa turma, em virtude da preparação para as avaliações externas.

O poema ESCALADA de Cora Carolina diz:
Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.
As flores refletem bem o verdadeiro. Quem tenta possuir uma flor verá a sua beleza murchando. Mas quem olhar uma flor no campo permanecerá para sempre com ela.
Essa poema nos traz a perseverança da equipe gestora da Escola Tomé Francisco em cultivar suas flores. Aqui temos um trabalho coletivo e unirmos forças em mãos entrelaçadas que cumprem papéis distintos, mas com os mesmos objetivos. Agradeço a Ivan, Rosineide e Diego, integrantes da equipe gestora em nome dos quais agradeço também aos demais funcionários ( secretaria, biblioteca, cozinha, porteiros e todos que contribuem para que esse ensino, REFERÊNCIA NACIONAL,  continue acontecendo.
Para realização dessa linda festa contamos com a participação e contribuição de todos os pais e ainda dos padrinhos, patronos e homenageados. Um agradecimento sincero a todos.
Enfim, acredito no poder transformador da educação e quero nos próximos anos cultivar muitas flores na árdua tarefa de educar.
Se não houver frutos, valerá a beleza das flores; se não houver flores, valerá a sombra das folhas; se não houver folhas, valerá a intenção da semente.

Feliz natal. Para 2016, vamos espalhar muitas sementes do bem.