terça-feira, 25 de setembro de 2018

GESTÃO DEMOCRÁTICA: EXPLORANDO AS OPINIÕES DOS ALUNOS.

Participação resgata valor que alunos dão à educação

Para envolver adolescentes e jovens nas decisões da escola e promover uma cultura de participação capaz de ampliar o engajamento, promover a aprendizagem, melhorar a educação e contribuir para a democracia, a escola Tomé Francisco da Silva adotou a caixa de elogios, críticas e sugestões que fica exposta na secretaria, onde os alunos podem colocar suas considerações sobre o trabalho da instituição.
                Em respeito às opiniões e propostas dos alunos, visando engajá-los em atividades de discussão e busca de solução que os façam se sentir seguros, confortáveis e motivados, a equipe da Tomé fez uma coleta de informações na caixa, consolidou as opiniões e planejou uma devolutiva nas turmas, refletindo sobre os pontos levantados pelos alunos, explicando, inclusive, o que não pode ser modificado. Vários assuntos foram discutidos, como: cardápio e qualidade da merenda escolar, metodologia dos professores, regimento interno, infraestrutura da escola, melhoria no PROEMI e reforço escolar. Alguns pontos polêmicos também foram dialogados, como o uso de celular na sala de aula.
                Para Ivan Nunes promover a participação dos estudantes requer a disposição de gestores e professores para compartilhar informações e poder. Abertura, diálogo, entendimento e cooperação são palavras chave para qualificar o processo, que deve buscar equilibrar as responsabilidades que serão sempre dos educadores com as contribuições que podem vir dos alunos. Uma equipe está fazendo a visita nas turmas: Josineide Quidute, Jakeline Fernandes, Ivan Nunes e Josilene estão com a tarefa de dialogar com os estudantes.