Para envolver adolescentes e jovens nas decisões da escola e promover uma cultura de participação capaz de ampliar o engajamento, promover a aprendizagem, melhorar a educação e contribuir para a democracia, a escola Tomé Francisco da Silva adotou a caixa de elogios, críticas e sugestões que fica exposta na secretaria, onde os alunos podem colocar suas considerações sobre o trabalho da instituição.
Em
respeito às opiniões e propostas dos alunos, visando engajá-los em atividades
de discussão e busca de solução que os façam se sentir seguros, confortáveis e
motivados, a equipe da Tomé fez uma coleta de informações na caixa, consolidou
as opiniões e planejou uma devolutiva nas turmas, refletindo sobre os pontos
levantados pelos alunos, explicando, inclusive, o que não pode ser modificado.
Vários assuntos foram discutidos, como: cardápio e qualidade da merenda
escolar, metodologia dos professores, regimento interno, infraestrutura da
escola, melhoria no PROEMI e reforço escolar. Alguns pontos polêmicos também
foram dialogados, como o uso de celular na sala de aula.
Para
Ivan Nunes promover a participação dos estudantes requer a disposição de
gestores e professores para compartilhar informações e poder. Abertura,
diálogo, entendimento e cooperação são palavras chave para qualificar o
processo, que deve buscar equilibrar as responsabilidades que serão sempre dos
educadores com as contribuições que podem vir dos alunos. Uma equipe está
fazendo a visita nas turmas: Josineide Quidute, Jakeline Fernandes, Ivan Nunes
e Josilene estão com a tarefa de dialogar com os estudantes.