sexta-feira, 21 de junho de 2013

FESTA JUNINA INTEGRA ESCOLA/ FAMÍLIA E COMUNIDADE.

Encerramento do I semestre com barracas típicas, quadrilhas, desfiles e muita alegria.



  Chegou junho e junto com o mês vêm às festas características dessa época do ano: as festas juninas. Além das comidas típicas e da tradicional quadrilha, os festejos juninos têm diferentes características em todo o país e podem se apresentar como instrumento pedagógico nas escolas, relembrando tradições de cada região do Brasil.

                 Na Escola Tomé Francisco da Silva a Festa Junina já é tradição. No calendário letivo o encerramento do I Bimestre acontece com a organização dessa festa objetivando integrar escola/ família e comunidade. Na manhã desta sexta-feira, 21/06 a quadra poliesportiva amanheceu ornamentada e bem caracterizada para receber cerca de 1.500 pessoas, incluindo alunos, pais, funcionários e comunidade. Uma manhã com opção de atividades diversificadas: um forró com Zé Roxinho, uma barraca de comidas típicas, barraca de pescaria e tiro ao alvo e a apreciação das quadrilhas que fizeram parte da programação.
              A equipe ofereceu como lanche um mugunzá de milho e doce de leite como sobremesa, apreciados pelos participantes que também aplaudiram toda a beleza, o requinte, a recepção e organização da festa.  Eliana de Barros Santos, psicóloga e diretora pedagógica, explica que as festas de  região do Brasil podem estimular os estudantes a terem uma “ampla visão histórica da formação cultural de um povo”. A cultura e o saberes da comunidade fazem parte da contextualização do currículo e a Escola Tomé Francisco da Silva trabalha comprometida com a formação integral dos seus alunos.
        A realização da Festa Junina só foi possível devido aos patrocínios que a escola recebeu de pais, motoristas, comerciantes e autoridades da região. A parceria e a integração da escola/ família e comunidade fez desse evento um verdadeiro sucesso. “Agradeço a presença de todos vocês, boas férias e no dia 10 de julho estaremos de volta”. Com essas palavras o gestor Ivan Nunes encerrou A FESTA JUNINA 2013.