segunda-feira, 14 de julho de 2014

PARÂMETROS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO FOI O TEMA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PROMOVIDA PELA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA.



           No calendário escolar consta formação continuada nos dia 10 e 11 de julho, na volta do recesso escolar que ocorreu do dia 23/ 06 a 09/07 para os professores que retornaram na quinta-feira. A equipe gestora e as coordenadoras planejaram uma formação continuada com o tema: PARÂMETROS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO, com os seguintes objetivos:

Ø  Apresentar as propostas de atividades dos Parâmetros Curriculares na sala de aula, proporcionando o diálogo dos professores com este material para que estes enriqueçam a sua prática de sala de aula, elaborem novas propostas didáticas e fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem;

Ø  Discutir sobre alguns métodos e técnicas de Trabalho na escola e na sala de aula que podem contribuir enormemente para aprendizagem significativa e consequentemente, para a educação de qualidade. 
 
O encontro ocorreu durante todo o dia da quinta-feira, das 08 às 17 horas. A metodologia utilizada para dinamizar o estudo constou de mensagem de acolhida, construção de trilha, leitura de textos, resgate em linha de tempo “ A caminhada da pedagogia no século XX”, trabalho em grupo “ Análise dos métodos globalizados, discussão coletiva da teia semântica “ estratégias ou técnicas dinamizadoras da aprendizagem, debate para sintetizar os conhecimentos apresentados no decorrer do estudo. Para finalizar houve uma problematização, oportunizando aos professores relacionar a teoria e a prática:

Ø  Que contribuições as atividades dos Parâmetros na Sala de Aula oferecem para melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem?
Ø  Que mudanças cada um pode adotar a partir do conhecimento de alguns métodos de trabalho na escola e na sala de aula?
Ø  E o planejamento das aulas? O que é possível mudar?

Na avaliação das coordenadoras, os objetivos foram atingidos, os professores participaram ativamente de todas as atividades e compreenderam a necessidade de rever a prática pedagógica adotada pela equipe. O tema AVALIAÇÃO será abordado no próximo estudo a ser agendado na aula-atividade, dando continuidade a análise dos Parâmetros para educação Básica do estado de Pernambuco.