“ Alunos com bons
resultados, escola com imagem positiva e professores empenhados em ensinar são
conquistas que estão interligadas. Juntas, elas formam um círculo virtuoso, que
leva à melhoria da qualidade do ensino”. ( Noêmia Lopes, Pará)
O foco da Escola Tomé Francisco é a
qualidade do ensino. Faz parte do seu Projeto político Pedagógico a realização
de encontros sistemáticos com a equipe gestora, educadores de apoio e analistas
educacionais. Na terça-feira, 08/07, aconteceu mais uma reunião dessa equipe,
com o objetivo de analisar o trabalho do I semestre, planejar o encontro
pedagógico com os professores e encaminhar as ações do III bimestre a partir da
análise dos resultados dos alunos.
Assuntos a tratar é o que não faltaram. O
gestor Ivan fez a acolhida com a leitura do texto “ O vinho e a água”, cujo
objetivo foi transmitir a mensagem “ Se os outros não estão fazendo a parte que
lhes compete, em vez de deixar-se influenciar por esta situação, escolha fazer
o melhor, decida fazer a sua parte com excelência, porque dessa maneira você é
quem influenciará as pessoas, ajudando a tornar a equipe e o ambiente de
trabalho melhores a cada dia”. Na seqüência, o grupo fez a leitura
compartilhada e dialogada da reportagem de Aurélio Amaral ( Revista Gestão Escolar):
A agenda da dupla gestora: 10 assuntos que não podem faltar:
1. Organização do calendário escolar
2. Revisão do Projeto Político-Pedagógico
3. Análise de resultados dos alunos
4. Elaboração de Projetos Institucionais
5. Formação de professores em serviço
6. Diálogo constante com a secretaria de educação
7. Preparação do Conselho de Classe
8. Aquisição, uso e conservação de materiais
9. Articulação com as famílias
10. Mobilização dos segmentos escolares.
Para Ivan, gestor da Escola Tomé
Francisco, a parceria entre os profissionais, ajudam a otimizar o tempo e
impendem que assuntos de menor importância se sobreponham aos mais relevantes –
que devem estar na pauta das reuniões.
Dessa reunião, concluiu-se a pauta
para o encontro pedagógico com os professores, agendado para os dias 10 e 11. As
decisões coletivas e discussões internas fortalecem a liderança da equipe da
escola, pois levam para os professores resultados e avaliações e sugestões de
ações previamente estudados e analisados no contexto da instituição, evitando
práticas improvisadas para garantir o cumprimento do Plano de Ação do seu
Projeto Político-Pedagógico.